O RH precisa constantemente analisar as necessidades da empresa, e isso consiste em realizar novas contratações por meio da terceirização, que é chamada de outsourcing, que é um modelo de contratar por especializações.
São estratégias voltadas para empresas que visam a otimização de uma área, e preferem que seus colaboradores realizem ações mais voltadas ao dia a dia corporativo. Isso contribui para o aumento da produtividade, das entregas com qualidade e também da redução de custos.
Além disso, cria a possibilidade de processos padronizados, ampliação da escalabilidade, foco no negócio principal.
Por isso, separamos os principais assuntos para você saber mais sobre o outsourcing, e também como essa estratégia funciona nas empresas. Confira!
- O que é outsourcing?
- Qual a diferença entre insourcing e outsourcing?
- Como funciona o outsourcing?
- Outsourcing: vantagens e desvantagens
O que é outsourcing?
O termo é uma expressão que vem do inglês e significa out = fora e sourcing = fonte. Assim, ele é traduzido para o português como “terceirização”.
É uma estratégia das empresas que contratam serviços de terceirizadas para assumirem alguns trabalhos especializados dentro da corporação e assim se tornarem responsáveis pelas tarefas e ações que forem direcionadas.
Também conhecido como BPO (Business Process Outsourcing), que significa terceirização de processos de negócio, no qual a empresa contratada precisa ter uma ampla especialização no nicho de mercado da empresa, para atuar de maneira eficiente e gerar os resultados esperados.
Por conta disso, podem existir empresas de outsourcing de diferentes segmentos, que atendem o mercado de acordo com o suporte e apoio que precisam na rotina empresarial.
Dentre as mais comuns, estão:
- Marketing digital;
- Finanças;
- RH;
- Assessoria jurídica;
- TI;
- Contabilidade.
Qual a diferença entre insourcing e outsourcing?
O insourcing funciona como uma terceirização interna. Aqui os profissionais terceirizados atuam para desenvolver os processos internos da organização.
Assim, esta é uma escolha comum para as empresas que desejam desenvolver departamentos especializados e independentes, focados no desenvolvimento de projetos ou atividades que já podem ter sido executadas por uma equipe externa.
Isso normalmente ocorre quando a gestão da empresa precisa de maior controle sobre as atividades e já passou por alguma experiência que pode não ter sido positiva com o processo de terceirização.
Dessa forma, é desenvolvida uma equipe interna que vai atender às mesmas necessidades do setor que havia sido terceirizado.
Como funciona o serviço de outsourcing?
Nesta estratégia, é contratada uma empresa especializada, que vai assumir atividades e tarefas dos processos internos da organização. Assim, ela funciona por meio da prestação de serviço, com o escopo de trabalho pré-definido no momento do contrato.
Aqui é estabelecida a relação entre contratada e contratante, diferente do modelo de contratação CLT, em que as partes possuem relação de subordinação de empregador e empregado.
Assim, para fazer a gestão de outsourcing, a empresa deverá definir um responsável interno que precisa manter o acompanhamento das atividades terceirizadas, verificando o alinhamento com os objetivos organizacionais e garantindo a qualidade dos serviços.
Os setores aos quais as empresas que prestam serviços de outsourcing se dedicam, estão intimamente ligados à estratégia da empresa contratante e, por isso, requerem profissionais de alto nível de qualificação.
Por isso é importante buscar empresas com referências no mercado de trabalho, experiência no setor escolhido e principalmente que atuem com confiabilidade e profissionalismo.
Outsourcing: vantagens e desvantagens
Apesar de ser uma estratégia amplamente utilizada pelas organizações, é preciso se atentar para as vantagens e desvantagens que o processo de terceirização podem gerar para a empresa.
Afinal, assim como toda estratégia, os prós e contras devem ser avaliados.
Vantagens da terceirização
Um dos principais benefícios da terceirização está na contratação de uma equipe especializada, com menores custos para a empresa. Assim, ela flexibiliza as relações de trabalho e oferece maior qualidade nos processos da empresa.
Dentre outras vantagens, estão:
- Relações livres de vínculo empregatício;
- Transformação dos custos fixos (como folha de pagamento) em variáveis;
- Otimização dos processos internos;
- Redução de custos do produto final;
- Foco na atividade principal da empresa;
- Renovação da cultura através da parceria com outras empresas;
- Aumento da competitividade do negócio.
Desvantagens do outsourcing
Assim como toda estratégia, aqui você também vai perceber que algumas desvantagens podem surgir. Como:
- Queda na qualidade dos serviços;
- Falta de alinhamento com a equipe externa;
- Dependência com a empresa fornecedora;
- Enfraquecimento da cultura organizacional;
- Desmotivação da equipe em função da equipe terceirizada.
Além disso, é importante que as lideranças saibam que o foco da estratégia de outsourcing não deve ser a redução do quadro de pessoal ou demissões em massa. Assim, ela deve ser aplicada na empresa como um caminho que busca melhorar a gestão organizacional.
Como você percebeu, a estratégia de outsourcing funciona como a gestão de um projeto. Desse modo, o gestor responsável por acompanhar a empresa externa precisa desenvolver conhecimentos sobre gestão financeira para garantir a qualidade do trabalho dentro do escopo acordado.
Para isso, saber como funciona a gestão financeira de um projeto é fundamental.
E se você quiser aprender os principais direcionamentos sobre esta área, baixe agora o nosso guia completo e gratuito!