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O que é Outsourcing? Como funciona, exemplo e vantagens

O RH precisa constantemente analisar as necessidades da empresa, e isso consiste em realizar novas contratações por meio da terceirização, que é chamada de outsourcing, que é um modelo de contratar por especializações.

São estratégias voltadas para empresas que visam a otimização de uma área, e preferem que seus colaboradores realizem ações mais voltadas ao dia a dia corporativo. Isso contribui para o aumento da produtividade, das entregas com qualidade e também da redução de custos.

Além disso, cria a possibilidade de processos padronizados, ampliação da escalabilidade, foco no negócio principal.

Por isso, separamos os principais assuntos para você saber mais sobre o outsourcing, e também como essa estratégia funciona nas empresas. Confira!

O que é outsourcing?

O termo é uma expressão que vem do inglês e significa out = fora e sourcing = fonte. Assim, ele é traduzido para o português como “terceirização”.

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É uma estratégia das empresas que contratam serviços de terceirizadas para assumirem alguns trabalhos especializados dentro da corporação e assim se tornarem responsáveis pelas tarefas e ações que forem direcionadas.

Também conhecido como BPO (Business Process Outsourcing), que significa terceirização de processos de negócio, no qual a empresa contratada precisa ter uma ampla especialização no nicho de mercado da empresa, para atuar de maneira eficiente e gerar os resultados esperados.

Por conta disso, podem existir empresas de outsourcing de diferentes segmentos, que atendem o mercado de acordo com o suporte e apoio que precisam na rotina empresarial. 

Dentre as mais comuns, estão:

  • Marketing digital;
  • Finanças;
  • RH;
  • Assessoria jurídica;
  • TI;
  • Contabilidade.

Qual a diferença entre insourcing e outsourcing?

O insourcing funciona como uma terceirização interna. Aqui os profissionais terceirizados atuam para desenvolver os processos internos da organização.

Assim, esta é uma escolha comum para as empresas que desejam desenvolver departamentos especializados e independentes, focados no desenvolvimento de projetos ou atividades que já podem ter sido executadas por uma equipe externa.

Isso normalmente ocorre quando a gestão da empresa precisa de maior controle sobre as atividades e já passou por alguma experiência que pode não ter sido positiva com o processo de terceirização.

Dessa forma, é desenvolvida uma equipe interna que vai atender às mesmas necessidades do setor que havia sido terceirizado.

Como funciona o serviço de outsourcing?

Nesta estratégia, é contratada uma empresa especializada, que vai assumir atividades e tarefas dos processos internos da organização. Assim, ela funciona por meio da prestação de serviço, com o escopo de trabalho pré-definido no momento do contrato.

Aqui é estabelecida a relação entre contratada e contratante, diferente do modelo de contratação CLT, em que as partes possuem relação de subordinação de empregador e empregado.

Assim, para fazer a gestão de outsourcing, a empresa deverá definir um responsável interno que precisa manter o acompanhamento das atividades terceirizadas, verificando o alinhamento com os objetivos organizacionais e garantindo a qualidade dos serviços.

Os setores aos quais as empresas que prestam serviços de outsourcing se dedicam, estão intimamente ligados à estratégia da empresa contratante e, por isso, requerem profissionais de alto nível de qualificação.

Por isso é importante buscar empresas com referências no mercado de trabalho, experiência no setor escolhido e principalmente que atuem com confiabilidade e profissionalismo.

Outsourcing: vantagens e desvantagens

Apesar de ser uma estratégia amplamente utilizada pelas organizações, é preciso se atentar para as vantagens e desvantagens que o processo de terceirização podem gerar para a empresa.

Afinal, assim como toda estratégia, os prós e contras devem ser avaliados.

Vantagens da terceirização

Um dos principais benefícios da terceirização está na contratação de uma equipe especializada, com menores custos para a empresa. Assim, ela flexibiliza as relações de trabalho e oferece maior qualidade nos processos da empresa.

Dentre outras vantagens, estão:

  • Relações livres de vínculo empregatício;
  • Transformação dos custos fixos (como folha de pagamento) em variáveis;
  • Otimização dos processos internos;
  • Redução de custos do produto final;
  • Foco na atividade principal da empresa;
  • Renovação da cultura através da parceria com outras empresas;
  • Aumento da competitividade do negócio.

Desvantagens do outsourcing

Assim como toda estratégia, aqui você também vai perceber que algumas desvantagens podem surgir. Como:

  • Queda na qualidade dos serviços;
  • Falta de alinhamento com a equipe externa;
  • Dependência com a empresa fornecedora;
  • Enfraquecimento da cultura organizacional;
  • Desmotivação da equipe em função da equipe terceirizada.

Além disso, é importante que as lideranças saibam que o foco da estratégia de outsourcing não deve ser a redução do quadro de pessoal ou demissões em massa. Assim, ela deve ser aplicada na empresa como um caminho que busca melhorar a gestão organizacional.

Como você percebeu, a estratégia de outsourcing funciona como a gestão de um projeto. Desse modo, o gestor responsável por acompanhar a empresa externa precisa desenvolver conhecimentos sobre gestão financeira para garantir a qualidade do trabalho dentro do escopo acordado.

Para isso, saber como funciona a gestão financeira de um projeto é fundamental.

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