BPO : O que é e como aplicar na sua empresa

As empresas possuem diversos procedimentos para a venda e compra de serviços, seja direcionado a clientes pessoas físicas ou clientes pessoas jurídicas. Cada um desses processos possui um nome e neste artigo falaremos do BPO.

Que é diferente do processo B2B (business to business), que ocorre quando uma empresa presta serviços para outra empresa, já o BPO atua com a terceirização dos serviços de outra empresa.

E neste artigo você saberá como aplicar o BPO dentro da sua empresa, confira os principais assuntos:

  • O que é BPO?
  • Quais setores podem utilizar o BPO?
  • Como aplicar o BPO na sua empresa?
  • Quais as vantagens do BPO?
  • Como a Oitchau pode te ajudar?

Boa leitura!

O que é BPO?

Business Process Outsourcing, BPO na tradução em inglês, significa terceirização de processos de negócio, no qual procuram uma empresa que tenha especialidade em área de atuação que precisa implantar dentro da própria empresa.

Como por exemplo, uma empresa de marketing digital que precisa  da área contábil e jurídica para cuidar dos seus direitos e interesses, assim acaba por terceirizar os serviços de outra empresa para já dar seguimento imediato.

Apesar de conter a terceirização no nome, o BPO vai muito além de só terceirizar, pois a empresa precisa ter especialização não só na área mas também no nicho de mercado dos seus clientes.

Quais setores podem utilizar o BPO?

É importante a empresa verificar quais serviços são imprevisíveis que os setores tenham, e principalmente checar a possibilidade de ter o serviço interno, caso realmente não tenha budget ou não queira realizar um novo processo de seleção é necessário recorrer ao processo externo de terceirização.

Por isso, separamos os principais setores que são solicitados através do BPO:


Processos jurídicos


Para garantir que a empresa atue de acordo com a lei, cumprindo as legislações, evitando processo trabalhistas, além de dar suporte no dia a dia para que problemas pequenos não se tornem grandes processos ou brigas na justiça.

Área de TI

Fornece plataformas, ferramentas, armazenamento na nuvem, softwares, inteligência artificial, bots, chats e automatizações que facilitam os processos internos e garantem uma otimização de tempo qualificada.

Contabilidade


Oferece mais flexibilização em relação às contas da empresa, pagamentos de taxas, tributos, salários, pagamento de demissões e admissões, declaração de impostos e proteção em relação à rentabilidade da empresa, alertando possibilidades de cortes ou investimentos.

RH


Com a possibilidades de realizar treinamentos junto aos colaboradores com mais frequência, cuidar da parte burocrática, das contratações e desligamentos de funcionários, atuar com recursos humanos mais direcionado a empresa.

Fiscalização


Verifica o cumprimento das leis tributárias, administra as ações e passa aconselhamentos práticos de como otimizar a empresa com esse processo de gestão fiscal.

Atendimento ao cliente


Em muitas empresas o atendimento fica determinado a uma pessoa ou setor, que pode passar por rotativas ou manter um fixo profissional, mas contratar uma empresa que já presta esses serviços e poder atendê-lo fora do horário comercial, pode ser muito útil para a empresa e os seus clientes.

Como aplicar o BPO na sua empresa?


Por meio da contratação de setores externos para cuidar de áreas determinadas dentro da sua empresa, verificando quais serviços incluídos na tarifa realizada a contratação aumentar a produtividade da empresa, e melhorar a entrega dos colaboradores.

É preciso pesquisar BPO que atenda o meio corporativo que a sua empresa precisa, realizar um comparativo entre elas, solicitar orçamento e analisar qual melhor se enquadra para a área solicitada.

Processos jurídicos e de contabilidade, são mais comuns de adotaram esse modelo de terceirização e acabam por ser os mais contratados dentro dessa esfera, pois toda empresa depende de se manter de acordo com as leis e deixar a parte financeira estável.

Mas não se deve esquecer que existem diversos tipos de BPO, e o que também não poderia faltar na hor da contratação é a área de TI, por facilitar as atividades, proporcionar que sejam executadas em um prazo menor de tempo e também por poder ser acessada a qualquer momento através da chave de acesso que cada colaborador a teria.

Quais as vantagens da BPO?


Isso vai de acordo com uma contratação, a demanda e o resultado que podem ser melhorados e ampliados à medida que as estratégias aplicadas e adaptadas de acordo com cada situação.

Com equipes especializadas na área e totalmente focadas nos objetivos designados, é mais fácil de se obter:

  • Aumento na produtividade;
  • Reduzir o excesso de tarefas;
  • Diminuir a precisão de realizarem as horas extras;
  • Economia em relação aos custos;
  • Otimização de tempo;
  • Melhoria da qualidade dos processos.


Por focar no aperfeiçoamento de estratégias que evoluam a empresa, se difere de serviços comuns de terceirização, BPO é uma alternativa mais moderna e inovadora nas contratações externas, pois está sempre se atualizando e focando no melhor do seu cliente.


Como a Oitchau pode te ajudar?

Temos um software de ponto eletrônico , nenhum qual é possível para o RH e para o colaborador ver os seus dados em tempo real, sendo registrado os horários de entrada e saída de maneira individual e totalmente digital.

Diminuindo os recursos materiais na hora de realizar o controle de ponto, das horas extras, do banco de horas e também de informações e dados  de cada colaborador que ficam armazenados na nuvem.

Além da otimização de tempo na hora de emitir um relatório, com todos os dados já ficam disponíveis a própria plataforma o emite sozinho com todas as informações e este relatório pode se manter digital e ser conferido quantas vezes for necessário.

Os trâmites burocráticos se tornam mais facilitados e possibilita que o RH foque em outras atividades rotineiras do que o trabalho manual em relação ao controle de ponto.

Veja também: Recrutamento interno, como fazer e quais as suas principais vantagens

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