Relógio de ponto REP

Relógios de ponto (REP): conheça os 5 melhores do mercado

Antes da criação da Portaria 1510/09, pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), que regulamenta o uso dos relógios de ponto, as empresas eram livres para escolher o equipamento de acordo com suas necessidades.

Mas com a regulamentação, os fabricantes dos equipamentos foram obrigados a seguir um padrão para que as empresas também pudessem controlar o registro de seus colaboradores de forma padronizada.

Isso trouxe muitas vantagens para as empresas, já que permitiu inserir a transformação digital na sua realidade, um movimento global de transição às tecnologias digitais, que automatizam processos e tornam as empresas mais competitivas.

Quer saber mais sobre esse assunto? Continue lendo!

O melhor relógio eletrônico de ponto para cada tipo de empresa

Mesmo com o padrão determinado pela Portaria 1510, as empresas passaram a lidar com um novo desafio: encontrar o melhor relógio eletrônico de ponto de acordo com cada tipo de empresa.

O REP ideal é aquele que está em conformidade com todas as exigências da Portaria 1510/09 e atende às necessidades de cada negócio.

relógios de ponto

No entanto, a empresa tem a liberdade de escolher, dentro das opções que atendem às exigências das portarias, o modelo que melhor se encaixa no modelo de negócios e no orçamento organizacional.

Há soluções de custos mais elevados que atendem a determinado tipo de empresa e há soluções de baixo custo e alta eficiência capazes de atender o mercado mais democraticamente.

Confira abaixo os requisitos das portarias criadas pelo MTE.

Quais as exigências da Portaria 1510/09?

Antes de conhecer os cinco melhores relógios de ponto REP do mercado, é necessário compreender as exigências da Portaria 1510/09.

Sendo assim, de acordo com as especificações dispostas no documento do governo federal, o Sistema Eletrônico de Registro de Ponto (SERP) precisa ter as seguintes características:

I – relógio interno de tempo real com precisão mínima de um minuto por ano com capacidade de funcionamento ininterrupto por um período mínimo de mil quatrocentos e quarenta horas na ausência de energia elétrica de alimentação;

II – mostrador do relógio de tempo real contendo hora, minutos e segundos;

III – dispor de mecanismo impressor em bobina de papel, integrado e de uso exclusivo do equipamento, que permita impressões com durabilidade mínima de cinco anos;

IV – meio de armazenamento permanente, denominado Memória de Registro de Ponto – MRP, onde os dados armazenados não possam ser apagados ou alterados, direta ou indiretamente;

V – meio de armazenamento, denominado Memória de Trabalho – MT, onde ficarão armazenados os dados necessários à operação do REP;

VI – porta padrão USB externa, denominada Porta Fiscal, para pronta captura dos dados armazenados na MRP pelo Auditor- Fiscal do Trabalho;

VII – para a função de marcação de ponto, o REP não deverá depender de qualquer conexão com outro equipamento externo; e

VIII – a marcação de ponto ficará interrompida quando for feita qualquer operação que exija a comunicação do REP com qualquer outro equipamento, seja para carga ou leitura de dados.

relógios de ponto

Além disso, o relógio eletrônico de ponto precisa armazenar os seguintes dados:

Do empregador:

  • Tipo de identificador do empregador,
  • CNPJ ou CPF;
  • Identificador do empregador;
  • CEI, caso exista;
  • Razão social;
  • Local da prestação do serviço;

Dos colaboradores:

  • Nome completo;
  • PIS;
  • demais dados necessários à identificação do colaborador pelo equipamento.

Reforma Trabalhista e controle de ponto

Além das portarias citadas, em 2017 ocorreu a Reforma Trabalhista, através da Lei 13.467/2017, que trouxe algumas mudanças no controle de ponto, e na jornada comum de trabalho.

Além das mudanças na quantidade de colaboradores mínima para a utilização de controle de ponto eletrônico, teletrabalho , horas extras, jornada 12×36, jornada parcial de trabalho e outras novidades. .

Os 5 melhores REP do mercado

Todo relógio eletrônico de ponto deve ser homologado pelo MTE. Confira abaixo os cinco melhores REP do mercado.

relógios de ponto

1. Henry

Há mais de 20 anos no segmento de relógios de ponto, a Henry possui soluções para todos os portes de empresas.

Dentre os produtos, destacam-se os modelos Henry Hexa (atende empresas de pequeno a grande porte), Henry SF e o Henry SF Adv. Todos os modelos estão homologados pelo MTE e oferecem uma ótima relação custo-benefício para as empresas.

2. Madis

A Madis possui soluções para controle de ponto, controle de acesso e controle de estacionamento. São 95 anos de uma empresa 100% nacional.

Dentre os relógios eletrônicos de ponto fabricados pela Madis, destacam-se os modelos Madis REP EVO, Madis REP 0705, Madis REP MD. Todos atendem às exigências da Portaria 373 do MTE. 

3. Dimep

A Dimep é uma das empresas mais tradicionais do segmento de relógios de ponto.

Dentre os modelos eletrônicos, destacam-se Dimep Print Point III, sistema biométrico homologado pelo INMETRO; Dimep Mini Print, ideal para empresas que não possuem estrutura para a instalação de um relógio eletrônico de ponto fixo.

4. Control ID

Os Relógios Eletrônicos de Ponto da Control ID são homologados e certificados, com opções de identificação biométrica, RFID (do inglês Radio-frequency Identification, ou Identificação por Radiofrequência), por cartão de ponto com código de barras ou por senha pessoal.

Destacam-se os modelos IDClass e IDX.

5. Oitchau

Oitchau é um sistema de ponto completo que permite o controle de registros de entrada e saída dos colaboradores por aplicativo.

Além de:

  • Controle das jornadas de trabalho,
  • Gestão de ausências,
  • Solicitações de troca de turnos ou plantões,
  • Férias,
  • Integração com relógios de ponto.

A plataforma Oitchau atende a diferentes tipos de empresas e de segmentos – como empresas responsáveis pela gestão de condomínios, comércio e varejo, empresas de TI, instituições de ensino, indústria, entidades governamentais, entre outras.

Em suma, estas são algumas vantagens da plataforma Oitchau para o seu negócio:

  • Gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página;
  • Sistema integrado com o REP;
  • Ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais;
  • Controle de férias (ausências, abono, etc.);
  • Marcação de ponto pelo computador ou dispositivos móveis;
  • Controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real);
  • Dispositivos de segurança (como reconhecimento facial, por exemplo);
  • E muito mais.

Como funciona e integração REP?

Além disso, é possível tornar um relógio REP mais inteligente fazendo integração com Oitchau, pois a plataforma oferece diversas vantagens, tais como:

  • A plataforma Oitchau faz sincronização em tempo real, permitindo consultar os pontos registrados no REP e no aplicativo em um sistema próprio do Oitchau;
  • É possível baixar relatórios de ponto a qualquer momento;
  • Os ajustes de ponto são feitos na hora, sem precisar esperar o fim do mês;
  • O sistema de integração com REP do Oitchau, o Pegador, faz a classificação dos pontos por meio de inteligência artificial: ele aprende com o comportamento do colaborador para classificar se o ponto é de entrada, intervalo para refeição ou descanso, ou saída.

Todos os modelos listados acima podem ser integrados ao Oitchau. Dessa forma, o sistema Oitchau torna o Relógio Eletrônico de Ponto inteligente e garante que as informações registradas sejam blindadas contra a fraude.

Outro ponto importante é que o sistema de controle de ponto oferecido pelo Oitchau elimina o retrabalho na composição da folha de pagamento.

Todas as informações do período são consolidadas e enviadas ao software de gestão para compor a folha de pagamento automaticamente.

Além disso, tanto a empresa como o colaborador já sabe exatamente quanto será pago no período.

Sua empresa pode – e deve – ir mais longe com a tranquilidade de ter um relógio eletrônico de ponto que faz os registros de forma segura, ágil e com praticidade.

Quais as vantagens de aderir à integração REP com o sistema Oitchau?

São diversas as vantagens que são oferecidas às empresas e mesmo aos colaboradores por meio da adoção da integração entre o sistema REP e o controle de ponto digital Oitchau.

controle de ponto

Isso porque há uma consolidação da base de dados. Estas informações, por sua vez, alimentam diferentes softwares que garantem sua segurança.

Abaixo, demonstramos o porquê aderir ao sistema da Oitchau combinado ao relógio de ponto tradicional pode ser extremamente benéfico.

01. Fácil acesso aos dados

Em primeiro lugar, conforme já brevemente apontado, a integração entre o sistema oferecido pela Oitchau e o relógio de ponto permite que vários tipos de programas sejam alimentados pelos dados advindos do registro de jornada.

Isso facilita a composição final dos cartões de ponto, sendo possível desde logo visualizar as horas extras ou a ausência de tempo para completar a jornada contratual.

Assim, esses valores são diminuídos ou adicionados ao banco de horas. Caso a empresa não possua um sistema de compensação, o cálculo de horas extras é atualizado diariamente, com base nas marcações feitas pelo colaborador.

A empresa já possui conhecimento da quantidade de labor que é prestada pelo colaborador. Este passa a saber com antecedência o valor das horas que lhe será pago ou o tempo de compensação descontado ou adicionado em seu banco de horas.

Essa integração evita surpresas desagradáveis, bem como permite a organização financeira da organização e do funcionário. Destaca-se que ela auxilia a empresa a analisar se as políticas internas de jornada estão sendo observadas e, caso necessário, pode orientar o colaborador desde logo.

02. Segurança dos dados

A integração entre o relógio de ponto e o sistema oferecido pela Oitchau para integração de softwares é importante na medida em que evita a manipulação de dados registrados.

Assim, logo que os dados são registrados no cartão de ponto eles passam a constar, automaticamente, em outros programas e documentos.

03. Facilidade de procedimentos

O uso exclusivo de um registro de ponto eletrônico para controle da jornada de trabalho dos colaboradores sem a integração oferecida pela Oitchau pode dificultar o trabalho de alguns setores.

Imagine que esses dados de controle de ponto devem ser acessados para elaboração da folha de pagamento, banco de horas e espelho de cartão de ponto a ser concedido ao colaborador.

Caso esses dados estejam concentrados em um único sistema que não compartilha dados, isso torna as atividades mais burocráticas, demandando maior tempo.

Em outro sentido, o compartilhamento de informações com base em um sistema integrado de registro de ponto com outros softwares permite que facilmente os setores tenham acesso às informações, sem necessidade de requerimentos de acesso que apenas atrapalham as atividades prestadas e as atrasam.

04. Possibilidade de uso no home office

Outra questão essencial que justifica a importância de integrar o seu relógio de ponto com o sistema Oitchau é que a partir disso se torna possível manter a correta gestão de horas dos trabalhadores em home office.

Esse é um tipo de formato de trabalho cuja adesão aumentou em muito a partir de 2020, quando a pandemia de Covid-19 obrigou as empresas a se readaptarem para manter os serviços sem colocarem os colaboradores em risco de contaminação.

Por isso, o trabalho em home office foi uma das principais soluções. E, saiba, a necessidade de ter gestão sobre o horário dos funcionários permanece mesmo nesse cenário. Dessa forma, o sistema Oitchau é a solução perfeita para garanti-la.

Com a integração dele, os colaboradores passam a ter acesso ao controle de ponto remoto, pelo celular. Assim, a empresa estipula quem e como usar essa marcação, bem como, se necessário, a área geográfica em que é possível fazê-la.

05. Faça o controle dos colaboradores em trabalho externo

Não só os trabalhadores em home office podem ter o controle de horário feito quando há integração do relógio de ponto com o sistema Oitchau. Aqueles que trabalham fora da empresa – usualmente ou permanentemente – podem fazer a marcação.

Novamente, isso é possível pelo aplicativo Oitchau que dá ao gestor a possibilidade de determinar áreas em que são possíveis as marcações, bem como outras personalizações eventualmente necessárias.

06. Tenha todos os documentos organizados de acordo com a LGPD

Ainda, o sistema Oitchau conta com um software inteligente e muito bem organizado, que mantém os dados de marcação em nuvem e completamente seguros. Por isso, ele é uma forma de garantir a organização dos dados e, igualmente, cumprir com as normas da Lei Geral de Proteção dos Dados (LGPD).

Essa lei entrou em vigor ainda em 2020 e desde agosto deste ano as multas dela estão passíveis de aplicação. Por isso, ter um sistema que garanta a proteção dos dados contra vazamentos e o tratamento deles conforme lei é essencial.

07. Não perca tempo fazendo cálculos

Outro ponto interessante da integração entre o relógio de ponto e o sistema Oitchau é que a partir dele você economiza tempo dos seus colaboradores do RH. Ao mesmo tempo, você desburocratiza o setor.

Afinal, com o sistema é possível ter em mãos dados atualizados automaticamente em relação à jornada, como banco de horas e horas extras, como citado anteriormente. Com isso, veja que você não precisa sobrecarregar o RH com cálculos manuais que estão passíveis de erros humanos.

Ainda, o sistema permite integração com sistema de holerite. Dessa maneira, em poucos cliques você tem a organização de todos os dados relevantes sobre a jornada e sobre as verbas que dela decorrem.

08. Diminua problemas com a Justiça do Trabalho

Por fim, a integração do relógio de ponto com o sistema Oitchau ajuda sua empresa em todo esse cuidado com a gestão de horas e pagamento correto das horas extras. Dessa forma, é ótimo para melhorar sua relação com a Justiça do Trabalho.

Inegavelmente, mostram-se como maiores motivos de ações trabalhistas as questões que envolvem a jornada. O sistema Oitchau, então, conta com todos os dados corretos e certificados sobre a jornada, o que evita erros e garante o cumprimento da norma.

Planos e como adquirir

O sistema eletrônico oferece várias vantagens sobre os demais, como integração de informações em um só lugar, acesso permitido apenas as pessoas envolvidas na gestão de pessoas, informações em tempo real, e muito mais.

Os registros podem ser acessados de qualquer lugar e em horário. Você pode acessar todas as informações integradas deste processo em um só lugar e poderá tomar decisões mais assertivas.

É possível ainda adquirir planos conforme as necessidade da sua empresa ou a quantidade de colaboradores que possui em um período. Você pode também expandir o seu plano gradualmente.

Veja no vídeo abaixo como utilizar o Oitchau na marcação de ponto:

https://www.youtube.com/watch?v=tDnma795Zag

Acesse o site e faça um teste gratuito agora mesmo e conheça melhor esta ferramenta. Acesse este link e saiba mais!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau