viagens corporativas

Mulheres em viagens corporativas: dicas de segurança

As viagens corporativas fazem parte do dia a dia de muitos colaboradores. O número de mulheres que viajam sozinhas ou em equipes a trabalho cresce todos os anos e, por esse motivo, dicas para aumentar a segurança e ter uma viagem tranquila se tornou fundamental.

Aliás, mulheres que viajam sozinhas já é uma realidade fora do ambiente corporativo. De acordo com uma matéria publicada pelo Ministério do Turismo em 2017, em um levantamento feito pelo site Airbnb, o Brasil está entre os cinco países com mais mulheres que viajam por conta própria para outros países, junto a Japão, Taiwan China e Rússia.

New call-to-action

Mas o que é importante levar em consideração quando uma mulher embarca em uma viagem corporativa para garantir sua segurança?

É disso que trataremos a seguir. Acompanhe!

Viagens corporativas: Como garantir a segurança da mulher?

Mesmo que a mulher tenha tempo para ao menos um dia de turismo, é preciso levar em consideração que viagens corporativas implicam que a colaboradora está trabalhando.

Veja abaixo as dicas que separamos para garantir uma viagem produtiva e segura.

Reúna o máximo de informações possíveis sobre o local de destino

No caso de uma viagem interna, ou seja, dentro do Brasil essa tarefa fica um pouco mais fácil. Mesmo assim, conhecer onde vai pisar é algo importante para garantir que a viagem tenha o mínimo de contratempos possível.

Quando a viagem é para outro país, essa dica vale ouro! Em países da Ásia, África, alguns da Europa e sobretudo os países do Oriente Médio a mulher é tratada de forma diferente de seus pares. Independentemente da rotina que leva na empresa aqui, é preciso respeitar os costumes de outro país, mas sem ultrapassar os seus.

Portanto, conhecer a cultura local é essencial para o bom andamento dos negócios e para garantir a segurança da viajante. 

Obviamente, não será preciso que a mulher use trajes típicos ou entenda dialetos, porém, em países em que as mulheres locais são submissas, visitar alguns locais sozinhas ou usar roupas com decotes, cores muito chamativas e até mesmo os cabelos soltos pode ser interpretado como forma de desrespeito e colocá-la em risco.

Pesquisar sobre os costumes locais, como as mulheres da empresa são tratadas e, principalmente, quais as condições ideais para visitar pontos turísticos previnem surpresas desagradáveis e desconfortos desnecessários.

Na mira de assaltantes

A violência é algo que está presente ao redor do mundo, infelizmente. Apesar de qualquer turista estar sujeito a ser assaltado, as mulheres, por serem vistas como mais frágeis pelos homens, são os alvos preferidos dos assaltantes, principalmente se estiver sozinha.

Assim, a dica é ficar o mais natural possível, sem se deixar perceber como uma típica turista: aquela que anda com uma câmera em mãos e cheia de mapas.

Cuidado com o dinheiro

Da mesma forma que é imprescindível conhecer a cultura local, saber o valor da moeda corrente é uma boa dica para ter mais segurança.

Se informe sobre as cédulas e moedas utilizadas no dia a dia do país de destino. Procure andar com notas de menor valor (“trocados”) e moedas. 

Mesmo sabendo que o dólar é utilizado quase que no mundo todo, não deixe para trocar os seus pelo dinheiro local nas ruas. Faça isso antes de embarcar.

Conheça os números de emergência

Muitas vezes, mesmo tomando todos os cuidados, algo pode acontecer. Nestes casos, conhecer os números de emergência e quais os procedimentos a serem tomados ajuda muita.

No hotel, procure guardar seus pertences de valor e dinheiro no cofre para ter cobertura do seguro, caso algo aconteça. Mas se for assaltada na rua, saiba para que número precisa ligar e os locais que precisa se dirigir.

Uma boa medida de prevenção é tirar uma foto do seu passaporte antes de embarcar e armazenar a foto em uma nuvem. Isso ajuda muito em caso de perdas ou extravios. Faça o mesmo com o seu cartão de crédito e deixe o número para emergências do cartão à mão, caso o perca.

Outro ponto importante é garantir que tenha acesso à internet e ao seu celular enquanto estiver fora do país.

Por isso, antes de embarcar, se informe junto a sua operadora sobre os serviços do roaming internacional ou, se preferir, compre um chip local para poder utilizar seus serviços de comunicação normalmente.

Viagens corporativas: menos é mais 

Nas viagens corporativas a frase “menos é mais” também é importante. Leve o mínimo de bagagem possível, principalmente se precisar ficar deslocando-a com você. O ideal é que leve apenas o que consegue carregar tranquilamente.

Evite deixar seu notebook dentro da bagagem. Tente acomodá-lo em uma bagagem de mão separadamente para que não seja extraviado.

Qual a importância de contratar o seguro viagem para as viagens corporativas?

O seguro viagem é necessário que seja possível garantir uma viagem tranquila, e caso imprevistos aconteçam, o passageiro se mantém seguro, em diversas situações. Em viagens corporativas, o seguro normalmente é feito pelo empregador para o colaborador que está em viagem.

Alguns imprevistos que podem ocorrer ao longo da viagem ou ainda, ao chegar no destino podem ser resolvidos, com o uso do seguro. É um serviço muito importante, e que traz diversas vantagens, para a empresa e para o colaborador, que está deslocado em outra cidade e/ou país.

Entenda quais são as coberturas habituais oferecidas

Para viagens corporativas, é importante uma garantia para eventuais imprevistos, que podem acontecer com qualquer pessoa, por mais precavido que seja. A indenização está baseada em custos eventuais que podem ocorrer, em algumas situações e estarão devidamente descritas na apólice de contratação.

As administradoras de seguros oferecem serviços que estejam disponíveis em redes credenciadas, para que o atendimento do segurado seja realizado. Conheça algumas das coberturas que são oferecidas:

  • Atendimento em casos de emergências e urgências médicas;
  • Acidentes;
  • Perda ou extravio de bagagem;

Existem coberturas que são mais abrangentes, que oferecem cobertura para gestantes, interrupção de viagens, assessoria jurídica, medicamentos, assistência para documentação perdida e/ou extraviada, entre outras coberturas adicionais.

A contratação da cobertura é um ponto que precisa ser analisado com muita atenção, pois dependerá do perfil da sua viagem corporativa, dos locais que serão visitados, quais são os riscos que o colaborador poderá estar exposto entre outros.

Por que a empresa precisa contratar um seguro viagem?

A contratação do seguro para viagens corporativas é uma forma eficiente de gerenciamento de riscos para o seu negócio, principalmente quando falamos de mulheres em viagens corporativas. Já, que uma pesquisa recente, divulgada Global Business Travel Association, 40% das viagens à trabalho, são realizadas por mulheres.

Por isso, a importância de uma política direcionada para a sua segurança em viagens. E o seguro viagem é uma forma efetiva para aumentar a segurança. Caso uma colaboradora sofra algum tipo de acidente ao longo da viagem, o seguro dará toda a assistência necessária para que a saúde dela seja preservada.

Caso a colaboradora não receba o respaldo adequado por parte da empresa, ela pode se sentir prejudicada/lesada, sendo passível de entrar com uma ação judicial por danos que foram causados ao longo da viagem à trabalho.

Além do prejuízo causado por uma ação na Justiça, a imagem da empresa pode ser muito prejudicada, causando uma descredibilização no mercado, tanto em relação à investidores e fornecedores, quanto para seus clientes.

New call-to-action

Uma empresa com uma imagem “arranhada” no mercado, pode sofrer algumas perdas, principalmente financeiras, causadas por quedas nas vendas, comentários negativos entre outros.

O seguro viagem permite que a viagem aconteça de uma forma mais tranquila, sem que seja necessário se preocupar com problemas que podem ocorrer. Cabe salientar que apenas em viagens corporativas para fora do Brasil, que existe a exigência de ter um seguro viagem especializado.

Veja também: Folha de pagamento: Quais são os principais erros cometidos?

Gostou das dicas sobre viagens corporativas ? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau