Grupo de pessoas tratando sobre questões relacionadas à metodologia disc

Metodologia DISC: uma ferramenta poderosa para a gestão de pessoas

A metodologia DISC pode ser a solução para a sua empresa quando o assunto é alta rotatividade e dificuldade em compor equipes e fazer contratações assertivas. Ainda não a conhece? Pois não perca a oportunidade de saber tudo sobre o assunto hoje.

Essa é uma metodologia que se volta ao trabalho do RH e pode melhorar em muito a composição da empresa e a distribuição de responsabilidades.

Para saber como ele funciona e as suas vantagens, continue lendo.

O que é metodologia DISC?

metodologia disc

Para que você entenda o que é a metodologia DISC, vamos a dividir em duas perguntas principais:

O que significa DISC?

Essa sigla é um acrônimo em inglês em que cada letra indica um significado que, por sua vez, representa um perfil comportamental.

O D representa o termo Dominance (Dominante); o I, Influence (Influente); o S é Steadiness (Estável); o C, por sua vez, é  Conscientiousness (Analítico).

O que é DISC?

DISC é uma metodologia aplicada comumente em forma de teste que tem como foco a avaliação psicológica e comportamental. 

Nesse caso de profissionais que passarão por um processo seletivo realizado pelo RH, ou aqueles que já são internos da empresa e o setor quer ter maior clareza sobre o seu formato de atuação.

Qual é o objetivo do teste DISC?

A rotatividade nas empresas é um problema na medida em que gera gastos rescisórios e para novas contratações, exige o tempo do setor de Recursos Humanos e, ainda, defasa as equipes, exigindo que se retomem do início os processos de capacitação e inclusão na empresa.

Isso ocorre, muitas vezes, pela falta de análise e conhecimento sobre o comportamento dos candidatos e, também, de quem já trabalha com você. Afinal, isso influência em inúmeras questões, tais como:

  • No clima organizacional;
  • Na forma como as equipes lidam com pressão;
  • Nas respostas às emergências;
  • No respeito às regras da empresa;
  • No bom funcionamento da empresa e no cumprimento de prazos;
  • Na possibilidade de crescimento empresarial.

Portanto, saber como os seus colaboradores irão se comportar em determinadas situações é uma forma de garantir que esses itens acima tenham sucesso. E é exatamente nisso que o teste DISC trabalha.

New call-to-action

Como a metodologia DISC funciona?

A análise comportamental DISC apresenta ferramentas que permitem a você conhecer as características de comportamento dos seus colaboradores e, também, dos candidatos às vagas que você tem em aberto.

Veja, então, como funcionam cada um desses perfis presentes na sigla DISC:

Dominante

O primeiro tipo de perfil representa os perfis do DISC, ou seja, os profissionais que nele se encontram, que tem foco nas atividades e nos resultados delas. Assim, costuma indicar uma pessoa firme e decidida, com predisposição para comandar, sendo um líder nato.

Além disso, refere-se a pessoas independentes, perseverantes em sem medo de desafios. Por isso, não se dão bem com tarefas repetitivas e estáticas, sendo melhores para aquelas criativas;

Influente

O segundo perfil indica profissionais extrovertidos e, também, práticos. Eles também são chamados de comunicadores, o que não é à toa.

Afinal, mostram-se amigáveis, são entusiasmados e têm ótima comunicação, pela qual constituem laços internos que ajudam no desenvolvimento do clima organizacional. Além disso, costumam se mostrar como otimistas e se entusiasmam com novos projetos e com novidades na empresa;

Estável

O terceiro perfil da metodologia DISC é o estável ou planejador. Nesse caso, estamos diante de profissionais que tendem a ser teóricos. Diferentemente dos influentes, são introvertidos.

Ainda, podem ser conservadores no exercício das atividades, o que faz com que sejam limitados em relação à inovação e ao improviso. Nesse caso, buscam pelo equilíbrio e perseverança, além de apresentarem calma e compreensão;

Analítico

Esses são os profissionais que se mostram mais meticulosos e preocupados no que diz respeito à segurança. Por isso, são ainda mais conservadores do que os profissionais estáveis.

Mostram exigência em relação à busca da qualidade, de forma que são específicos e bastante perfeccionistas.  Esses são os melhores profissionais para atividades repetitivas e sem muitas mudanças.

New call-to-action

Como empresas usam a metodologia de perfil comportamental DISC?

Como vimos acima, a análise DISC se volta ao estudo dos perfis comportamentais. Portanto, ela é importante para ajudar nos processos seletivos, na distribuição de tarefas e na constituição de equipes internas.

Afinal, com os dados que sua aplicação apresenta é possível saber exatamente quais são os colaboradores que podem lidar com certas tarefas de melhor forma.

Ainda, auxilia na melhor gestão de talentos e no desenvolvimento de políticas internas. Segundo Ana Lúcia Coelho Ravagnani, consultora de uma empresa especialista em gestão de carreiras:

“Ele faz parte do processo e pode até ser decisivo quando se está em dúvida sobre algum ponto ou se, entre dois profissionais finalistas com perfis semelhantes, é necessário um critério de desempate, mas não deve ser a única ferramenta para a escolha”. 

Ainda segundo Ravagnani:

“Ele é útil para qualquer empresa que deseja fazer uma boa escolha e entende que um processo seletivo bem feito diminui muito a chance de optar por um candidato fora do perfil desejado”.

A metodologia DISC serve apenas para seleção e recrutamento?

Não, mesmo que seu uso na contratação de colaboradores seja ampla. Outras aplicações da metodologia incluem:

  • Desenvolvimento pessoal, onde a DISC é aplicada para auxiliar os colaboradores a entenderem melhor seus próprios estilos de comportamento e personalidade de modo a facilitar seu desenvolvimento pessoal;
  • Desenvolvimento de equipes, de modo a criá-las com base na compatibilidade entre as personalidades dos colaboradores. Isso também inclui o desenvolvimento do tipo de comunicação, a aplicação de treinamentos etc.;
  • Gestão de conflitos;
  • Treinamento de liderança para auxiliar os líderes a desenvolver habilidades de comunicação, gerenciamento de equipe e influência.

Portanto, a aplicabilidade da metodologia é bastante ampla e não se encerra após a conclusão do processo de recrutamento de candidatos.

Quais as vantagens em aplicar a metodologia DISC?

São muitas as vantagens que a sua empresa garante ao colocar em prática a metodologia para análise do perfil comportamental DISC dos seus colaboradores e dos candidatos às vagas. Veja algumas das principais delas.

Acerte nas contratações

Diferentes funções podem ser beneficiadas por perfis comportamentais específicos. Por exemplo, um perfil dominante pode ser ideal para ocupar um cargo de gestão, enquanto o influente é interessante para um cargo comercial.

Desse modo, ao conhecer o perfil dos candidatos, bem como o perfil ideal para cada função, é possível aumentar os acertos em relação às contratações.

Diminua a rotatividade

Quando há correspondência entre o perfil do colaborador e as habilidades e competências exigidas por uma função, há redução da rotatividade. Afinal, ocorre um encaixe e as chances de satisfação profissional aumentam.

Isso reflete na economia para a empresa, que pode reduzir custos de rescisões e de processos seletivos. Também impacta na sua imagem.

Desenvolvimento de políticas internas

As suas políticas internas – inclusive no que diz respeito aos benefícios oferecidos para os colaboradores – devem ser compatíveis com os trabalhadores.

Em caso contrário, não terão efeitos. Por isso, o uso da metodologia DISC é importante.

Melhore a distribuição de tarefas

Ao conhecer o perfil dos profissionais que compõem a sua empresa, o que é possível com a metodologia DISC, torna-se possível distribuir de maneira mais equilibrada as tarefas. 

Faça-o de acordo com as características e habilidades de cada um, conforme elas possam trazer mais eficácia e produtividade.

Reconheça os líderes

É bastante comum que empresas optem por promover colaboradores internos para exercerem papel de gestão. Para que isso seja feito de maneira correta, é essencial conhecer o perfil deles.

Isso não apenas permite o reconhecimento de líderes natos, como também permite à gestão de pessoas direcionar os colaboradores para que desenvolvam habilidades que podem ser ainda mais úteis para suas funções.

Outro ponto que ressalta essa estratégia é a possibilidade de auxiliar seus colaboradores a seguirem um plano de carreira. Eles sabem exatamente onde estão e os passos necessários para chegar onde desejam.

Aumente a eficácia

Uma vez que a metodologia DISC permite compatibilidade entre perfis dos colaboradores e das funções que eles exercem, as atividades também ganham mais eficácia.

Ela permite que prazos sejam cumpridos dentro do tempo esperado e com a qualidade esperada.

Use melhor as capacidades dos seus colaboradores

Muitas vezes um colaborador ocupa uma atividade com atribuições específicas. Porém, pode possuir qualidades que também são úteis para outras funções, onde ele pode ser ainda mais útil.

Ao usar a metodologia DISC, a empresa consegue reconhecer a possibilidade de aproveitar esses conhecimentos e capacidades de novas formas. Inclusive em funções em que há demanda de profissionais e pouca oferta de talentos.

Construa equipes com diversidade

O ideal é que equipes contem com diferentes perfis de profissionais. Isso aumenta as chances de que elas sejam criativas e encontrem soluções diversas para problemas comuns.

Ao usar a metodologia DISC, é possível reconhecer esses perfis e como combiná-los. Além disso, é possível ter indícios de profissionais que podem ou não se dar bem no convívio no trabalho.

Melhore o clima organizacional

O clima organizacional depende, em parte, dos perfis de colaboradores que trabalham conjuntamente.

A metodologia DISC permite entender as possíveis combinações de equipes e como formá-las de maneira de harmoniosa.

New call-to-action

Como fazer teste DISC?

A esse ponto já está claro como a metodologia DISC é importante às empresas, certo? Portanto, resta apenas saber como aplicá-la na corporação para, então, colher todos os frutos que ela oferta.

Nesse sentido, separamos um passo a passo que pode ser muito útil na aplicação da análise comportamental dos seus colaboradores para descobrir e os enquadra conforme seus perfis do DISC. Veja:

  • Escolha um software baseado em metodologia DISC;
  • Mapeie o comportamento dos seus colaboradores com uso da ferramenta;
  • Faça uma pesquisa de clima organizacional;
  • Avalie o desempenho dos seus colaboradores;
  • Cadastre os dados dos colaboradores e siga essas dicas de tempos em tempos, comparando resultados.

Com isso, você pode basear as contratações, a distribuição de tarefas e o desenvolvimento de políticas internas desses dados que constantemente têm atualização e, com isso, demonstram o sucesso ou não das ações internas.

Como usar a metodologia DISC junto ao ATS?

De um lado, a metodologia DISC é uma ferramenta de avaliação comportamental que ajuda a entender como as pessoas se comportam e interagem em diferentes situações. Já o ATS é um sistema de rastreamento, recrutamento e seleção de candidatos.

Ao combiná-los é possível melhorar e otimizar o processo de contratação de novos colaboradores e de desenvolvimento de equipe. Afinal, ambos se voltam a esse objetivo, de modo que a metodologia pode ser aplicada no sistema. Veja como.

Perfil de candidato

Por meio da metodologia DISC é possível criar perfis dos candidatos ideais para cada cargo com base em suas características comportamentais. 

Para isso, o RH deve mapear quais são as principais características de personalidade que se espera de um profissional para que ele ocupe determinado cargo. Depois, basta direcionar o sistema ATS para a procura destes traços.

Aliás, a metodologia não apenas pode indicar o perfil perfeito para o candidato, mas também analisá-lo de acordo com as suas características.

Perguntas de entrevista personalizadas

Os resultados da análise DISC dos candidatos auxiliam no direcionamento e na criação das perguntas da entrevista de emprego. Com eles, é possível torná-la personalizada de modo a avaliar ainda mais a adequação dos colaboradores ao cargo disponível e à cultura empresarial. 

Por exemplo, se você estiver procurando por alguém para uma posição de liderança que, por sua vez, requer habilidade de comunicação e influência, poderá formular perguntas que avaliem essas características.

Desenvolvimento de equipe

Uma vez que você tenha contratado os candidatos para ocupar os cargos da sua empresa, tem a chance de aplicar a metodologia DISC para entender melhor as dinâmicas da equipe e como cada membro pode contribuir de forma mais eficaz nas atividades impostas. 

O ATS, então, é útil para monitorar o desempenho dos colaboradores ao longo do tempo, permitindo ajustes nas equipes conforme necessário. Ainda, dará indícios sobre a necessidade de treinamentos ou de mudanças de estratégias. 

Treinamento e desenvolvimento pessoal

O RH pode utilizar os resultados da análise DISC para orientar o treinamento e o desenvolvimento pessoal dos funcionários, especialmente em soft skills.

Aprimore os seus processos de gestão de pessoas

Como você viu, a análise DISC é uma ferramenta importante para empresas que desejam ter maior conhecimento sobre a forma de atuação dos seus colaboradores ou dos profissionais que podem trabalhar dentro dela.

Aplicado pelo setor de RH, a descoberta do perfil DISC ajuda na organização da empresa e nas suas tomadas de decisão.

A metodologia faz parte dos processos de gestão de pessoas, e se você deseja se aprimorar ainda mais com relação a ela, confira outros conteúdos como esse no blog da Oitchau!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau