Grupo de pessoas tratando sobre questões relacionadas à metodologia disc

Metodologia DISC: uma ferramenta poderosa para a gestão de pessoas

A metodologia DISC pode ser a solução para a sua empresa quando o assunto é alta rotatividade e dificuldade em compor equipes e fazer contratações assertivas. Ainda não a conhece? Pois não perca a oportunidade de saber tudo sobre o assunto hoje.

Essa é uma metodologia que se volta ao trabalho do RH e pode melhorar em muito a composição da empresa e a distribuição de responsabilidades.

Para saber como ele funciona e as suas vantagens, continue lendo.

O que é metodologia DISC?

Para que você entenda o que é a metodologia DISC, vamos a dividir em duas perguntas principais:

O que significa DISC?

Essa sigla é um acrônimo em inglês em que cada letra indica um significado que, por sua vez, representa um perfil comportamental. O D representa o termo Dominance (Dominante); o I, Influence (Influente); o S é Steadiness (Estável); o C, por sua vez, é  Conscientiousness (Analítico).

O que é DISC?

DISC é uma metodologia aplicada comumente em forma de teste que tem como foco a avaliação psicológica e comportamental, nesse caso de profissionais que passarão por um processo seletivo realizado pelo RH, ou aqueles que já são internos da empresa e o setor quer ter maior clareza sobre o seu formato de atuação.

Sobre o que o teste DISC trabalha?

A rotatividade nas empresas é um problema na medida em que gera gastos rescisórios e para novas contratações, exige o tempo do setor de Recursos Humanos e, ainda, defasa as equipes, exigindo que se retomem do início os processos de capacitação e inclusão na empresa.

Isso ocorre, muitas vezes, pela falta de análise e conhecimento sobre o comportamento dos candidatos e, também, de quem já trabalha com você. Afinal, isso influência em inúmeras questões, tais como:

  • No clima organizacional;
  • Na forma como as equipes lidam com pressão;
  • Nas respostas às emergências;
  • No respeito às regras da empresa;
  • No bom funcionamento da empresa e no cumprimento de prazos;
  • Na possibilidade de crescimento empresarial.

Portanto, saber como os seus colaboradores irão se comportar em determinadas situações é uma forma de garantir que esses itens acima tenham sucesso. E é exatamente nisso que o teste DISC trabalha.

New call-to-action

Como a metodologia DISC funciona?

A análise comportamental DISC apresenta ferramentas que permitem a você conhecer as características de comportamento dos seus colaboradores e, também, dos candidatos às vagas que você tem em aberto.

Veja, então, como funcionam cada um desses perfis presentes na sigla DISC:

Dominante

O primeiro tipo de perfil representa os perfis do DISC, ou seja, os profissionais que nele se encontram, que tem foco nas atividades e nos resultados delas. Assim, costuma indicar uma pessoa firme e decidida, com predisposição para comandar, sendo um líder nato.

Além disso, refere-se a pessoas independentes, perseverantes em sem medo de desafios. Por isso, não se dão bem com tarefas repetitivas e estáticas, sendo melhores para aquelas criativas;

Influente

O segundo perfil indica profissionais extrovertidos e, também, práticos. Eles também são chamados de comunicadores, o que não é à toa.

Afinal, mostram-se amigáveis, são entusiasmados e têm ótima comunicação, pela qual constituem laços internos que ajudam no desenvolvimento do clima organizacional. Além disso, costumam se mostrar como otimistas e se entusiasmam com novos projetos e com novidades na empresa;

Estável

O terceiro perfil da metodologia DISC é o estável ou planejador. Nesse caso, estamos diante de profissionais que tendem a ser teóricos. Diferentemente dos influentes, são introvertidos.

Ainda, podem ser conservadores no exercício das atividades, o que faz com que sejam limitados em relação à inovação e ao improviso. Nesse caso, buscam pelo equilíbrio e perseverança, além de apresentarem calma e compreensão;

Analítico

Esses são os profissionais que se mostram mais meticulosos e preocupados no que diz respeito à segurança. Por isso, são ainda mais conservadores do que os profissionais estáveis.

Mostram exigência em relação à busca da qualidade, de forma que são específicos e bastante perfeccionistas.  Esses são os melhores profissionais para atividades repetitivas e sem muitas mudanças.

New call-to-action

Como empresas usam a metodologia de perfil comportamental DISC?

Como vimos acima, a análise DISC se volta ao estudo dos perfis comportamentais. Portanto, ela é importante para ajudar nos processos seletivos, na distribuição de tarefas e na constituição de equipes internas.

Afinal, com os dados que sua aplicação apresenta é possível saber exatamente quais são os colaboradores que podem lidar com certas tarefas de melhor forma. Ainda, auxilia na melhor gestão de talentos e no desenvolvimento de políticas internas.

Segundo Ana Lúcia Coelho Ravagnani, consultora de uma empresa especialista em gestão de carreiras, “Ele faz parte do processo e pode até ser decisivo quando se está em dúvida sobre algum ponto ou se, entre dois profissionais finalistas com perfis semelhantes, é necessário um critério de desempate, mas não deve ser a única ferramenta para a escolha”. 

Ainda segundo Ravagnani, “Ele é útil para qualquer empresa que deseja fazer uma boa escolha e entende que um processo seletivo bem feito diminui muito a chance de optar por um candidato fora do perfil desejado”.

Quais as vantagens em aplicar a metodologia DISC?

São muitas as vantagens que a sua empresa garante ao colocar em prática a metodologia para análise do perfil comportamental DISC dos seus colaboradores e dos candidatos às vagas. Veja algumas das principais delas:

  • Acerte nas contratações;
  • Tenha sucesso na distribuição de tarefas;
  • Desenvolva de melhor forma as políticas internas;
  • Diminua a rotatividade;
  • Melhore o clima organizacional da sua empresa;
  • Promova a imagem da empresa como local ideal para se trabalhar;
  • Garanta o cumprimento de prazos e a qualidade das tarefas;
  • Use da melhor forma possível as capacidades dos seus colaboradores;
  • Reconheça os líderes e saiba como ajudá-los a seguir esse caminho rumo à liderança;
  • Saiba como desenvolver as capacidades de cada colaborador de acordo com seu perfil.

New call-to-action

Como fazer teste DISC?

A esse ponto já está claro como a metodologia DISC é importante às empresas, certo? Portanto, resta apenas saber como aplicá-la na corporação para, então, colher todos os frutos que ela oferta.

Nesse sentido, separamos um passo a passo que pode ser muito útil na aplicação da análise comportamental dos seus colaboradores para descobrir e os enquadra conforme seus perfis do DISC. Veja:

  • Escolha um software baseado em metodologia DISC;
  • Mapeie o comportamento dos seus colaboradores com uso da ferramenta;
  • Faça uma pesquisa de clima organizacional;
  • Avalie o desempenho dos seus colaboradores;
  • Cadastre os dados dos colaboradores e siga essas dicas de tempos em tempos, comparando resultados.

Com isso, você pode basear as contratações, a distribuição de tarefas e o desenvolvimento de políticas internas desses dados que constantemente têm atualização e, com isso, demonstram o sucesso ou não das ações internas.

Aprimore os seus processos de gestão de pessoas

Como você viu, a análise DISC é uma ferramenta importante para empresas que desejam ter maior conhecimento sobre a forma de atuação dos seus colaboradores ou dos profissionais que podem trabalhar dentro dela.

Aplicado pelo setor de RH, a descoberta do perfil DISC ajuda na organização da empresa e nas suas tomadas de decisão.

A metodologia faz parte dos processos de gestão de pessoas, e se você deseja se aprimorar ainda mais com relação a ela, confira outros conteúdos como esse no blog da Oitchau!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau