departamento pessoal

Melhores práticas para aplicar no departamento pessoal de sua empresa

É sempre uma atitude positiva buscar boas práticas para o departamento pessoal da empresa para manter a equipe mais engajada e a diferenciação em alta. Os gestores de Recursos Humanos devem fazer pesquisas e elaborar ações anualmente ou com uma frequência adequada para renovar os processos do setor, e consequentemente, de toda a empresa. Veja a seguir algumas destas boas práticas!

Por que investir em boas práticas de departamento pessoal?

Investir em estratégias de departamento pessoal é investir no crescimento da própria empresa, já que isso irá se refletir em melhorias em todos os setores. Estas boas práticas podem serem criadas e sistematizadas em documentos, para que todos os envolvidos sigam um padrão ideal.

As boas práticas de departamento pessoal devem visar a qualidade de vida dos profissionais de recursos humanos, bem como de todos os trabalhadores, otimizar a gestão de pessoas e todos os demais processos do negócio, trazer retornos para este centro de custo e contribuir efetivamente para a produtividade e lucratividade da organização.

New call-to-action

As boas práticas trazem mais dinamismo e segurança nas atividades diárias do departamento pessoal, podendo tornar os processos também mais econômicos e gerar mais engajamento entre os colaboradores. O objetivo é também implantar melhorias que interfiram positivamente na vida pessoal de seus colaboradores.

Boas práticas em ação

O tipo de boas práticas a serem escolhidas depende muito do tipo de negócio e da cultura organizacional da empresa. O importante é que é possível sempre adaptar boas ideais. A seguir, você poderá conferir algumas boas práticas sugestivas ao seu negócio, que trazem retornos e muitas vezes são tendências:

Capacitação e treinamentos

Não há como garantir melhoria contínua na empresa sem o desenvolvimento de pessoas. E isso acontece de muitas formas, inclusive e comumente através de treinamentos e capacitação. Eles são um importante investimento para as empresas que almejam ser mais competitivas.

Se o colaborador tem determinados conhecimentos importantes, ele poderá ampliá-los. Se ainda não os tem, poderá adquiri-los, sem que a empresa tenha que investir em um novo processo de contratação.

Saúde e qualidade de vida

Ter ótimos serviços médicos e odontológicos à disposição é algo impactante na produtividade dos colaboradores, sejam eles do setor de Rh ou de outros setores.

É importante ainda investir em benefícios ligados à saúde, já que estes são um fator determinante na hora dos contratados escolherem uma empresa ou mesmo para evitar faltas consecutivas por questões do gênero. Ações como ginástica laboral, campanha de vacinação, dia da fruta, programas de saúde à família e lazer são exemplos de boas práticas relacionadas à saúde.

Premiações

Outra boa prática de departamento pessoal são as premiações, que devem ser bastante estudadas e planejadas enquanto um programa. As bonificações, gratificações e outras premiações corporativas são cada vez mais comum e servem para efetivar publicamente um retorno ao colaborador por seus trabalhos prestados. A ideia é criar estímulos para impulsionar os resultados da sua equipe.

Gestão de alta performance

A gestão de alta performance é um conceito inovador que traz muitos benefícios às empresas – e também ao setor de departamento pessoal. Este modelo de gestão é horinzontalizado, pautado nas tecnologias, do aprendizado e melhorias contínuas, na comunicação eficaz, na cultura organizacional diversificada e na colaboração das pessoas. Há outros modelos de gestão que podem ser adotados e é preciso que as boas práticas estejam alinhadas com ele.

Lazer na empresa

Depois de tantas horas ininterruptas de trabalho e empenho, o colaborador precisa de momentos de descanso e descontração. Esse momento pode ser marcado pela existência de ilhas de café e troca de experiências dos colaboradores, workshops, gamificação, etc.

Jornada de trabalho flexível

A maioria das empresas brasileiras ainda mantém uma carga horária padrão de trabalho. Mas repensar a jornada de trabalho pode ser o benefício perfeito para o seu negócio, ainda mais com opções como jornada de trabalho flexível e trabalho remoto. O sistema Oitchau, por exemplo, possui esta funcionalidade para o controle de ponto digital – veja mais aqui.

É possível diminuir a escala de trabalho da sua empresa ou adotar um horário de trabalho diferenciado em um ou mais dias da semana. Com a te4cnologia, é possível controlar horários e manter a produtividade mesmo fora do espaço comum da empresa.

Diminuição do ritmo de trabalho

Basta alterar a divisão e gestão de tarefas para diminuir o ritmo de trabalho e ter ainda mais produtividade. Para isso, um software de gestão de tempo ou gestão de projetos pode ser uma alternativa efetiva.

Isso ajudará ainda com que os colaboradores tenham mais foco do que estão fazendo, tenham mais qualidade e mais resultados em menor tempo, fazendo com que o estresse diminua e promovendo a satisfação com o que se produz.

Tecnologia à disposição do departamento pessoal

O departamento pessoal pode ser um setor mais produtivo quando adota ferramentas tecnológicas em suas rotinas, efetivando e automatizando boa parte das tarefas. Isso significa mais tempo e recursos para a tomada de decisão mais estratégica. Além disso, ao adotar softwares e outros recursos tecnológicos se tem mais controle das informações.

New call-to-action

Um exemplo disso é o sistema de controle de ponto Oitchau, que permite entre outras coisas:

  • Gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página;
  • Sistema integrado com o REP;
  • Ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais;
  • Controle de férias (ausências, abono, etc.);
  • Marcação de ponto pelo computador ou dispositivos móveis;
  • Controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real);
  • Dispositivos de segurança (como reconhecimento facial, por exemplo);
  • E muito mais.

Acesse o site e faça um teste gratuito agora mesmo e conheça melhor esta ferramenta. Acesse este link e saiba mais!

Veja também: Gestão da força de trabalho: Qual a importância? Quais as…

Gostou das dicas sobre boas práticas de departamento pessoal? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau