3 pessoas olhando para a tela de um tablet

O que é maturidade da educação digital nas empresas

A aprendizagem por meios digitais é um tema cada vez mais discutido no ambiente escolar e acadêmico, mas você sabia que ela também pode ser aplicada no universo corporativo e mensurada através da maturidade da educação digital?

Confira o que são esses conceitos e qual é a importância deles para os processos internos da sua empresa, representando não só uma maior inclusão digital, mas o uso otimizado delas, proporcionando o crescimento do negócio. 

O que é a maturidade da educação digital?

Para começar, é necessário dividir os dois conceitos, primeiro a educação digital e depois a maturidade da educação digital.

A educação digital corresponde ao uso de aparatos digitais em métodos de ensino, proporcionando ambientes imersivos e dinâmicos.

Já a maturidade da educação digital representa o nível que uma pessoa ou empresa está adaptada ao uso das plataformas introduzidas pela educação digital.

Trazendo isso para a realidade atual, podemos citar o exemplo de empresas que utilizam plataformas EAD para disponibilizar cursos e palestras aos seus colaboradores ou realizar treinamentos online, permitindo que eles as assistam de onde e, em alguns casos, quando quiserem.

Logo ela precisará mensurar a maturidade da educação digital, analisando se os profissionais estão se adaptando ao uso do ambiente online e interativo.

Como analisar a maturidade da educação digital?

Continuando o exemplo acima, a empresa pode analisar a maturidade da educação digital de maneira simples, basta fazer uma pesquisa quantitativa.

Formule perguntas simples e objetivas sobre o uso da plataforma, como:

“Com qual frequência você utiliza a plataforma?”

“É mais fácil aprender e utilizar a plataforma digital do que participar de cursos e palestras presenciais?”

As respostas podem ser numeradas 1 a 10 e juntadas para que um panorama sobre a maturidade possa ser visualizado.

É fundamental que o setor de RH escolha alguns colaboradores para fazer uma pesquisa mais aprofundada, preferencialmente com entrevistas, descobrindo assim quais são os pontos de melhoria a serem implementados para que a maturidade da educação digital cresça.

Outros exemplos de educação digital que podem ser aplicados na empresa

Além da implementação de um sistema EAD, outros meios de educação digital também podem ser aplicados no ambiente empresarial para facilitar o trabalho e aumentar a satisfação interna, confira alguns deles:

  • Chats para discussões e trocas de experiências durante o período de trabalho;
  • Livros e manuais das empresas disponibilizados online para consulta dos profissionais;
  • Aplicativos de memorização onde o colaborador pode anotar cada novo termo aprendido.

Além desses exemplos ligados à proporção da aprendizagem por meios digitais, vale a pena também investir cursos para o desenvolvimento das competências digitais.

Dessa forma, os colaboradores não apenas aprenderão a lidar com os métodos de ensino, gerando maior maturidade da educação digital, mas também saberão utilizar com maior facilidade outras tecnologias, como ERPs e sistemas de ponto eletrônico

New call-to-action

Outras dúvidas sobre educação digital

Agora que você já sabe o que é a maturidade da educação digital é como fundamental acompanhá-la para que os processos internos de aprendizagem da sua empresa sejam otimizados, confira uma seleção de respostas para outras dúvidas frequentes ligadas ao tema:

Quais são os benefícios da educação digital?

O primeiro grande benefício da educação digital no ambiente corporativo é o seu caráter móvel, ou seja, a empresa não precisa mais depender de um espaço para ministrar palestras e cursos, eliminando também os deslocamentos.

Além disso, ela também proporciona:

  • O aprendizado interativo;
  • Interação social para equipes que trabalham à distância;
  • Melhora nos níveis de concentração;
  • Aumento da satisfação interna e da produtividade.

Qual é o tripé da educação digital?

Os 3 pilares que formam a educação digital, são: riscos, oportunidades e desafios. Apesar de o conceito ser mais voltado para o seu uso na educação infantil, ele também pode ser interpretado para o ambiente corporativo.

Os riscos representam o uso correto e responsável das tecnologias, extraindo dela os seus benefícios. As oportunidades correspondem às possibilidades que podem ser criadas através da tecnologia, basicamente uma fonte inesgotável de formas de aprendizado.

Confira abaixo um pouco mais sobre o terceiro tripé, os desafios.

Quais os desafios da educação digital?

O maior desafio da implementação dos meios de aprendizagem tecnológicos e da obtenção da maturidade da educação digital é a inserção de sua mentalidade.

A empresa que deseja atingir bons números deve ser pautada pelos avanços tecnológicos e implementação em todas as suas áreas, não apenas nas ligadas à aprendizagem, criando assim uma cultura digital a ser assimilada por todos os colaboradores.

Além disso, a empresa também deve estar preparada para proporcionar a inclusão tecnológica por meio de aparelhos e do investimento em tecnologias. 

Continue aprimorando os seus processos de gestão empresarial, confira outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau