margem de lucro

Margem de lucro dos produtos: como calcular?

Calcular a margem de lucro do seu negócio pode ser uma ação muito delicada para a maioria dos empreendedores. Isso acontece porque é comum que eles sejam movidos pelos seus sonhos, mas é necessário ter cuidado.

É importante precificar produtos ou serviços da forma correta, para evitar reflexos negativos na saúde financeira da sua empresa. Principalmente, se for um negócio que está iniciando no mercado!

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Quer aprender mais sobre esse tema? Acompanhe a seguir!

O que é a margem de lucro?

Por definição, esse indicador tem um conceito bem antigo. O lucro é uma sobra positiva que pode ser retirada da comercialização de um produto ou serviço.

E por conta desse conceito, que existe a expressão: “saiu no lucro”, aplicada em situações onde foi possível obter um resultado positivo em um determinado cenário.

Trazendo para um lado mais econômico, o lucro é o ganho obtido a partir de uma operação comercial, geralmente pelo vendedor/empreendedor.

E é um dos indicadores mais importantes para entender se um negócio está se saindo bem, e está conseguindo ser rentável.

Quais são os tipos de lucro?

É muito válido lembrar que faturamento não é a mesma coisa que lucro, ele também faz parte da equação, porém são termos distintos.

Logo, temos dois tipos de lucro.

Lucro bruto

Nele é contabilizado o faturamento da empresa subtraindo seus gastos variáveis. Nesses gastos são incluídos pagamentos diversos como impostos, contas de luz, água, internet, etc.

A partir dele, é possível entender se a empresa está sendo rentável, e qual a margem de lucro obtida em cada uma das vendas e no acumulado de um determinado período.

Além disso, são chamados gastos variáveis porque eles sofrem alterações todo mês. Aqui também entram custos da produção dos itens a venda, já que o investimento depende (variável) da quantidade fabricada ou comprada.

Lucro líquido

Trata-se do dinheiro restante para o negócio após os descontos mencionados acima.  Essa quantia pode ser investida em melhorias de produtos, na estrutura física da empresa ou até mesmo no aperfeiçoamento do empreendedor. 

Gastos fixos são os valores de aluguel e IPTU, além do pagamento de funcionários – despesas que não se alteram.

O lucro líquido, resultado da equação, precisa ser positivo (obviamente). É este número que será usado no cálculo da margem de lucro líquida.

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Como calcular o lucro do seu negócio?

Existe uma fórmula simples para que você possa verificar a margem de lucro do seu negócio. Veja a seguir como realizar:

Margem de lucro = Receitas totais – Custos

Ao transformarmos a fórmula acima em conceito,  fica mais fácil de perceber que o lucro bruto é a diferença entre todo o valor que foi ganho ao vender um produto, ou executar um serviço, menos todos os custos para a fabricação ou aquisição do produto ou serviço.

De forma mais simples ainda, dizemos que o lucro é o que sobra quando há a reposição de um valor que foi gasto para se vender um produto ou prestar um serviço.

Uma loja de perfumaria e cosméticos fez uma venda de R$500. Para adquirir os produtos diretamente do fabricante e colocá-los à venda na loja, a gestora precisou pagar R$170, mais R$50 de transporte. Para exemplificar, utilizando números, podemos citar a seguinte situação:

Lucro = 500 – (170 + 50)

Lucro = 280

Portanto, o lucro obtido com essa venda foi de R$280!

Qual a melhor forma de calcular o lucro por um período?

A mesma regra pode ser aplicada quando se deseja calcular o lucro por período.

Com esses resultados em mãos, o gestor é capaz de avaliar a situação financeira de sua empresa e, se necessário, fazer os ajustes para que o orçamento corporativo esteja sempre equilibrado.

Margem de lucro = Receitas totais – Custos

Mas, em receitas totais será necessário contabilizar toda a receita dentro do período que deseja verificar, assim como em custos, todos os custos ao longo daquele período.

Como calcular a margem de lucro bruta?

Agora que você já sabe como calcular a margem de lucro total e por período, você vai aprender a calcular a margem bruta, que tem uma diferença na fórmula que deverá ser aplicada:

Lucro bruta = (lucro / receitas totais) * 100

Veja em um exemplo prático para facilitar o entendimento. Usando a mesma loja de cosméticos acima, suponhamos que, no período de um mês, a loja faturou R$30 mil e seus custos foram de R$12 mil. Portanto, temos:

Lucro = Receitas totais – Custos

Lucro = 30.000 – 12.000

Lucro = 18.000

E agora, para entender o cálculo de margem de lucro bruta:

Lucro bruto = (lucro / receitas totais) * 100

Lucro bruto = (18.000 / 30.000) * 100

Lucro bruto = 0,6 * 100

Lucro bruto = 60%

Ou seja, a margem bruta da loja de cosméticos foi de 60%. É este resultado que a gestora mostrará quando tiver que relatar a lucratividade de seu negócio.

É válido ressaltar que o valor do lucro em reais não é indicativo de que o negócio é bem-sucedido, muito menos dá a dimensão da lucratividade de uma empresa.

Por esse motivo, o cálculo da margem é solicitado quando o empreendedor procura um investidor ou um banco.

E o cálculo da margem de lucro líquida?

Agora mostraremos como calcular esse tipo de margem líquida. O cálculo é o mesmo feito acima, porém subtraindo tributos, despesas fixas e variáveis, como:

  • Impostos, tributos e encargos;
  • Manutenção da sede ou aluguel da empresa;
  • Despesas de consumo (água, luz, telefone, etc.);
  • Despesa com terceiros (contador, administração, etc.).

Portanto, temos:

Lucro líquido = (impostos e despesas / receitas totais) * 100

Voltando à nossa loja de cosméticos:

  • Receita total: 30.000
  • Custos: 12.000
  • Impostos: 750,00
  • Despesas fixas e variáveis: R$1.500

Margem de lucro líquido = ([12.000 + 750 + 1.500] / 30.000) * 100

Lucro líquido = 0,525 * 100

Lucro líquido = 52,5%

Qual a importância do cálculo da margem líquida?

A margem de lucro líquida mostra realmente o que sobra depois de subtraídas todas as despesas que o gestor tem com seu produto ou serviço. O resultado é um reflexo real de como está a saúde financeira da empresa.

É preciso consultar o lucro líquido todas as vezes em que o gestor precise tomar uma decisão importante que vai impactar sobre o faturamento da empresa.

Uma margem ideal para as empresas que trabalham com serviços, de acordo com especialistas, é de cerca de 20%. Esperamos que este artigo tenha sido útil e esclarecedor em relação as suas dúvidas.

Agora que você já sabe a importância das diferentes margens e como tomar decisões que mantenham sua empresa saudável, é hora de fazer os ajustes necessários e seguir rumo ao topo!

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