Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
jornada flexível

Jornada flexível CLT: como funciona essa jornada de trabalho?

De acordo com as Consolidações das Leis do Trabalho (CLT), a jornada de trabalho é de oito horas diárias, totalizando 44 horas semanais. Isto significa que, segundo as leis trabalhistas vigentes, não há previsões para a jornada flexível, também conhecido como jornada flexível ou jornada móvel.

Por isso, quando a jornada flexível acontece em uma empresa, é o resultado do comum acordo entre colaborador e empresa. A empresa permite que o colaborador cumpra sua jornada de oito horas dentro de limites de horários previamente estabelecidos.

Neste artigo, mostraremos como a jornada flexível funciona. Acompanhe!

O que é jornada flexível CLT?

A jornada flexível, também conhecida como jornada móvel, é resultado da flexibilização da relação capital e trabalho através do acordo entre empregador e empregado, a qual permite que o empregado cumpra sua jornada contratual, dentro de um horário previamente estabelecido.

Este modelo de jornada de trabalho pode oferecer muitas vantagens às empresas brasileiras, principalmente em determinados segmentos e funções específicas. É muito comum adotar esta prática na gestão de projetos.

Como funciona o trabalho flexível na prática

Conforme explicado acima, o colaborador precisa cumprir a jornada de oito horas diárias de trabalho, o que está previsto na CLT. No entanto, juntamente com a empresa, o colaborador determina limites de horários para o início e o final da jornada.

Veja este exemplo prático de jornada flexível:

Suponhamos que a jornada de trabalho do colaborador A comece às 08h e termine às 17h, com um intervalo de uma hora de almoço.

O colaborador e a empresa podem determinar que tanto o horário de entrada como o horário de saída sejam flexíveis. Desde que se cumpram as oito horas diárias de jornada. Portanto, determina-se que o colaborador poderá fazer os seguintes horários:

  • Entrada às 8h e saída às 17h;
  • Entra às 7h e saída às 16h;
  • Chegada às 9h e saída às 18h;
  • Entrada às 10h e saída às 19h.

Portanto, este colaborador poderá registrar seu ponto de entrada a partir das 7h com limite até às 10h. Isso sem prejuízos ao seu salário. O mesmo acontece com o registro de saída, que poderá acontecer de acordo com o seu horário de entrada.

Como mencionado, o colaborador precisa cumprir oito horas diárias, as quais poderão ser flexibilizadas na entrada e na saída.

Vale lembrar que é importante consultar o acordo ou convenção coletivos da empresa para averiguar a possibilidade de se implantar a jornada flexível.

Controle de Ponto

Quais as vantagens da jornada flexível?

A primeira e mais importante vantagem da jornada flexível é dar autonomia ao colaborador. A jornada flexível é uma solução excelente para otimizar o trabalho das equipes. Principalmente nos casos em que a empresa precisa lidar com constantes atrasos e saídas antecipadas.

Além disso, o trabalho flexível permite que o colaborador possa organizar seus assuntos pessoais com maior liberdade. Ele não precisa prejudicar o seu trabalho e se ausentar desnecessariamente.

Um exemplo disso são os colaboradores que têm filhos em idade escolar. Geralmente eles precisam deixá-los no colégio antes de se dirigirem ao trabalho. A jornada flexível, nestes casos, é a solução ideal.

Ao sentir que suas necessidades pessoais são levadas em consideração, o colaborador se sente mais motivado a desenvolver suas tarefas diárias na empresa. Há um aumento de confiança na relação profissional.

Outro vantagem que merece destaque é a redução da realização de horas extras. Não precisando se atrasar ou sair mais cedo, o colaborador consegue manter sua produtividade em alta e descarta a necessidade de fazer hora extra.

O controle de ponto e o trabalho na jornada flexível

Para que a jornada flexível seja implantado com sucesso na empresa, é preciso um controle de ponto eficiente que garante a gestão correta de pessoas.

Apesar de apresentar diversas vantagens, a jornada flexível pode se tornar uma grande dor de cabeça. Mas é só se o controle de ponto não for realizado com eficiência.

Sob este contexto, a melhor maneira de garantir que a jornada flexível resulte nas vantagens que mencionamos acima, é adotar um sistema eletrônico de ponto como o Oitchau.

O sistema do Oitchau permite que o gestor acompanhe o desenvolvimento da jornada do colaborador em tempo real. Toda vez que o ponto é marcado, os sistemas anti fraude de ponto do Oitchau garantem a veracidade das informações inseridas no sistema.

Além disso, o próprio gestor pode determinar os limites para a marcação de ponto, impossibilitando que o colaborador registre informações fora do horário combinado.

O mesmo acontece com horas extras: o colaborador só poderá fazê-las se estiver autorizado a isso.

Quaisquer solicitações de alteração de horário ou troca de plantão são feitas diretamente pela plataforma e o gestor autoriza ou não no mesmo instante. Tudo muito simples, prático e totalmente seguro.

Não deixe que a insegurança em relação ao controle de ponto não permita que sua empresa adote a jornada flexível. Incentive e motive seus colaboradores respaldado pela segurança de um sistema robusto de controle eletrônico de ponto.

Oitchau – Marcação de horário em jornada flexível e muito mais

Agora você já sabe que o sistema Oitchau também permite o controle de jornada flexível CLT. Que tal conhecer agora esta e algumas outras funcionalidades da plataforma Oitchau? É uma ferramenta dinâmica para empresas que não param de crescer.

A plataforma Oitchau é um sistema de marcação de ponto on-line, que oferece várias vantagens sobre os demais tipos de marcação, como integração de informações em um só lugar, acesso permitido apenas as pessoas envolvidas na gestão de pessoas, informações em tempo real, e muito mais. Permite registros inclusive de colaboradores externos – que em muitos casos utilizam o reembolso por quilometragem.

Os gestores podem acessar os registros de marcação de qualquer lugar e em horário e todas as informações integradas deste processo estão em um só lugar para a melhor tomada de decisões. Você poderá gerir melhor as entradas e saídas, bem como as horas cumpridas de trabalho, horas extras, além desta demanda ser obrigatória.

A plataforma Oitchau atende a diferentes tipos de empresas e de segmentos – como empresas responsáveis pela gestão de condomínios, comércio e varejo, empresas de TI, instituições de ensino, indústria, entidades governamentais, entre outras.

É possível ainda adquirir planos conforme as necessidade da sua empresa ou a quantidade de colaboradores que possui em um período. Você pode também expandir o seu plano gradualmente.

Confira algumas opções da solução Oitchau:

  • Gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página;
  • Sistema integrado com o REP;
  • Ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais;
  • Controle de férias (ausências, abono, etc.);
  • Marcação de ponto pelo computador ou dispositivos móveis;
  • Controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real);
  • Dispositivos de segurança (como reconhecimento facial, por exemplo);
  • E muito mais.

Acesse o site e faça um teste gratuito agora mesmo e conheça melhor esta ferramenta. Acesse este link e saiba mais!

Veja também: Gestão da força de trabalho: Qual a importância? Quais as…

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram! Acesse o site da Oitchau e conheça outras novidades.

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau