Dois homens em ambiente de fábrica, enquanto um está mostrando algo na tela de um notebook para o outro.

Indústria 5.0: o que é, características e impactos

As revoluções industriais proporcionadas pelos seres humanos nos últimos 300 anos trouxeram e trazem novas perspectivas para a realidade comercial, como a integração das pessoas com as tecnologias, uma das principais características da indústria 5.0.

Desde a primeira revolução industrial, que caracteriza a indústria 1.0, a busca sempre foi por melhoria nos processos, com o foco máximo na otimização.

Até alguns anos atrás era difícil enxergar um futuro após as inovações tecnológicas que passaram a ser implementadas no final do século XX e deram vida a indústria 4.0, mas pesquisas recentes e o desenvolvimentos de novos produtos nos mostram que estamos entrando em uma nova era.

Conheça a indústria 5.0, o que quer dizer esse conceito, como ele surgiu, suas principais características e como pequenas e médias empresas podem se preparar para ela. Boa leitura!

O que é indústria 5.0?

A indústria 5.0 é o processo de inserção do ser humano junto às tecnologias automatizadas, criando um campo onde ambos se complementam.

No processo de fabricação, os avanços tecnológicos devem ser considerados, assim como a sua capacidade de autoaprendizagem e de automação, porém, a visão da indústria 5.0 é que esse processo é melhor aproveitado quando há um ser humano o impulsionando, através de nosso potencial criativo.

O principal propósito da quinta revolução industrial é permitir que o pensamento crítico de especialistas em diversas áreas seja aproveitado em maquinários e tecnologias avançadas, gerando uma criatividade única e entregando aos consumidores produtos com maior toque humano e voltados para as suas necessidades.

Como surgiu a indústria 5.0?

A indústria 5.0 surgiu a partir da inovação. Na verdade, se olharmos um pouco para o passado, perceberemos que algumas empresas já implementaram métodos do campo 5.0 desde o século XX.

Porém, a partir do momento que esses métodos de gestão e controle da produção começaram a se propagar, esse movimento passou a ser visto como uma evolução da quarta para a quinta revolução industrial.

Entre essas empresas que revolucionaram o processo industrial, temos a Apple, a Microsoft, a Boeing e a Tesla, todas com uma característica clara de valorizar o processo criativo humano na hora de conceber os seus produtos e contar com tecnologia de ponta para desenvolvê-los.

Indústria 4.0 x indústria 5.0

Na indústria 4.0, ou quarta revolução industrial, que foi proporcionada pelos avanços tecnológicos trazidos principalmente pelo advento da internet, o foco das fábricas era a automatização máxima do processo.

Ou seja, quanto menos intervenção humana no processo de fabricação, melhor.

Já a indústria 5.0 traz uma nova visão para esse processo de automatização, o tornando menos mecânico e mais sincrônico entre a mente humana e as tecnologias utilizadas na produção.

Uma é a evolução natural da outra, tendo em vista que na quarta revolução o ser humano ainda aprende a lidar com as tecnologias, e na quinta alcança um maior domínio e traz de volta o potencial criativo para o processo industrial.

Nós já estamos na era da indústria 5.0?

A chamada quinta revolução industrial está atingindo primeiro os países com maior poder monetário e ainda não alcançou grande parte das empresas globais.

A indústria 5.0 no Brasil, por exemplo, ainda é praticamente inexistente, tendo em vista que as pequenas e médias empresas que compõem nossa realidade industrial ainda estão buscando utilizar as tecnologias trazidas pela indústria 4.0.

É normal que isso ocorra, até que o novo movimento seja assimilado e passe a se espalhar pelo mundo leva tempo. Porém, as marcas que passarem a olhar com maior atenção para a quinta revolução, terão mais chances de inovar e alcançar maiores posições.

Benefícios da indústria 5.0

Agora que você já sabe o que é a indústria 5.0 e como ela ainda é um processo embrionário, confira quais são os principais benefícios trazidos por ela:

Personalização

Ao integrar o processo criativo humano com a potência das máquinas modernas, a indústria 5.0 traz a bandeira da personalização em duas frentes.

A primeira delas se relaciona ao próprio processo de fabricação, o maquinário disposto nas fábricas passa a unir os dois fatores e não só automatiza a produção, como também a torna mais apta a mudanças que visam melhorar sua apresentação ao cliente.

Por outro lado, temos a entrega dos produtos aos consumidores. A personalização é uma demanda criada pela necessidade de atender os desejos dos clientes.

Os processos da revolução 4.0 tornaram a produção em série mais abrangível, porém, a personalidade dos produtos foi perdida, dificultando o encontro do produto com os consumidores por meio da identificação.

Para ficar mais claro, pense no exemplo da Tesla e os seus carros autodirigiveís, o que ela busca entregar é totalmente personalizado, e caso o consumidor necessite de algo diferente ela está apta a desenvolver e implantar em seus produtos.

Otimização entre o trabalho de homem e máquina

Nem sempre a automação do trabalho significa os melhores resultados, já que em seu maior nível os pensamentos humanos podem ser negligenciados.

Já na quinta revolução industrial, os pensamentos dos especialistas estarão em sintonia com aquilo que as máquinas produzem, possibilitando uma maior otimização dessa relação, sendo a tecnologia uma extensão da mente humana.

Equipes multifuncionais

A valorização do potencial criativo humano tende a formar equipes multifuncionais no processo industrial, focadas em desenvolver diferentes soluções.

Em algumas áreas, a formação de equipes plurais já está sendo implementadas, valorizando os profissionais que possuem os mais variados conhecimentos, o que é um fator fundamental para o desenvolvimento da criatividade.

As soluções inventadas pelas empresas que citamos como exemplo de pioneiras na indústria 5.0 saem de mentes criativas e equipes multifuncionais, que possuem uma visão mais ampla para chegar nas soluções.

New call-to-action

Principais características da indústria 5.0

Passado o momento de contextualização e apresentação da potencialidade da quinta revolução industrial, vamos nos aprofundar em nas características que dão forma a esse movimento.

Interconexão

A geração de valor proporcionada pela revolução 5.0 está amparada principalmente pela colaboração entre homem e máquina.

Essa interconexão acontece de maneira que os seres humanos colocam a sua cognição à frente do aprendizado das máquinas, direcionando os caminhos que a tecnologia irá tomar.

A nossa capacidade de tomar decisões e customizar os produtos pautará essa relação, onde o maquinário irá prestar o auxílio através das atividades industriais.

Leitura de dados

Processos de leitura de dados possibilitados pela tecnologia, como a big data, serão cada vez mais importantes conforme adentramos na indústria 5.0.

Na verdade, esse é um dos principais benefícios dos avanços tecnológicos, a capacidade do recolhimento de dados, que são captados, lidos, interpretados e apresentados pelas máquinas para facilitar a tomada de decisões.

São esses dados que permitirão às empresas criarem produtos cada vez mais personalizados.

Humanização dos processos

Uma das características da indústria 5.0 é a humanização do processo, ou seja, não precisamos ter medo de perder nossos trabalhos para um robô, já que a sua função no processo industrial será como mero auxiliar.

As pessoas serão o elo principal das indústrias, permitindo que os produtos produzidos sejam feitos de maneira customizada.

Novas tecnologias

Assim como nas outras revoluções industriais, a 5.0 também busca pelo desenvolvimento de novas tecnologias, dando vida a sonhos humanos antigos e proporcionando a melhor experiência possível aos usuários.

Como se preparar para a indústria 5.0?

Como você já viu, a indústria 5.0 no Brasil ainda não é uma realidade tão palpável, porém, isso não quer dizer que você não possa começar a se preparar para essa nova realidade.

Alguns processos podem ser implementados por negócios que não são necessariamente uma indústria, já que as características da revolução se casam mais com o momento vivido pelos seres humanos e as necessidades dos consumidores.

Observando grandes cases

Tenha como inspiração as grandes empresas que estão puxando o movimento da indústria 5.0. Na internet, é possível encontrar diversos materiais que mostram a realidade das empresas inovadoras e que estão buscando integrar o potencial humano com a tecnologia.

Você pode escolher também áreas de estudo, a Apple e Tesla, por exemplo, são modelos não apenas de processo industrial, mas também de marketing e de gestão.

Outras empresas, como a marca de roupas Patagônia, também se enquadram no movimento por levantarem bandeiras que estão cada vez mais em voga, como a adequação da produção ao meio ambiente.

Valorizados os profissionais

Para alcançar todo o potencial proposto pela Indústria 5.0, é necessário que os profissionais sejam valorizados.

Se as tecnologias vão funcionar como auxílio da mente humana, do já falado potencial criativo, os profissionais que vão pensar nessas soluções e fazer essas integrações devem se sentir confortáveis para poder dar o seu máximo.

Isso inclui prestar atenção em modelos de trabalhos benéficos aos colaboradores, como o trabalho híbrido, manter um ambiente de trabalho saudável, respeitar a personalidade do profissional, e garantir uma remuneração compatível com o resultado que ele consegue gerar.

Testando novas tecnologias

Na medida do possível, a empresa deve buscar testar novas tecnologias. Isso não significa que você precisará ter o mesmo maquinário que uma empresa grande usa, mas sim adaptar as funcionalidades para a sua realidade.

As ideias presentes nos carros da Tesla ou nos celulares da Apple, por exemplo, podem ser utilizadas em outros produtos que visam diferentes públicos e soluções.

Utilizando métodos disruptivos de gestão

Além dos times multifuncionais, as empresas que já estão na indústria 5.0 costumam contar com um modelo de gestão disruptivo, ou seja, diferente daquele que estamos acostumados, onde um manda e outro obedece.

O maior exemplo disso é a metodologia ágil, onde a empresa funciona de maneira linear e não hierarquizada, os projetos são feitos de maneira a satisfazer as necessidades dos consumidores e as decisões são tomadas em conjunto.

Se prepare para a nova realidade

As tecnologias e a velocidade das informações fizeram com que as mudanças no mundo aconteçam mais rápido do que antes, isso explica a rápida transição da indústria 4.0 para a indústria 5.0.

Por conta disso, é necessário estar antenado com as novidades que impactam o mercado e a indústria, se preparando para a nova realidade.

Se você gostou desse conteúdo e quer continuar por dentro das inovações trazidas pela quinta revolução industrial, confira outros textos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau