Inovando no RH: Como as inovações podem transformar o setor de RH?

Inteligência artificial, sistemas de compartilhamento em nuvem e softwares que podem ajudar o setor do RH. São muitas novidades que a modernidade tem trazido para esse setor, e as empresas cujo RH não se adapta a elas correm um sério risco de não permanecer no mercado.

Isso acontece pois estar alinhado com as tendências tecnológicas que mais fazem sentido para o setor traz, invariavelmente, vantagens competitivas perante aos concorrentes da empresa.

New call-to-action

A ideia de que o RH só é responsável pelo recrutamento e seleção morreu. O cenário é outro! A equipe é responsável por incontáveis processos dentro das empresas, e se ela não fizer uso de ferramentas que otimizem seu tempo, trará sérios problemas para a produção.

Por isso, aprenda a seguir como as inovações podem transformar o setor de RH!

Como foi a transformação digital do RH?

O fato é que o setor de RH ficou mais de 100 anos estagnado, e apenas agora, com o desenvolvimento de tecnologias que fazem muito sentido para esse setor, as transformações chegam, e para ficar.

Tudo isso só é possível pois é parte de um ciclo em que o mercado muda, a forma de se trabalhar também muda e o valor dentro das empresas sofre uma drástica alteração. O contexto evolui de maneira constante, e é fundamental que os profissionais aprendam a participar de maneira ativa das mudanças, além de incentivar o setor a fazer o mesmo.

O que acelerou toda essa evolução e adaptação das empresas foi, invariavelmente, a pandemia. Não havia como parar o trabalho dos profissionais de RH, que precisaram se adaptar às tecnologias para continuar a exercer seu trabalho mesmo em isolamento.

Muitos processos seletivos começaram a ser online, por exemplo, e foi necessário buscar ferramentas que garantissem que a equipe estava trabalhando, mesmo com o distanciamento social. Dessa maneira, as empresas cujo RH ainda não havia aderido às tendências e inovações do mercado, precisaram recuperar todo o tempo perdido no início de 2020.

Confira três pontos que marcaram a transformação atual do RH!

1 – Integração do RH com demais setores da empresa

A ideia de que o RH é responsável apenas pelo recrutamento, seleção e demissão dos funcionários é algo que já é muito arcaico para o setor. A área de Recursos Humanos é muito mais fluida que isso, e isso a coloca obrigatoriamente em contato com os demais setores.

Dessa maneira, o RH é responsável por fazer a gestão das pessoas, do relacionamento entre as equipes, solucionar conflitos, garantir o bem-estar dos colaboradores, sugerir treinamentos e capacitações, entre outros. É claro que o recrutamento e seleção ainda faz parte de suas tarefas, mas o RH ganhou uma expansão muito significativa nesse sentido.

2 – Gestão de pessoas

Houve uma alteração drástica na maneira que o capital humano é enxergado dentro das empresas, e isso parte integralmente do RH. Dentro desse contexto, a ideia de análise de perfil comportamental entrou muito nas organizações.

Através desse conhecimento, o RH pode preparar e orquestrar os melhores times para cumprir os propósitos que a empresa demanda. Em projetos inovadores, por exemplo, se opta por pessoas mais criativas.

Com a gestão de pessoas, o RH passa a precisar conhecer muito bem os membros que fazem parte da organização, suas características pessoas e suas dificuldades. Isso pode aumentar a produção de maneira expressiva, além de melhorar a qualidade de trabalho e de vida dos trabalhadores.

3 – Inovações tecnológicas

Não é segredo para ninguém que as tecnologias vêm revolucionando setor atrás de setor, e isso não se aplica exclusivamente ao RH. Dessa maneira, um dos pontos que marca a transformação é a implementação da tecnologia para a área.

Mas não são quaisquer tecnologias, a ideia é optar por aquelas que são necessidade da empresa, e que resolverão as partes mais burocráticas e que mais travam os processos. Um exemplo é a gestão dos pontos, que ainda toma tempo demais do RH, tempo este que poderia ser otimizado em outras áreas.

Saiba mais a seguir!

Quais inovações o RH precisa?

De maneira geral, o RH precisa de tecnologias que sejam capazes de otimizar, parcial ou integralmente, o tempo de sua equipe. Seja melhorando a logística, acelerando processos, livrando a equipe de tarefas repetitivas que não usam da capacidade humana, entre outros.

O fato é que a tecnologia veio para ficar e transformar o setor, e para que toda essa inovação seja feita de maneira mais estratégica, é necessário focar nas áreas que mais apresentam dificuldade para a equipe dos recursos humanos.

Dentro desse cenário, uma das tendências tecnológicas para o RH que mais tem feito sucesso no mercado são os timesheets e controles de ponto. Isso acontece pois, quanto maior o número de funcionários, maior é o tempo gasto com a gestão desses pontos.

Além disso, a criação de turnos, tolerâncias para atrasos e contagem de horas extras, com o banco de dados, pode ser algo que toma praticamente todo o tempo do RH, deixando-o incapaz de realizar outras atividades que também exigem seu tempo para otimizar a empresa como um todo.

De qualquer maneira, as tecnologias têm um potencial imenso de trazer a inovação que o RH precisa para tornar-se mais ágil, excelente e certeiro na maioria dos processos. Siga no artigo e saiba mais sobre como a tecnologia pode revolucionar o setor de RH!

Por que a sua empresa deve investir em tecnologia para o RH?

Investir em tecnologias que otimizam o setor de RH significa ganhar uma vantagem competitiva em relação à sua concorrência. As empresas encontram-se em uma corrida pela modernização, e há diversas vantagens para aqueles que optam por ela.

A tecnologia no RH otimiza tarefas, poupa tempo, recursos e auxilia a equipe a encontrar caminhos para a resolução dos problemas.

Além disso, o RH torna-se mais livre para exercer funções que realmente necessitam de seu potencial, sem mais precisar preencher planilhas exaustivas, por exemplo. Mas para que isso aconteça, é necessário usar as ferramentas certas. Dentro desse contexto, conhecer softwares que são feitos para auxiliar o RH é a solução perfeita para tornar o setor o mais atualizado e alinhado com o mercado possível.

Onde posso encontrar os melhores softwares para RH do mercado?

A B2B Stack é a maior plataforma de softwares da América Latina. Através dela, você consegue conhecer os softwares líderes do mercado, e escolher qual deles se adapta melhor às suas necessidades.

Inclusive a Oitchau foi premiada pela B2B Stack como uma das melhores plataformas de controle de ponto na categoria de RH.

Isso só é possível pois a plataforma conta com avaliações extremamente verdadeiras e detalhadas de cada software, e isso fornece uma orientação inigualável para quando você pesquisar através dela. Além disso, você também possui a opção de comparar os softwares, vendo qual deles se adequa melhor ao que o RH da sua empresa precisa.

Como posso escolher o software ideal para a minha empresa?

Primeiramente, é necessário pontuar as áreas que estão precisando de auxílio para produzir melhor. Dessa forma, é papel dos gestores apontar setores que estão tendo maior prejuízo na hora de produzir, ou que não estão conseguindo bater as metas. Destacar os motivos para tal e fazer o registro deles é fundamental para entender quais problemas a sua empresa está enfrentando.

New call-to-action

Tendo esses pontos levantados, é hora de buscar pelo software que pode ajudar na tarefa. Por exemplo, a empresa está com um sério problema com o recrutamento e seleção. Para isso, você deve simplesmente acessar essa subcategoria disponível em RH Recursos humanos.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau