mulher sentadas com uma caneta anotando em tablet

Como capacitar gestores para processos seletivos

Realizar processo seletivo é um momento decisório para empresa, pois precisa levar em consideração que a boa impressão é fundamental nas entrevistas com os candidatos, da mesma maneira deve ser avaliado se possuem o perfil esperado da vaga, e por esse motivo os gestores precisam se capacitar para aplicá-lo.

A capacitação precisa ser eficiente para que o recrutamento e seleção tenha êxito na hora da contratação, para que os gestores façam a seleção de acordo com a cultura organizacional e com as habilidades exigidas para a função.

Cada detalhe deve ser pensado, inclusive a usabilidade deve ser clara e objetiva, assim evita falhas na execução do RH e principalmente no entendimento do candidato e evita que não desistam do processo logo de início.

Separamos algumas dicas sobre como capacitar os gestores para os processos seletivos de recrutamento. Confira!

O que é gestor de treinamento?


Os gestores de treinamento são responsáveis por desenvolver materiais de apoio e toda a organização de uma capacitação, que envolve salas, apresentações, conteúdos e agenda de reuniões nas quais discorrem sobre um relatório sobre os resultados de performance de cada área.

New call-to-action

Além de coordenar processos do setor administrativo e também da área de RH, cria estratégias para melhorar a qualidade das operações, soluciona problemas de atendimentos e interage com os candidatos que possuem interesse em fazer parte da organização.

O gestor de treinamento está incluso em processos de maior duração, pois será responsável por ensinar os recrutadores durante a seleção dos candidatos, com o objetivo de garantir o sucesso da capacitação, esse treino deve ocorrer periodicamente.

Como capacitar os gestores de uma empresa?


O primeiro passo é analisar quais gestores possuem interesse em aprender e treinar outros líderes, geralmente são do setor de RH mas também pode abranger gerentes de outros setores para auxiliarem na escolha técnica.

Separamos os principais pontos para capacitar os gestores:

 

Destaque a importância do processo seletivo

É importante conscientizar sobre o valor que isso traz a empresa, que vão além da parte técnica do RH, pois podem trazer mais diversidade, novos talentos e evitar a rotatividade de colaboradores, além de mostrar que isso só será possível se o processo seletivo for feito da maneira correta e com processos eficazes.

 

Ter algumas características

Para capacitar gestores de processos seletivos, é recomendado levar em consideração o perfil comportamental dos colaboradores como:

  • Ser um bom observador, o que contribui muito para fazer análises imediatas e identificar perfis situacionais;
  • Ter autoconhecimento;
  • Atuar com empatia;
  • Permitir que os outros tenham oportunidade de respostas;
  • Realizar análises através de metodologias e profissionalismo, pois não se pode deixar a opinião pessoal em primeiro plano na resolução de problemas;
  • Identificar quais necessidades o setor tem, para encaminhar melhor a escolha do preenchimento da vaga;
  • Que seja paciente e realize feedbacks.

Estes são pontos muito importantes, que se unem a grandes habilidades e perfis comportamentais de acordo com um bom gestor, que será capaz de realizar seleção e contribuir com outros gestores de maneira eficiente.

 

Por que capacitar os gestores?

 

Porque as contratações se tornam mais compatíveis com a vaga e com a empresa, a seleção é a fase inicial para contratar novos colaboradores, se essa parte não for feita da maneira correta e profissional, terão maus contratos, e a capacitação permite que esses riscos diminuam.

New call-to-action

Ações como empatia, autoconhecimento e feedbacks podem ser naturais dos gestores, mas também podem ser desenvolvidas através de treinamentos para que isso aflore no dia a dia da corporação e permita que tenham esse olhar diante do comportamento profissional.

A capacitação busca aprimorar habilidades e garantir que a seleção seja um sucesso, pois a cultura organizacional precisa constar em cada passo do processo seletivo e estar enraizada nas decisões dos gestores, com o treinamento isso fica mais prático e sutil.

 

Vai realizar a capacitação dos seus gestores para processos seletivos?
Para mais dicas acesse o Blog da Oitchau

Leia também: Como saber se é melhor recrutar um talento interno ou externo

 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau