Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
expansão

Expansão: a empresa cresceu muito – e agora? O que fazer?

A lucratividade é o objetivo de qualquer negócio. É ela que faz a empresa crescer. Mas quando as empresas crescem muito rápido e estão em plena expansão, pode enfrentar alguns desafios, que devem ser contornados com urgência. Veja a seguir algumas dicas de como lidar com a expansão da sua empresa!

Quando crescer é um desafio

O crescimento do negócio só se torna um problema quando não há condições de planejar as próximas etapas e quando não tiver noção da realidade do negócio. Se você não acompanha o crescimento e não mensura os resultados – ou ainda não tem os recursos ou os conhecimentos para isso – pode ser que a sua empresa esteja em perigo.

Outra demanda importante é conhecer os desafios de um negócio mais complexo e também as oportunidades. Um novo contexto exige novas ferramentas e uma abordagem diferente, e é preciso estar preparado. O que funcionou no ano anterior talvez já não sirva mais.

Quais são as armadilhas que consegue perceber em relação a nova dimensão da sua empresa? Que contingências pode enfrentar? Que oportunidades estão adiante e para as quais deve se preparar? O que deve ser feito? Para cada questão, busque uma solução. Uma dica para superar os desafios da expansão é investir em liderança e planejamento assertivo.

Dicas para a expansão da sua empresa

Veja a seguir algumas dicas, riscos e vantagens que estarão relacionados com a expansão da sua empresa:

Gestão empresarial em foco

O primeiro passo para ter uma expansão bem sucedida é manter a gestão empresarial em foco em todos os momentos do crescimento. Conte com sistemas inteligentes e integrados para isso, colocando em perspectiva todos os setores e processos, como o gestão de pessoas e a produção, por exemplo. Todos eles devem crescer juntos para que não haja problemas. Isso permitirá planejar e conduzir melhor as decisões.

De olho no mercado

O mercado muda e a sua empresa também. Logo, é muito importante estar atento aos movimentos do mercado para poder escolher as melhores oportunidades e recursos para o crescimento equilibrado da sua empresa. Isso vai fazer com que as decisões sejam tomadas mais assertivamente, com menores riscos e ainda mais chances de crescimento.

É importante ainda cuidar da imagem do seu negócio e observar os movimentos de seus concorrentes, uma vez que, se o seu negócio se destaca, eles também estarão observando você.

O mesmo deve acontecer em relação aos clientes. Foque em fidelidade da clientela, que deve perceber o crescimento da empresa e se manter em contato. Os serviços e produtos devem estar atualizados e ter um ciclo de vida bem definido, pois do contrário, a margem de lucro pode diminuir. Uma solução é investir em inovação.

Planeje o crescimento e os passos seguintes

Se você já planejou o crescimento e agora atingiu a sua meta, é hora de revê-lo e criar um planejamento para as próximas etapas. Agora que você já tem em vista os movimentos do mercado e seus recursos de gestão empresarial, pode ter mais condições de realizar um planejamento assertivo. Considere novos cenários, mudanças de modelos de gestão, novos serviços e recursos, expansão do público-alvo, etc.

Fluxo de caixa e gestão financeira

A empresa cresceu e o fluxo de caixa e a gestão financeiro mudaram. O controle financeiro é essencial em todos os momentos do negócio. No caso de negócios em crescimento, as restrições de caixa podem ser o maior fator limitante. É o fluxo de caixa que permite deixar as contas em dia, tornar as contas mais enxutas e aproveitar determinadas oportunidades. E principalmente, dará a você uma perspectiva para tomar decisões mais adequadas quanto as necessidades e possibilidades.

Gestão de problemas

Com um empresa em crescimento, gerir problemas é essencial e pode tomar muito do seu tempo. É preciso que utilize um modelo de gestão com base em prioridades para resolver as situações problemáticas que irão surgir na rotina do seu negócio. Identifique os pontos de alerta e os impulsionadores de crescimento da empresa. É importante ainda desenvolver as equipes para delegar tarefas nesse sentido e construir estratégias para a resolução e prevenção de incidentes.

Tecnologia aplicada

A transformação digital deve ser uma preocupação de todas as empresas. E para negócio em crescimento é algo ainda mais importante. Atualmente, as empresas lidam com um imenso fluxo de informações – como cadastro de colaboradores e clientes, contatos comerciais, dados da produção, estoque e vendas, registros financeiros e documentações contábeis, etc. E se a empresa cresce, este fluxo aumenta. A sua empresa está preparada? Conte com sistemas informatizados, autônomos e integrados eficazes e com a melhor tecnologia aplicada. Sem softwares, será muito difícil gerir a sua empresa em crescimento.

Invista em ferramentas integradas, e customizáveis, para o melhor compartilhamento das informações. Uma estrutura tecnológica eficaz é um investimento que fará diferença já nos primeiros momentos de uso. E conforme cresce a empresa, esta estrutura também deve ser revista continuamente.

Capacitação e mudança de mentalidade

O crescimento e a expansão da empresa requer que novos conhecimentos sejam adquiridos. É importante que o gestor esteja sempre se especializando e ofereça capacitação contínua aos seus colaboradores e lideranças.

Uma mudança de mentalidade talvez seja necessária, privilegiando a colaboração criativa e o aprendizado mútuo e multifocal, para permitir que novos conhecimentos sejam desenvolvidos no cerne da organização. Isso colocará a empresa em outro patamar.

Siga o fluxo da mudança

Não tenha medo do crescimento da empresa. Muitos gestores paralisam diante de tanto crescimento. Siga o fluxo, apostando em planejamento e determinando quais serão as novas etapas do negócio. Um pouco de paciência também ajuda neste sentido.

Veja também: Retenção de talentos: conheça 8 boas práticas

Gostou das dicas sobre expansão da empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau