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Demissão de funcionários: como fazer? Saiba mais!

A demissão é um momento muito delicado no ambiente de trabalho, principalmente porque muitas pessoas podem ter uma ideia errada de que a situação é difícil apenas para o profissional que está sendo dispensado. Do ponto de vista da empresa, para o gestor, ter de demitir um colaborador também não é tarefa fácil, apesar de necessária, afinal faz parte de suas atribuições.

Contudo, investir no respeito e na empatia pode tornar a conclusão desse momento um pouco mais leve, por mais desagradável que ele seja. 

Com isto em mente, selecionamos abaixo algumas dicas para que a demissão do funcionário seja feita de forma equilibrada e adequada à situação. Acompanhe!

O que ser considerado antes de informar a demissão?

Planejar o desligamento de um colaborador é tão importante quanto a preparação para novas contratações, por exemplo. Assim, antes de mais nada, o gestor precisa avaliar como a dispensa do profissional em questão vai afetar a rotina da sua equipe e também da empresa, para tomar as medidas necessárias, as quais impactem as áreas o menos possível.

Independentemente do motivo que levou o gestor a demitir um colaborador, há alguns fatores a serem pensados no momento de informar a decisão. Veja a seguir:

Documentos Admissionais

Antes de informar ao colaborador

Depois de avaliar detalhadamente a situação entre empresa e o trabalhador, e optar por seu desligamento, o gestor deve se preparar para dar a notícia. Para isso, leve em conta o seguinte:

1. Se possível, não deixe que a demissão pegue o empregado de surpresa

Quando o profissional está sendo demitido por baixo desempenho, esse fato não deve ser uma surpresa para ele: antes de qualquer movimento, o mesmo deve ser notificado de que o resultado do que está sendo feito por ele não atende às expectativas da empresa.

Somado a isso, é função dos líderes acompanharem de perto seus liderados, para examinar todas as áreas — e profissionais —  que precisam de aprimoramento, e oferecer o suporte necessário para que uma mudança seja aplicada, antes de que decisões mais extremas sejam executadas.

Esse tipo de feedback, muitas vezes, nem precisa ser super formal, mas deve permitir que os colaboradores tenham tempo para melhorar e se reorientar.

1. A hora certa para dar a notícia da demissão

A partir do momento que se torna ciente de que está demitido, a pessoa dificilmente conseguirá se concentrar em desempenhar qualquer tarefa. Por este motivo, dependendo do motivo e do contexto geral, evite demitir alguém logo no início do expediente.

Obviamente não há um horário mais adequado para informar ao colaborador que ele não faz mais parte da empresa. No entanto, a situação fica menos desconfortável se, ao receber a notícia, ele puder sair do ambiente de trabalho.

Neste sentido, é válido aguardar até o final do dia, quando todos da equipe, ou pelo menos a maioria, já tiver ido embora.

Além disso, ofereça a possibilidade ao mesmo de se encontrar um outro dia com os seus colegas, para poder se despedir. Isto pode demonstrar respeito ao colaborador que está sendo demitido.

2. Marque uma reunião em um local discreto da empresa

A demissão deve acontecer em um ambiente privado em que estejam presentes apenas o colaborador e o gestor. Portanto, se preferir, marque uma reunião com data e horário definidos para comunicar o desligamento.

Não delegue a responsabilidade de dar a notícia ao colaborador para outro líder ou superior direto. Como gestor, é sua obrigação informar pessoalmente e de forma respeitosa.

Além disso, tenha em mãos os próximos passos que o colaborador deverá tomar após receber a notícia. Não o deixe sem saber o que fazer, isso poderá piorar o momento.

3. Vá direto ao ponto, com transparência e educação

Já que não são boas notícias, a melhor maneira de comunicar um colaborador é simplesmente indo direto ao ponto. O prolongamento desnecessário da reunião para comunicar pode gerar ainda mais angústias.

Neste momento, a comunicação deve ser o mais clara possível para que não seja mal interpretada.

O gestor deve ser cordial, empático, porém objetivo. O pior que pode acontecer neste momento é o colaborador ficar com a impressão que o gestor está em dúvida sobre sua demissão ou de alguma forma arrependido por ter chegado à esta conclusão.

Por isso, é preciso deixar claro que, embora desagradável, a decisão de demiti-lo está correta e é irreversível.

Outro ponto importante durante o comunicado é deixar claro o motivo da decisão. Dessa forma, o gestor precisa estar com todos os argumentos que o levaram a tomar esta decisão para comunicar ao colaborador e uma forma que ele compreenda claramente o porquê está sendo demitido.

Evite críticas pesadas ou elogios vazios para amenizar o impacto da decisão. Isso só vai agravar ainda mais a situação e criar um clima de discórdia. Mas, mais uma vez, deixe claro que a decisão está tomada e é definitiva, sem se prolongar muito no assunto.

4. Comunique à empresa e aos demais colegas

Rumores no ambiente de trabalho são péssimos para a harmonia do local. Quando o rumor é sobre a dispensa de um colaborador, o clima organizacional se torna mais pesado ainda.

Portanto, não deixe que rumores fiquem passando pelas equipes. Assim que informar ao colaborador, faça um comunicado geral às outras equipes informando sobre a decisão para que não haja brechas para boatos e fofocas.

O aviso à outras equipes, além de não dar espaço para que os rumores se instalem, mostram que a empresa respeita seus colaboradores e que o mesmo tratamento que o demitido está recebendo, será dado a outro, caso outras demissões sejam necessárias.

Incentivar a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro, é uma ótima maneira de acabar com as fofocas antes mesmo que comecem.

Uma demissão é sempre uma situação desagradável, porém que ocorre de tempos em tempos. Cabe ao gestor fazer deste momento o menos desconfortável possível com suas características de líder.

Outras considerações

Quem já teve que demitir alguém, sabe como é uma situação complicada, sendo um ato marcante para todos os envolvidos. Ninguém gosta de fazê-lo. No entanto, sem eliminar funcionários improdutivos ou fazer os cortes necessários, não se pode expandir os negócios. 

Neste contexto, esperamos que este artigo tenha orientado da melhor forma possível sobre como realizar essa demissão com sabedoria e delicadeza.

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