Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
controle de ponto para pequenas empresas

Controle de ponto para pequenas empresas

O controle de ponto para pequenas empresas tem a missão de garantir mais tranquilidade às suas relações trabalhistas, mesmo se tratando de um negócio que possui, naturalmente, um número baixo de colaboradores.

Neste contexto, inclusive, sabemos que gerenciar uma PME pode ser uma tarefa cheia de altos e baixos. No entanto, com preparo e conhecimento qualquer profissional é capaz de conquistar excelentes resultados. Além disso, é a partir da “ajudinha” da tecnologia que também se torna possível minimizar alguns problemas, contornando as dificuldades e encontrando soluções inovadoras.

E é sobre isso que iremos falar neste artigo. Acompanhe!

reembolso de quilometragem

Antes, entenda um pouco mais sobre a evolução do controle de ponto 

O controle de ponto é obrigatório para empresas com 20 ou mais empregados, isso seguindo o que determina a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). E, neste sentido, para atender melhor às demandas e ajudar os empregadores a cumprirem o que prevê a legislação, soluções de ponto eletrônico foram criadas, principalmente como alternativa aos métodos mais antigos — é o caso do ponto manual e mecânico, por exemplo.

O crescente interesse de empresas em seguir essa mudança levou à sua regulamentação, no ano de 2009, por meio da Portaria 1510 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). 

Não suficiente, pouco tempo depois, em 2011, a portaria 373, também conhecida como a lei do ponto eletrônico, foi estabelecida para que as organizações pudessem ter uma liberdade ainda maior na hora de escolher um método de gestão da jornada de trabalho. O controle de ponto para pequenas empresas — e principalmente para as grandes — passou a ser permitiu também de maneira digital. Sendo, inclusive, um dos dispositivos mais eficientes e seguros para realizar esse controle.

Vamos falar mais sobre isso a seguir. 

Por que o sistema digital é o melhor método de controle de ponto para pequenas empresas?

Como já sabemos, a era digital facilitou muito as rotinas de todas as empresas. Isso se entende também a forma de fazer a gestão de horas trabalhadas por meio do controle de ponto. Erros, retrabalhos, tempo gasto em excesso e até esquecimento são driblados com o uso das inovações tecnológicas. O registro de ponto também passou por modernizações ao longos dos anos,  e hoje apresenta recursos que são altamente favoráveis para a gestão de pessoas nas PMEs.

Ou seja, já deu para entender que se o desejo é ter um RH estratégico mesmo em uma pequena empresa, o controle de ponto digital é o melhor método.

  • Vantagens oferecidas:

1. Gerenciamento adequado do negócio

Uma gestão com foco em resultados e em pessoas é fundamental para as pequenas e médias empresas. Desta forma, planejamento e controle financeiro, estratégias de marketing, práticas relacionadas ao capital humano, inovação e busca de novas oportunidades, devem fazer parte do cotidiano dos empresários. 

A falta de profissionalização na administração, também pode causar problemas trabalhistas, tributários, fiscais e contábeis. Por falta de conhecimento ou de uma assessoria adequada, os controles, recolhimentos e pagamentos são realizados de forma equivocada, podendo colocar em risco a saúde financeira do negócio

Por isso o controle de ponto para pequenas empresas é tão importante para o sucesso da PME, bem como escolher uma ferramenta que atenda a todos os itens que citamos acima, como o aplicativo do Oitchau.

2. Traz segurança judicial

Um sistema digital é a forma mais segura de proteger-se contra processos trabalhistas. Todas as entradas e saídas do funcionário são armazenadas, sem a possibilidade de exclusão ou alteração de dados. Dessa forma, os registros de ponto tornam-se provas em processos judiciais por horas extras, por exemplo.

O cartão de ponto manual, muito usado nas pequenas empresas, é facilmente contestado no tribunal, pois pode ser falsificado ou adulterado com facilidade. Já o controle de ponto digital fornece provas geradas de forma totalmente automatizada, com riscos muito baixos, quase inexistentes de erros.

3. Gestão mais assertiva da empresa

Para que o gerenciamento seja realmente eficaz, é necessário centralizar as informações e gerar relatórios gerenciais seguros e confiáveis. Esse tipo de controle colabora muito para monitoramento dos dados em tempo real para se obter as informações e indicadores de desempenho, facilitando as análises críticas e a tomada de decisões.

4. Economiza tempo

O controle eletrônico de ponto, especialmente em sistemas digitais, automatiza processos mais voltados para RH mesmo em uma empresa pequena. A relação de faltas e horas extras, por exemplo, fica disponível no sistema, no formato de relatórios. Dessa forma, é possível contabilizar com rapidez todas as informações necessárias para calcular o pagamento dos profissionais.

Além disso, o controle de ponto para pequenas empresas feito de forma online não está sujeito ao erro humano, seja de digitação, de cálculo ou por simples esquecimento. Erros tomam tempo e recursos da empresa, e ainda podem gerar desconforto entre a mesma e os seus colaboradores.

5. O controle de ponto para pequenas empresas reduz custos a longo prazo

O custo benefício de um sistema de ponto digital faz com que ele seja a melhor alternativa para as pequenas empresas. A longo prazo, ele ajuda a reduzir gastos com horas extras e processos judiciais. Ao economizar tempo e auxiliar na gestão de pessoal, o controle de ponto também contribui para os resultados da empresa, tornando-a mais produtiva.

No caso do ponto biométrico, é preciso investir em um equipamento, que pode precisar de manutenção eventualmente. Já no ponto digital, a empresa disponibiliza um tablet para que os colaboradores façam seus registros diários, ou o programa pode ser instalado no smartphone de cada profissional. Dessa forma, não há custos de implantação, é cobrada apenas uma mensalidade da empresa.

Controle de Ponto

Oitchau é o controle de ponto para pequenas empresas

Como você percebeu, a marcação de ponto também pode ser feita com o auxílio das inovações tecnológicas, afinal a transformação digital veio para facilitar processos que antes eram difíceis, repetitivos e burocráticos. Por isso, vale a pena investir em tecnologia para que seja possível focar ações realmente relevantes para a produtividade da empresa.

E, agora que você já sabe qual é a ferramenta mais adequada de controle de ponto para pequenas empresas e quais são as suas vantagens, entenda mais sobre o aplicativo que economiza tempo e dinheiro.

O Oitchau é um sistema de controle de ponto digital seguro, disponível via aplicativo e web: a plataforma possui integrações com REP e sistemas de folha de pagamento, que permitem a classificação das marcações de ponto dos colaboradores durante a jornada de trabalho (entrada, saída e pausas), e também disponibiliza o acesso a essas informações em tempo real.

Conheça o Oitchau e tenha à disposição um sistema de gestão de horas mais intuitivo,  completo, seguro e econômico do mercado!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau