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5 competências que todo profissional de RH deve ter

Existem competências que todo profissional de RH deve ter, pois são indispensáveis à execução das atividades do dia a dia do setor.

Elas se referem justamente às habilidades e conhecimentos indispensáveis no trabalho de gestão de pessoas, em que as atividades ocorrem com elas e para elas.

Aqui entram tanto as hard skills quanto as soft skills, pois envolvem conhecimentos objetivos e subjetivos. Para saber quais são as principais, continue lendo e veja 5 delas!

Conheça 5 competências indispensáveis para o profissional de RH

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Abaixo nós separamos 5 competências que são cruciais para os colaboradores que trabalham com a gestão de pessoas.

Elas variam em relação ao conhecimento objetivo e subjetivo, mas todas são indispensáveis para um bom trabalho de desenvolvimento de projetos e de pessoas.

Confira cada uma delas, veja como funcionam e como impactam no trabalho do RH. 

1. Capacidade analítica

Uma das principais habilidades que um colaborador do RH deve ter se refere à capacidade analítica. Ela se revela na possibilidade de analisar com cuidado o ambiente ao redor.

Essa análise, é claro, não se dá de qualquer forma. Ela considera dados e informações que são colhidos dentro da empresa e que permitem uma visão ampla das estratégias.

Portanto, essa capacidade envolve o acesso aos dados, a leitura deles e o entendimento de como eles impactam na empresa.

Essa capacidade analítica necessária ao colaborador do RH é importante para alinhar planos e estratégias, assim como para se antever a problemas.

Considere, por exemplo, que a diretoria da empresa possui um plano que impactará no dia a dia dos colaboradores.

O RH não pode ser um agente passivo aqui. Com base em todos os dados que ele possui, deve analisar como esse novo plano afetará na saúde, desenvolvimento e engajamento.

Também, deve estudar outros impactos e reflexos indiretos, eventuais problemas que podem surgir e qual é o saldo positivo das ações.

Por isso, é indispensável que o profissional do RH tenha capacidade de análise, assim como acesso aos dados e saiba como lidar com eles e como ler e estudar relatórios.

Não por acaso, aliás, uma das competências do futuro do RH se refere ao People Analytics, que justamente se volta à junção e análise de dados com auxílio de inteligência artificial.

2. Flexibilidade e adaptabilidade

Outra das competências que um colaborador de RH deve ter é a de flexibilidade e adaptabilidade.

Isso se resume em uma palavra amplamente difundida nos últimos anos: a resiliência. Ou seja, a capacidade de se adaptar em diferentes cenários.

Uma vez que o profissional de RH trabalha com pessoas e que elas são seres inconstantes, é preciso ter em mente que essa capacidade será colocada em prática constantemente.

Erros e problemas diários acontecem nas empresas. Imprevistos, assim como riscos, se materializam diariamente.

Portanto, cabe ao RH e aos seus profissionais saber como se adaptar para resolver a situação sem que isso afete a empresa.

Além disso, o RH também precisa saber rever suas ações. Uma estratégia não deu certo? Esteja preparado para suspendê-la para substituí-la ou adaptá-la conforme necessário.

Ainda, é importante destacar que a própria noção de trabalho e de forma de prestação de atividades passa por uma constante flexibilização. Veja exemplos:

  • Adoção do home office;
  • Horários flexíveis;
  • Contratação por atividade e não por jornada, etc.

3. Conhecimento tecnológico

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Continuando com a nossa lista de competências indispensáveis ao colaborador do RH, temos o conhecimento tecnológico.

Foi-se o tempo em que o departamento de recursos humanos se resumia ao preenchimento manual de dados, cálculos de cartão ponto e relatórios burocráticos.

O setor é o principal responsável pela gestão de pessoas, por promover o bem-estar do colaborador, seu desenvolvimento, manter a produtividade e desenvolver a imagem de empresa-modelo.

Para isso, é indispensável que a empresa tenha acesso à tecnologia de qualidade, com softwares e ferramentas que facilitem o seu trabalho.

O colaborador do RH deve estar preparado para trabalhar com essas ferramentas.

Por exemplo, ao adotar um controle de ponto digital de jornada, o RH deixa de ter tarefas burocráticas como:

  • Elaboração manual dos holerites;
  • Conferência manual de cálculos de horas extras e banco de horas;
  • Recebimento pessoal de atestados médicos;
  • Colhimento presencial de assinaturas, etc.

Tudo isso ocorre automaticamente dentro de um sistema. Aos colaboradores do setor, então, disponibiliza-se tempo para projetos mais importantes e que precisa deles.

Dentro desse exemplo, note que hoje softwares modernos como o da Oitchau cumprem os requisitos do cartão de ponto ao mesmo tempo em que melhoram a gestão de horas.

Por outro lado, não há como substituir os colaboradores quando o assunto é o desenvolvimento de projetos de gestão de pessoas, certo?!

4. Inteligência emocional

A inteligência emocional é uma das soft skills mais famosas e importantes do momento e cuja importância somente tende a crescer.

Ela é uma das competências indispensáveis ao colaborador de RH na medida em que é ela que lhe permite lidar com pessoas, emoções, sentimentos, dissabores, etc.

Afinal, ao lidar com a gestão de pessoas, o colaborador do RH lidará, necessariamente, com pessoas.

E elas são seres complexos que reagem sentimentalmente a fatos, passam por dificuldades na vida social e familiar que refletem no trabalho e que requerem empatia.

O profissional do RH deve saber como se posicionar, como lidar com problemas e como se colocar no lugar das pessoas cuja gestão realiza.

5. Criatividade

Fecha nossa lista de competências indispensáveis ao colaborador do RH a criatividade. Ela é importante justamente por permitir que ele encontre soluções para o dia a dia.

O desenvolvimento de novos projetos, assim como o ajuste deles de acordo com os resultados desejados, depende do pensamento criativo.

Isso, é claro, sem se tirar um olho da realidade, pois de nada adianta o colaborador ter planos grandiosos que se limitam ao mundo das ideias.

Portanto, o profissional de RH deve praticar diariamente a sua criatividade e o pensamento criativo, que fazem toda a diferença dentro da sua rotina de trabalho.

Com essas competências, então, o colaborador conseguirá realizar as atividades de trabalho diárias sem problemas e com sucesso.

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