Imagem mostrando um computador sobre uma mesa de madeira que está tratando sobre benefícios customizados para home office

Benefícios customizados para home office: como definir?

A adoção crescente do trabalho remoto requer a definição de benefícios customizados para home office. Trata-se de um modo diferente de prestar serviços e, também requer vantagens específicas.

Contudo, é natural que haja confusão no momento de determinar quais seriam os melhores benefícios.

Na conta entra o potencial pagador da empresa, bem como as leis e o que realmente pode fazer diferença no dia a dia dos trabalhadores.

Por isso, hoje reunimos uma série de informações importantes para que a sua empresa estabeleça vantagens para trabalhadores em home office de modo que realmente traga bons frutos.

Continue a leitura e confira.

Benefícios customizados são importantes no home office

Imagem com uma pessoa trabalhando com benefícios customizados para home office

Os trabalhadores em home office não perdem o direito a benefícios previstos em lei. Portanto, a eles cabe o recebimento de salário, horas extras (no caso de contrato por jornada e não por atividade) e outros auxílios pagos aos demais colaboradores.

Contudo, note que o vale-transporte não faz sentido nesse caso. Afinal, o home office se ilustra por ser passível de execução                           na casa do trabalhador, dispensando a necessidade de gastos com deslocamento.

Por outro lado, o vale refeição deveria continuar sendo pago, assim como benefícios previstos em lei como 13° salário e adicional de férias.

A exclusão de benefícios somente poderia se dar para aqueles cujo recebimento se relacione com o trabalho exclusivo na sede empresarial. Por outro lado, em razão da natureza do trabalho remoto, ele também pode ter benefícios exclusivos.

Considere, por exemplo, que quem trabalha na empresa não precisa gastar energia elétrica de sua casa ou ter uma boa conexão com a internet residencial. Afinal, ele consome essa energia e conexão na própria corporação.

Já quem presta serviços remotos e em home office vê sua fatura de energia elétrica subir em razão do consumo dela para atividades profissionais. Além disso, consome mais internet e passa a necessitar de mais megas no contrato.

Diante de tudo isso, torna-se claro que há necessidade de estipular benefícios customizados para quem trabalha remotamente. Isso não cria uma falta de equidade com os demais colaboradores, uma vez que leva em consideração a natureza e execução reais das altividades.

Como determinar benefícios customizados no home office?

New call-to-action

Quando falamos em determinar benefícios para quem trabalha remotamente existem algumas questões que merecem reflexão? Separamos elas abaixam, confira.

Entenda as necessidades dos seus colaboradores

Em primeiro lugar, é importante que os benefícios reflitam as reais necessidades dos colaboradores. Por exemplo, eles necessitam de conforto para prestar as atividades. Diante disso, a empresa pode conceder materiais de escritório e mobiliário para ele.

Esse é um benefício interessante e faz toda a diferença no bem-estar do trabalhador e na produtividade. Por outro lado, existem benefícios que não fariam nenhum diferença aqui. Ou que parecem importantes mas não impactam os colaboradores.

Saiba a capacidade financeira da empresa em oferecê-los

Outro ponto importante antes de determinar benefícios customizados no home office é saber da capacidade financeira da empresa. Afinal, ela irá bancar auxílios. Por isso, precisa conseguir custeá-los.

Nesse sentido, é interessante contabilizar quantos colaboradores trabalham ou trabalharão de maneira remota. Também, quais os benefícios que seriam interessantes e quanto custariam à empresa.

A partir disso é possível entender como a corporação pode beneficiar os colaboradores sem que isso se torne um prejuízo para ela.

Convide os colaboradores a participarem do desenvolvimento dos benefícios

O terceiro passo para a estipulação de benefícios customizados para o home office envolve escutar os colaboradores. Isto é, convidá-los a participar da determinação de vantagens trabalhistas.

Uma vez que eles é que serão os beneficiários, é importante ouvi-los para identificar suas dores e as soluções disponíveis. De nada adianta elencar benefícios caso eles não impactem os beneficiários.

Somente são benefícios a partir do momento em que realmente podem fazer diferença na vida dos colaboradores. Isto é, que facilitem o dia a dia deles, seja em horário de trabalho ou não.

Assim, é de suma importância abrir o diálogo para esses colaboradores de tal modo que eles realmente façam parte da estipulação desses aspectos que os impactam diretamente.

Veja alguns benefícios customizados que podem ser aplicados no home office

Imagem com uma pessoa trabalhando com benefícios customizados para home office

Por fim, confira algumas ideias de benefícios que são importantes no home office e podem impactar positivamente a sua empresa.

Bolsas para cursos online

Uma ótima ideia de benefícios customizados para o home office é custear bolsas de estudo para cursos online. Esses cursos podem ser tanto graduações ou especializações no ensino à distância (EaD) quanto cursos livres.

Nessa hipótese a sua empresa pode fazer parcerias com plataformas de cursos, de forma a comprar pacotes que disponibilizem vários cursos para os colaboradores. 

Dar liberdade a eles de escolher o que querem aprender também é interessante. Igualmente o é considerar não apenas cursos relacionados à profissão, mas também outros que sejam do interesse particular dos indivíduos.

Vale-internet

Outra boa ideia para benefícios customizados para home office é o vale internet. Aqui nos referimos a uma ajuda de custo para custear os gastos com a conexão de internet necessária à prestação de serviços.

Flexibilização de horários

A flexibilidade de horários caminha com o home office. Contudo, nem todas as empresas a adotam. Caso a natureza das suas atividades permita tal adoção, não pense duas vezes: aposte nela.

Afinal, com a entrada da geração Z no mercado de trabalho há cada vez mais atenção para a flexibilidade e liberdade de uso do tempo. O trabalhador.

Então, pode escolher os horários em que rende mais, bem como se ausentar eventualmente para resolver questões pessoais, trabalhando, depois, em horários alternativos.

Concessão de equipamentos eletrônicos

A concessão de aparelhos eletrônicos também faz parte dos benefícios possíveis para home office. Aqui eles podem ser encarados como ajuda de custo ou como vantagens adicionais. Eles envolvem computadores, tablets e celulares, dentre outros.

Outros benefícios

Por fim, sua empresa também pode apostar em outros benefícios. Por exemplo, assinaturas em clubes de livros ou parcerias com academias. Igualmente, concessão de acesso a plataformas de jogos online e outras questões de lazer podem ser bem interessantes.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau