BPO financeiro

BPO financeiro: o que é? Como pode ajudar na sua empresa?

Como a sua empresa cuida das finanças? Elas são parte essencial do dia a dia e o BPO financeiro pode ser uma solução! Ele, afinal, pode garantir a organização das finanças, bem como o cumprimento das obrigações que as acompanham.

Abaixo, saiba mais sobre ele, como funciona, para que serve e quais são os seus benefícios. Dessa maneira, confira se ele serve para sua empresa e quais são as vantagens disso!

Sumário

O que é BPO financeiro?

BPO financeiro

BPO é uma sigla da língua inglesa. Significa “Business Process Outsourcing”. Ele se refere à terceirização da gestão de algo. Nesse caso, então, dos cuidados com as finanças e tudo o que as envolve. Isto é, parte contábil, de impostos e taxas e pagamentos e recebimentos.

Nesse caso, então, é como se houvesse a terceirização de um setor inteiro. Afinal, a partir da adoção do BPO financeiro não é necessário que você promova esforços dentro da empresa a fim de constituir um departamento, escolher os colaboradores para isso, capacitá-los e fiscalizar o trabalho deles.

Portanto, o BPO se baseia na contratação de uma outra empresa ou profissional para que eles, de forma autônoma, realizem os trabalhos de todo um setor ou departamento. Nesse caso, então, do financeiro.

Para que serve o BPO financeiro?

Ele serve justamente para realizar, em favor da sua empresa, atividades que são essenciais para ela. No caso do BPO financeiro, então, serve justamente para garantir que haverá o cumprimento das obrigações financeiras da sua empresa.

Por isso, quando falamos nesse BPO  estamos nos referindo à terceirização completa de atividades do setor financeiro. Portanto, a empresa ou profissional autônomo que passa a ser responsável por eles assume uma série de responsabilidades.

Por exemplo, assume toda a parte da gestão financeira, as rotinas contábeis e os deveres tributários. Assim, engloba as seguintes atividades:

  • Agendamento de pagamentos;
  • Análise de indicadores;
  • Controle de contas a pagar;
  • Controle de contas a receber;
  • Conciliação bancária;
  • Demonstrações financeiras;
  • Elaboração do fluxo de caixa;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Identificação e validação de documentos;
  • Promoção de cobranças;
  • Recolhimento de impostos e outros tipos de taxas.

Portanto, são várias as atividades que deixam de caber aos colaboradores da empresa e são terceirizados para outra empresa ou outro profissional.

Quais são as vantagens do BPO financeiro?

BPO financeiro

Abaixo, então, conheça quais são as vantagens de apostar na terceirização do setor e de suas atividades de modo a passá-las para um profissional ou empresa independente. Assim, veja se o BPO é para você!

Deixe as finanças nas mãos de especialistas

Primeiramente, ao adotar o BPO financeiro você garante que todas as obrigações financeiras da sua empresa estarão em mãos de especialistas. Afinal, quando você contrata um profissional ou empresa, estará contratando alguém que é especializado na área.

Note, então, que a capacitação desses profissionais não cabe a você, pois faz parte dos serviços que são prestados para você. Ainda, garante que as atividades sempre estarão em boas mãos.

Garanta o cumprimento de todas as obrigações financeiras, contábeis e tributários

Outro ponto importante, sem sombra de dúvida, é que o BPO financeiro permite que as atividades e obrigações financeiras da sua empresa estarão sempre em dia. Dessa forma, evite complicações com a justiça por descumprimento dos seus deveres.

Economia

Adotar o BPO financeiro pode ser bastante econômico para sua empresa. Afinal, considere que com isso você deixa de ter a obrigação de contratar colaboradores para o setor financeiro. 

Igualmente, livra-se de outros gastos próprios da estrutura necessária para que as atividades sejam prestadas. Por exemplo, de montar um setor, o que exige móveis e ferramentas como computador; igualmente, dos gastos de dia a dia com consumo de energia.

Isso sem contar que toda a empresa deve ter uma adaptação para incluir mais colaboradores que acompanham um departamento. Por exemplo, estruturas de espaço no geral, banheiros e cozinha.

Ou seja: montar e manter um departamento dentro da sua empresa gera muitas despesas. E isso é válido para qualquer um dos setores, inclusive para o financeiro. Dessa maneira, o BPO financeiro se mostra como uma alternativa.

É claro que a contratação de um profissional autônomo ou empresa que presta serviços de terceirização demandarão gastos. Porém, ao colocar tudo na ponta do lápis optar por terceirizar sai mais barato.

Ajuda empresas de pequeno porte

Ainda, o BPO financeiro é extremamente interessante para empresas de pequeno porte. Afinal, permite o cumprimento das obrigações sem que isso exija a criação de um setor que muitas vezes não terá sequer atividades para todo o mês!

Como contratar um profissional ou empresa para BPO financeiro?

Hoje são diversos os profissionais e as empresas que prestam esse tipo de serviço para outras empresas. Com isso, garantem o cumprimento de deveres financeiros, tributários e contábeis que cabe ao cliente.

Para contratar, então, são necessários alguns cuidados. Por exemplo, é necessário garantir que os profissionais que se responsabilizarão pelas finanças da sua empresa tenham experiência e conhecimentos na área.

Ou seja, precisam ser capacitados de modo que saibam prestar o que a sua empresa necessita, com qualidade e os cuidados corretos. Dessa forma, procure por referências do mercado e busque o máximo de informações sobre a empresa ou o profissional.

Para isso, conte com indicações de conhecidos que eventualmente já adotem esse tipo de serviço. Igualmente, analise redes sociais, bem como informações presentes no resumo que o Google traz.

Saiba onde está a empresa, se existem processos e reclamações contra elas e qualquer outra coisa que dê alguma evidência sobre riscos de golpes ou furadas. Com isso, você faz uma escolha consciente e que realmente ajudará sua empresa.

Ainda, garanta que a empresa ou profissional preste todos os serviços financeiros, contábeis e tributários dos quais você necessita. Isto é, contrate um pacote completo e evite fazer negócios com empresas que fazem apenas parte dos serviços.

Concentrá-los todos em um só lugar e com um responsável e a melhor opção para a organização. Dessa forma, com essas dicas você pode adotar o BPO financeiro e todos os benefícios que ele oferta!

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau