Competências profissionais

Competências profissionais: veja as 10 mais buscadas em 2022

Quais são as 10 competências profissionais mais buscadas em 2022? O fim do ano se aproxima e o RH deve estar preparado para isso. E um dos pontos que deve estar sob a sua atenção é justamente as habilidades que mais se destacam no mercado.

Isso é importante por uma série de motivos. Primeiramente, para saber como a sua concorrência está atuando e o que busca nos colaboradores. Igualmente, para saber como novas habilidades impactam a sua área e nicho de atuação.

Ainda, isso é interessante para que a sua empresa possa se manter sempre moderna e em dia com as principais demandas do mercado. Isso a permite desenvolver melhor as competências que se mostram, hoje, mais interessantes. Confira, abaixo, quais são.

Sumário

Conheça as 10 competências profissionais mais buscadas em 2022

Competências profissionais

Assim como vários outros setores da sociedade, as habilidades profissionais mudam com o passar dos tempos. Não apenas se alteram, mas também ganham novos valores mediante a alteração do interesse que geram.

Por exemplo, note que nos anos 1990 saber datilografar e se preparar para a popularização da internet era algo que poderiam destacar um profissional. Hoje, contudo, são consideradas questões básicas e não como diferenciais.

Os diferenciais mudam de acordo com as necessidades do mercado e com as mudanças de como a sociedade se relaciona entre si e com os produtos. Assim, de tempos em tempos novas competências e habilidades ganham mais destaque.

Conheça, então, as 10 que mais se destacam no que diz respeito ao mercado atual. Assim, saiba quais são as habilidades mais interessantes para as empresas para 2022 e prepare-se para o futuro.

Criatividade será uma das competências profissionais mais buscadas

A inovação é essencial e para que ela seja possível a criatividade é indispensável nos profissionais. Por isso, essa é uma das habilidades mais buscadas em 2022. 

Note que muitas vezes os colaboradores e equipes se depararão com novos desafios. Sendo eles novos, também necessitam de novas soluções. Da mesma forma, somente com a criatividade é possível pensar em estratégias para evitar tais problemas.

A criatividade é importante em uma seara gigantesca de questões. O que deve ficar claro é que é somente com ela que a empresa pode crescer e desenvolver-se para além do lugar comum. Lembre-se de que ficar no lugar de conforto não é uma opção.

Liderança

Ainda, os colaboradores devem demonstrar capacidade de liderança. Isto é, de realmente delegarem funções, darem assistência para outras pessoas da equipe que tenham dúvidas e saber se comunicar.

Inteligência emocional

A inteligência emocional diz respeito ao controle das emoções no dia a dia. Ou seja, é a capacidade de se respirar e digerir uma informação sem que antes haja qualquer reação meramente emotiva e sem raciocínio prévio.

Ter inteligência emocional com certeza é uma das habilidades mais buscadas em 2022. Afinal, é ela que permite que as relações se desenvolvam de maneira mais orgânica e respeitosa. Igualmente, impede que emoções – geralmente geradas por influências externas – atrapalhem no dia a dia da empresa.

Tolerância

O poder de exercer a tolerância também está entre as habilidades mais buscadas em 2022. Considere que hoje vivemos em um cenário que se ilustra pela polarização. Isso ocorre não apenas em relação à política, mas aos conceitos e ideais.

É extremamente importante que os colaboradores que compõem a sua empresa saibam como lidar com opiniões e visões diferentes, que tenham tolerância com a diferença.

Aqui, ainda, entram as questões relacionadas à empatia, que se revela na capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa para entender porque age de algum modo ou porque pensa algo.

Flexibilidade

Ser flexível também está entre as habilidades e competências mais buscadas em 2022. Ela sempre teve seu valor, mas se mostrou ainda mais importante a partir de 2020, quando as empresas rapidamente tiveram que se adaptar ao cenário imposto pela pandemia.

Por isso, a capacidade de se adaptar a diferentes cenários que se revela pela flexibilidade ganhou ainda mais destaque como habilidade profissional.

Poder de persuasão

Não apenas os líderes, mas os profissionais, no geral, devem ser persuasivos no dia a dia profissional. Afinal, eles precisam vender o peixe da sua empresa, não é mesmo? E isso só é possível quando sabem ser persuasivos.

Aliás, muitas pessoas acreditam que essa capacidade somente é importante para quem trabalha na equipe de vendas ou possui papel de liderança. Contudo, isso não é verdade, uma vez que essa habilidade ganha destaque em inúmeras situações.

Um bom exemplo é a persuasividade dos profissionais do RH. Somente quando eles a têm poderão vender a empresa e as vagas em aberto para os profissionais do mercado de modo a atrair os melhores talentos.

Uso e controle de tecnologias imprescindível nas buscas por competências profissionais

A modernidade anda lado a lado com a tecnologia e, por isso, saber como usá-la, estar em dia com as novidades e ter controle das ferramentas é algo que se tornou indispensável. Pelo menos no que diz respeito aos programas e ferramentas básicos.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é outra das competências mais buscadas em 2022. Ele se revela na capacidade de alguém em analisar uma situação com base nas informações que tem em mãos e, a partir disso, emitir uma opinião própria.

Esse pensamento é importante para demonstrar a independência intelectual do colaborador, o que influencia de maneira direta no momento de tomar decisões, propor soluções e desenvolver os serviços no dia a dia.

Iniciativa

A iniciativa é uma daquelas habilidades que ano após ano continua sendo importante. Afinal, ela se revela na proatividade, na capacidade do trabalhador buscar novas soluções para um problema ou se apresentar para ajudar outras pessoas a resolvê-lo.

Sem, a iniciativa a criatividade e o pensamento crítico de nada valem. Somente ela é capaz de colocá-los em prática.

Aprendizado ativo

Por fim, a última das competências profissionais mais buscadas em 2022 corresponde ao aprendizado ativo, que é a habilidade de um colaborador em se desenvolver sobre um assunto que afeta seu serviço.

Assim, ele busca, de forma não passiva, compreender mais sobre o assunto, de modo que o aprendizado captado se reflita no dia a dia do seu trabalho.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau