workshop, pessoas reunidas

Workshop corporativo: descubra tudo sobre seus benefícios

Oferecer treinamentos, palestras e workshop corporativo aos colaboradores, é uma maneira de contribuir com o desenvolvimento pessoal e profissional da equipe. Para que desta maneira possa agregar mais qualidade a empresa.


Mas como produzir um workshop de maneira adequada e que realmente agregue valor no cotidiano empresarial?

Reunimos diversas informações que vão ajudar você a melhorar as práticas de workshop da sua empresa, além de destacar os principais benefícios de oferecê-lo. Confira!

O que é workshop corporativo?

 

É um formato de curso e treinamento diferenciado, que consiste em algumas horas ou dias com prazos mais curtos, destinados a alguma área de conhecimento e ensino prático.

Durante o workshop são realizadas palestras, rodas de conversas e principalmente atividades práticas, para trabalhar o desenvolvimento e as habilidades dos colaboradores, que em sua maioria costumam ocorrer de modo presencial.

Serve como um grande motivador para a equipe, que enxergará uma grande oportunidade de melhorar o seu plano de carreira e adquirir novas competências através do workshop corporativo oferecido pela empresa.

Como fazer workshop corporativo?


É necessário pensar na organização antes de realizar o workshop corporativo, para que não haja conflitos e uma reação contrária dos colaboradores com o evento, o foco deve ser sempre a temática e a boa experiência do time.

  • Comece pelo começo

    Sim pode parecer clichê, mas é a mais pura verdade, inicie por um planejamento, para depois programar um cronograma e se reunir com os colaboradores dores para explicar a proposta.

  • Envolva os colaboradores

    Ninguém melhor que a própria equipe para saber o que precisam nos processos diários, eles são os principais indicativos das necessidades e mostrarão qual o melhor caminho para se seguir e escolher na construção do workshop.

  • Escolha uma área de especialização:

    Isso irá contribuir para que  RH busque um especialista no setor escolhido, para que haja mais aprofundamento e conhecimento para apresentar, além de facilitar no direcionamento do workshop e no entendimento dos colaboradores.

  • Nível de dificuldade

    É importante saber quais são os níveis dos colaboradores no assunto escolhido, para que não seja passado um conteúdo que eles não compreendem e nem algo muito abaixo do nível de conhecimento deles, pois isso pode desmotivá-los.

  • Definir local

    Se for presencial, vale pensar no investimento em um espaço, que já receba os colaboradores com tudo pronto para o workshop. Mas caso a própria empresa deseje organizar, deve levar em consideração:

    – Número de colaboradores que irão participar, para isso promova uma inscrição com os interessados;

    – Número de cadeiras, mesas, se terá coffee break, entrega de mimos, premiações, certificação;

    – Como será custeado o meio de transporte, se será reembolso do aplicativo, acréscimo no vale transporte ou fretar um veículo.

Vale lembrar que a melhor maneira de economizar é realizar o workshop na própria empresa, pois os colaboradores já conhecem o ambiente e podem ajudar na organização do espaço, assim o palestrante vai até vocês e realiza a apresentação, sem muitos esforços e gastos.

Quais os benefícios de organizar o workshop corporativo?

Os principais benefícios do workshop corporativo, é que ele pode ser feito de colaboradores para colaboradores, como de gestão para colaboradores, de contratados para toda a equipe ou da equipe para outras empresas, são muitas opções de troca de conhecimento, economia de tempo e recursos.

  • Contribui na produtividade do time;
  • Reduz o turnover;
  • Promove a retenção de talentos;
  • Melhora o plano de carreira dos colaboradores;
  • Proporciona desenvolvimento técnico;
  • Cria mais diferenciais para a empresa;
  • Disponibiliza mais oportunidades ao time;
  • Melhora na convivência do ambiente de trabalho;
  • Deixa a equipe mais motivada, autônoma e produtiva.

 

É importante promover mais interação durante as apresentações, para que os funcionários se sintam mais à vontade e participem de uma maneira mais aberta das discussões, e assim gerar comunicação mais momentânea, que tornará todo o processo mais facilitado,


Já se sente preparado para iniciar o seu workshop corporativo?

Para mais dicas, acesse o Blog da Oitchau

 

Leia também: Teste situacional: o que é, quais são as vantagens e como aplicar

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau