Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
coronavírus

Coronavírus: Principais pontos de contaminação na empresa

Muitas empresas, principalmente as que estão localizadas nos grandes centros urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, estão adotando medidas para frear o avanço e a propagação do novo Coronavírus. Uma das medidas é a adoção do trabalho remoto.

Porém, nem todas as empresas conseguem continuar suas operações em home office, principalmente aquelas que lidam direto com o público, como farmácias, supermercados entre outros. É importante que as empresas adotem medidas para assegurar a segurança e a saúde de seus colaboradores.

Uma das medidas mais importantes é a disponibilização para os colaboradores de álcool em gel em todas as dependências, com uma localização estratégica, para que a todo momento, os colaboradores estejam limpando suas mãos. Nos banheiros, disponibilizar sabão e papel toalha, para as mãos possam ser lavadas constantemente.

Mesmo estando em pleno verão, e em algumas capitais o calor é bem intenso, com altas temperaturas, porém o uso do ar condicionado precisa ser evitado, para que ocorra ventilação natural do ar por portas e janelas. O ar condicionado deve ser utilizado apenas em calor extremo.

Para os colaboradores que fazem a manipulação de alimentos, uma medida importante que deve ser adotada é o uso de máscaras descartáveis, para evitar que os alimentos sejam manipulados corretamente, seguindo todas as normativas de segurança e não sejam contaminados com gotículas. Por isso, a indicação do uso de máscaras.

Algumas empresas que não conseguem colocar 100% dos seus colaboradores em home office, estão proibindo reuniões que tenham mais do que 5 pessoas, para evitar que todos fiquem aglomerados em salas pequenas, sem circulação de ar natural. Os horários de almoços estão sendo realizados em escala (em casos de refeitórios), evitando que todos estejam aglomerados.

Por enquanto, ainda não existe uma normativa que descreve quais são as obrigações das empresas privadas para segurança dos funcionários, para o Coronavírus. No entanto, o uso do bom senso pode ser o diferencial para que seus colaboradores consigam passar por esse período em segurança.

Muitos problemas podem ser evitados, se houver colaboração de todas as partes, principalmente por parte das empresas, com a adoção de medidas importantes que garantam a segurança de todos.

Entenda quais são os principais pontos de contaminação na sua empresa pelo Coronavírus

Uma empresa é um local onde os colaboradores estão sempre se movimentando, quanto maior for a empresa, maior serão as áreas de movimentação dos colaboradores, aumentando assim as possíveis áreas de contaminação. Conheça as principais áreas e as medidas de prevenção que podem ser tomadas:

Elevador: Um dos principais pontos de contaminação pelo Coronavírus

Um dos principais pontos de atenção de uma empresa é o elevador, pois não são apenas os colaboradores que fazem isso, os visitantes, colaboradores de outras empresas, entregadores entre muitos outros. É um local de grande circulação de pessoas diariamente.

A empresa precisa estar higienizando com muita frequência com álcool todas as partes que têm maior contato com as pessoas, como os botões para chamar o elevador, o botão para selecionar o andar, espelhos, portas, corrimão interno.

Já as pessoas, não apenas os colaboradores, ao entrar no elevador, ter o mínimo de contato possível com todas as superfícies, e ao sair do elevador, procurar o ponto mais próximo com álcool ou o banheiro mais próximo para higienizar suas mãos. É importante reforçar que não deve ser feito nenhum contato com mãos nos olhos, boca e nariz.

Escadas de emergência

Assim como o elevador, as escadas de emergência recebem um grande fluxo de pessoas ao longo do dia, principalmente em casos de deslocamentos simples, com um andar de diferença, muitos colaboradores optam por utilizar as escadas.

A mesma higienização feita no elevador, precisa ser adotada também nas escadas, principalmente nos pontos de maior contato, como o corrimão. As pessoas normalmente seguram no corrimão para descer com segurança e confiança, logo acaba tendo contato.

A orientação é que se houver contato com o corrimão ou outra superfície que pode estar contaminada, lave as mãos com água e sabão, ou álcool em gel. Conforme falamos acima, evite contato com as mãos, nos olhos, na boca e no nariz.

Refeitório e Copa: Importante ponto de aglomeração e disseminação do Coronavírus

Esses são locais estratégicos de uma empresa, o refeitório é o local onde são feitas as refeições principais, mesmo em casos onde os colaboradores não tenham refeição no local. Existe uma grande aglomeração de pessoas, principalmente nos horários de refeições.

Então o primeiro passo é criar uma escala com todos os funcionários com horários alternativos, para que todos consigam fazer suas refeições, porém com o menor número de pessoas possível.

Outra medida importante é a higienização das mãos antes e depois das refeições, pois você estará manipulando objetos e alimentos, e o contágio pode ser feito a partir desses objetos. Por isso, chegou no refeitório, antes de abrir sua marmita, higienize suas mãos para depois tocar na sua marmita. Acabou sua refeição, para o mesmo processo.

Para a copa, as orientações são bem semelhantes, pois é um local que costuma ter aglomeração de colaboradores, principalmente nos horários do “cafezinho”, que costuma ser um intervalo pequeno para distrair a cabeça e colocar o assunto em dia com os companheiros de equipe.

A higienização das mãos e evitar aglomerações é o mais indicado para esse momento, não deixe de tomar o seu cafezinho e comer a sua fruta, mas evite os horários com maior concentração de pessoas, crie hábitos alternativos nesse momento.

Relógio de ponto: Ponto de contato de todos os colaboradores

A maioria das empresas hoje em dia estão utilizando o ponto biométrico, ficou mais simples para as empresas e para os funcionários realizar o controle do ponto. Porém, é um dispositivo que todos os funcionários têm acesso e colocam os dedos para fazer a marcação do ponto.

Tornando o relógio de ponto com uma das principais formas de contaminação dentro de uma empresa. É importante que as empresas tenham em mente, que as medidas de prevenção para o relógio de ponto são muito mais complexas, pois todos os colaboradores dividem o contato pelo menos 4 vezes, todo dia.

Elevando muito o risco de proliferação e contaminação de todos os colaboradores da sua empresa, mesmo que todas as medidas de prevenção estejam sendo tomadas corretamente e a higienização esteja sendo feito de forma rigorosa pelos colaboradores.

E com essa proliferação e possível contágio, o quadro da empresa pode ser reduzido de forma drástica, pelos colaboradores que precisam ser colocados em quarentena, de acordo com a Lei 13.979/2020.

Uma medida importante para a empresa manter a saúde dos seus colaborares é modificar a forma de marcação do ponto. A Oitchau possui uma solução inovadora e muito prática, que é o uso do próprio smartphone, web ou ainda via tablet através de reconhecimento facial para marcar o ponto com segurança, no seu próprio dispositivo.

Essa solução pode ser utilizada pelos colaboradores que estão no escritório, mas também para os colaboradores que estão trabalhando de casa. Essa é uma solução simples, perfeita e muito higiênica, reduzindo drasticamente o risco de contaminação pelo Coronavírus para os colaboradores que estão no escritório. Clique aqui para saber mais sobre a solução Oicthau!

Medidas de prevenção contra o Coronavírus nas empresas

A organização mundial de saúde – OMS divulgou uma cartilha de orientação com medidas de prevenção do Coronavírus bem como outras infecções contagiosas na sua empresa, confira as principais medidas:

  1. Mantenha o ambiente laboral higienizado e limpo: Todos os materiais, equipamentos, mesas, cadeiras devem ser higienizados com frequência com desinfetante.
  2. Higienização constante das mãos: Todas as pessoas que estão circulando pela empresa, seja colaborador, cliente, parceiro, terceiro, precisa manter suas mãos lavadas com frequência. Importante não colocar as mãos nos olhos, nariz e boca.
  3. Promova campanhas de conscientização de higiene respiratória: Importante que a empresa oriente os colaboradores para se ao tossir, que cubra a boca e o nariz com um lenço descartável. Se não tiver lenços, que cubra com o braço, porém ao chegar em local com água e sabão ou álcool em gel, faça a devida higienização.
  4. Colaboradores que estejam doentes ou com sintomas: Não devem sair para trabalhar, a orientação é ficar em casa, e se houver complicações dos sintomas, é importante procurar uma unidade hospitalar.

Veja também: Lei 13.979/2020: Licença os colaboradores por Coronavírus

Gostou das dicas sobre os principais pontos de contaminação do Coronavírus na sua empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau