Imagem com teclado e computador da contratação de candidatos

Velocidade na contratação de candidato: veja dicas para seleções rápidas e efetivas

Conquistar velocidade na contratação de candidato pode trazer vários benefícios à empresa. Aliás, isso não se aplica apenas quando há pressa em preencher uma vaga para um projeto importante.

Ter processos seletivos rápidos requer uma série de cuidados.

Afinal, ele não precisa apenas ser ágil, mas também deve ser efetivo. Em caso contrário, poderá levar ao aumento da rotatividade na empresa, impactar na produtividade e no clima organizacional. Abaixo, então, veja porque apostar na agilidade dos processos seletivos.

Também, confira dicas importantes de como alcançar isso sem perder a qualidade das seleções de talentos para a sua empresa.

Por que garantir velocidade na contratação de candidato?

imagem com uma pessoa falando com a contratação de candidato

Antes de tudo é importante sabermos porque apostar em processos seletivos ágeis. Primeiramente, é claro que isso é de suma importância quando há um projeto em curso que necessita de um profissional para ocupar uma vaga.

Afinal, o projeto não pode ficar parado ou não deveria atrasar por tal motivo. Ou, então, em necessidade de substituição de funcionário de modo urgente, como após acidente ou afastamento por doença.

Contudo, não se engane. Não são apenas nesses momentos que a agilidade do processo é importante. A velocidade na contratação de candidato traz bons frutos em qualquer hora.

Com ela, sua empresa limita os gastos que o processo seletivo demanda. Além disso, permite que rapidamente as atividades voltem ao curso natural de suas atividades e que a produtividade não decaia.

Afinal, considere que durante o processo seletivo os colaboradores do RH devem deixar de lado outras atividades para atender às necessidades do recrutamento. Além disso, também se deslocam outros profissionais, como gestores e candidatos internos.

Por isso, quanto antes terminar essa seleção e contratação, mais rapidamente ela dará bons frutos. Ainda, mitigará vários dos desafios e prejuízos decorrentes dos processos de seleção.

Com isso o processo de seleção pode não impactar negativamente na produtividade, uma vez que rapidamente traz uma solução para a necessidade de profissionais. Ainda que haja necessidade de treinamento e de adaptação, estes começam mais cedo.

Portanto, confira abaixo dicas importantes de como ter velocidade nos processos de seleção e recrutamento. Não perca mais tempo e conquiste bons resultados à empresa!

Como ter velocidade na contratação de candidato?

imagem com uma pessoa falando com a contratação de candidato

Veja dicas que ajudarão a acelerar suas contratações sem perder a qualidade na seleção de candidatos.

Saiba os requisitos da vaga a ser preenchida e quem é o candidato ideal

O primeiro passo para ter velocidade na contratação de candidato é saber os requisitos para a vaga. O que ela exige, se há formação específica necessária ou de experiência anterior. Também, quais são os diferenciais que beneficiariam um candidato.

Sem isso é impossível dar agilidade ao processo. Ele somente pode ter qualidade e rapidez caso o recrutador saiba o que busca. Assim, comece traçando o perfil ideal do profissional a preencher a vaga.

Use um software de seleção de currículos

É possível encurtar os processos seletivos ao usar um software de seleção. Esse tipo de programa auxilia na análise e seleção de currículos. Para isso, segue requisitos estabelecidos pela empresa para a vaga. Também, somente considera informações completas.

Outros pontos interessantes é que eles contam com inteligência artificial e outras tecnologias. Com isso, podem ajudar a trazer dados importantes para a sua empresa. Igualmente, encontrar indícios de padrões nas seleções e aplicá-los.

Conte com um banco de talentos para dar velocidade na contratação de candidatos

Já fez uma entrevista em que gostou de um candidato, mas ele não era ideal para aquela vaga em específico? Uma boa forma de trazê-lo a empresa é mantendo o currículo dele em um banco de talentos. 

Assim, quando abrir uma vaga que acredite ser especial para ele, recrute-o. Desse modo você não perde a chance de contar com um talento que pode somar à empresa. Igualmente, agilizar o processo seletivo.

Contudo, cuidado! Nesse caso é importante que haja transparência quanto ao processamento e arquivamento dos dados. Em caso contrário sua empresa contrariará a LGPD. Portanto, garanta a anuência do titular de dados antes de construir um banco de talentos.

Considere a seleção online

New call-to-action

A seleção online também traz velocidade à contratação de candidato. Ela pode ocorrer de duas formas: complemente digital ou híbrida. 

No primeiro caso, todas as fases ocorrem online. No segundo, as primeiras fases de seleção são online, enquanto a entrevista final é presencial. De qualquer forma isso pode ser bastante interessante por agilizar o processo seletivo.

Aqui há a possibilidade de que algumas atividades do processo, que sejam online, sejam feitas a qualquer hora e não apenas no horário comercial. A execução não depende da disponibilidade física do candidato ou recrutador.

Não demore nas decisões e na oferta de emprego

Muitas vezes as empresas demoram a fazer a oferta da vaga a um candidato que se destacou. E, ao fazê-lo, podem perder o interesse do profissional. Afinal, ele também tem pressa e pode estar no alvo de outras empresas.

Ainda, considere que a empresa demorar em dar respostas demonstra até mesmo falta de comprometimento ou respeito. Portanto, para ter seleções rápidas e não perder a chance de contratar aquele candidato dos sonhos, faça ofertas logo.

Para isso, tenha o processo seletivo como foco e seja objetivo na decisão. Evite perder tempo nas outras fases para concluir o processo de forma rápida e com qualidade.

Considere o recrutamento interno

Por fim, uma ótima forma de ter velocidade na contratação de candidato é ao fazer uso do recrutamento interno. Ele se volta aos colaboradores que já trabalham na sua empresa. Nesse caso, pode ocorrer para promoções hierárquicas ou para troca de cargo.

Esse procedimento pode encontrar velocidade com alguns cuidados. Por exemplo, ter um plano de cargos e salários na empresa é uma forma de usar corretamente o recrutamento interno para promoções. 

Além disso, fazer avaliações internas e trabalhar com feedbacks também auxilia. São eles que dão dados úteis para avaliar quem se encaixaria bem em uma nova função. Ou, então, que possui perfil de liderança.

Com essas dicas, então, é possível conquistar velocidade na contratação de candidato sem abrir mão da qualidade da seleção.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau