salário sob demanda

Salário sob demanda: o que é? Como funciona? Veja aqui!

O salário sob demanda é uma das mudanças que ocorreram dentro do cenário empresarial. Assim como outras soluções implementadas em diferentes setores, a remuneração também precisa ser inovada.

O pagamento dos colaboradores nem sempre coincidem com a data do vencimento das suas contas, fazendo com que muitas empresas adotassem o adiantamento salarial.

New call-to-action

Mas, existem formas que são mais eficientes para resolver questões como essas, e uma delas é o salário sob demanda.

Essa modalidade de pagamento está ganhando cada dia mais força por conta de sua flexibilidade.

Quer entender um pouco mais sobre esse assunto? Acompanhe aqui!

O que é o salário sob demanda?

O salário sob demanda é um dos modelos de remuneração onde os colaboradores têm acesso ao valor mensal, dos dias em que prestaram seus serviços no mês, de maneira imediata.

salário sob demanda

Isso facilita o acesso aos valores antes do dia “oficial” de pagamento, podendo utilizá-lo antes para quitar suas dívidas.

Esse modelo de remuneração adiantado é muito funcional para controlar de forma eficaz as finanças.

E permite que as empresas aumentem sua vantagem competitiva no mercado, uma vez que ações como essas motivam os colaboradores e aumentam seu engajamento.

Com o salário sob demanda, os colaboradores evitam maiores problemas com o atraso do pagamento de suas dívidas, evitando o estresse financeiro, que comprometer o rendimento.

Quais são os benefícios desse tipo de remuneração?

Entre todos os outros modelos de pagamento adiantado, o salário sob demanda é o mais vantajoso que existe. Esses benefícios são para ambas as partes: o empregador e o colaborador.

Isso porque problemas relacionados à produção dos colaboradores podem surgir com o estresse financeiro, afetando a produtividade da empresa.

Veja quais são os principais benefícios que essa modalidade pode causar:

Controle financeiro

Quando os colaboradores têm acesso instantâneo ao pagamento pelos dias trabalhados, eles garantem maior controle financeiro. Isso porque eles sabem exatamente onde vão investir esse pagamento.

A autoconfiança é aumentada nesses casos, garantindo maior controle financeiro dos colaboradores.

Quando as dívidas estão em dia, não há estresse financeiro, isso faz com que as tarefas do dia a dia na empresa sejam garantidas de forma eficaz.

Sem preocupações com adiantamentos

Um dos maiores problemas sociais que existem é a preocupação com o dinheiro. Para conseguir pagar as suas dívidas em dia, os colaboradores podem solicitar o adiantamento do pagamento.

Mas quando o salário sob demanda é implementado nas empresas, essas solicitações acabam.

Os profissionais passam a adotar uma autonomia muito maior quando essa modalidade existe, sem a necessidade de intermediários.

Como implementar o salário sob demanda na sua empresa?

Para que as empresas passem a implementar essa modalidade de adiantamento de salário, é importante ter à sua disposição boa tecnologia.

O pagamento é feito de forma intuitiva e eficiente, existem plataformas que facilitam esse serviço.

Através de um aplicativo, o qual deve estar integrado com a equipe de RH da empresa, os colaboradores podem acompanhar quais foram seus ganhos durante os dias trabalhados e optar por recebê-los no momento que desejar.

Depois que a solicitação do adiantamento de salário é realizada pelo colaborador, o aplicativo envia, automaticamente, o valor para a conta cadastrada. Quando a empresa for realizar o pagamento mensal integral, parte do dinheiro solicitado é devolvido à plataforma.

O que diz a Lei sobre o salário sob demanda?

Ao aderir a esse modelo de pagamento, as empresas estão garantindo que ele seja pago, de acordo com o que está estabelecido pelo CLT.

salário sob demanda

Mesmo que não seja citado diretamente, o enquadramento pode ser feito através do Art. 462 – CLT, vide trecho abaixo:

Art. 462 – Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo.

1º – Em caso de dano causado pelo empregado, o desconto será lícito, desde de que esta possibilidade tenha sido acordada ou na ocorrência de dolo do empregado.

2º –   É vedado à empresa que mantiver armazém para venda de mercadorias aos empregados ou serviços estimados a proporcionar-lhes prestações ” in natura ” exercer qualquer coação ou induzimento no sentido de que os empregados se utilizem do armazém ou dos serviços.

3º – Sempre que não fôr possível o acesso dos empregados a armazéns ou serviços não mantidos pela Emprêsa, é lícito à autoridade competente determinar a adoção de medidas adequadas, visando a que as mercadorias sejam vendidas e os serviços prestados a preços razoáveis, sem intuito de lucro e sempre em benefício das empregados.

4º – Observado o disposto neste Capítulo, é vedado às emprêsas limitar, por qualquer forma, a liberdade dos empregados de dispôr do seu salário.  

Também é importante estabelecer as regras sobre as férias, décimo terceiro, bônus e outras formas de remuneração disponíveis pelas empresas, de forma que todas sejam respeitadas. 

Essa modalidade de adiantamento oferece diversas vantagens para as organizações, assim como para seus colaboradores.

Quando essa modalidade é implementada, as empresas garantem maior produtividade e competitividade dentro do setor que atua, além de garantir o bem-estar dos colaboradores.

Como realizar uma gestão eficiente de controle de ponto e folha de pagamento?

O salário sob demanda é um novo modelo, que muitas empresas estão testando em suas operações. Mas a sua implementação depende de uma gestão eficiente de ponto e folha de pagamento.

A folha de pagamento precisa contemplar os valores de acordo com todas as variações, incluindo os lançamentos oriundos da utilização do salário sob demanda, para que não ocorra nenhum tipo de pagamento indevido.

O Oitchau é uma plataforma completa que realiza a gestão de folha de pagamento, controle de ponto, gestão de ausências, férias, entre outros.

Conta com recursos com ponto biométrico e reconhecimento facial, e o mais importante é que tudo isso pode ser acompanhado em tempo real pelos gestores responsáveis.

controle de ponto

Os lançamentos podem ser realizados pelos colaboradores de qualquer lugar, garantindo a flexibilidade, e não existe a obrigatoriedade de estar online. O registro também pode ser feito offline, uma tecnologia Oitchau!

Saiba como ofertar o salário sob demanda na sua empresa!

Uma das principais formas de implementar esse modelo de pagamento nas empresas é utilizar plataformas que prestam esse tipo de serviço.

As vantagens de utilizar esse formato de pagamento vão além de seguir as novas modalidades do setor de remuneração, mas também garantem o bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, a produtividade deles nas empresas.

Algumas plataformas e ferramentas foram apresentadas recentemente por empresas tecnológicas voltadas no desenvolvimento de novas soluções para garantir o bem-estar dos colaboradores.

São inúmeros os benefícios desse tipo de plataforma, veja os principais a seguir:

  • Agilidade: Os colaboradores podem realizar o saque do dinheiro seguindo apenas três etapas simples, sendo que o dinheiro cai na conta do solicitante em um dia útil.
  • Transparência: Essa é uma ferramenta que realiza a cobrança de uma fatura única, ou seja, sem nenhum juros nas entrelinhas, informando qual será o valor cobrado e qual será o desconto no final do mês.
  • Segurança: O valor do saque é transferido apenas para a conta do colaborador com CPF vinculado.

Além dessa ferramenta, também existem outras no mercado capazes de realizar esse serviço.

New call-to-action

O objetivo delas é buscar soluções em momentos de imprevistos, evitar a cobrança com juros abusivos e oferecer aos colaboradores maior liberdade financeira.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau