Roadmap

Roadmap: o que é? Qual a sua importância? Como fazer?

Dentre as estratégias de desenvolvimento de produtos e projetos está o Roadmap. Ele é de grande ajuda, especialmente pelo fato de que organiza os procedimentos e os deixam mais claros para todos os envolvidos.

New call-to-action

Ele se revela em uma ferramenta que vê os passos necessários para que um projeto realmente se torne possível e consiga alcançar o resultado que se almeja. Por isso, ganha cada dia mais relevância.

Hoje, então, conheça tudo sobre roadmap. Abaixo você confere o que é, como funciona, porque ele é importante e como colocá-lo em prática. Continue lendo e confira!

Sumário

O que é roadmap?

Roadmap

O Roadmap é uma estratégia para projetos. Ele, como o nome já dá a entender, funciona como um mapa rodoviário. Assim, ele se volta para a indicação de qual é o ponto de partida e o de chegada.

Assim como qualquer outro mapa, então, ele não ignora o trajeto e os pontos pelos quais se deve passar para chegar até o ponto final, o destino.

Portanto, quando falamos em roadmap de projetos estamos nos referindo a um mapa que demonstra todos os passos necessários desde a concepção da ideia até a concretização dele.

Ao fazê-lo, então, ela esclarece o que é necessário para que haja o desenvolvimento da ideia para que ela se torne algo palpável. Com isso, oferece aos envolvidos informações completas e o trajeto entre o início do projeto e sua conclusão.

Para que serve o roadmap?

O roadmap serve justamente para dar informações sobre o que um projeto necessita. Isto é, do que a ideia precisa para que ela deixe o mundo abstrato para se apresentar no mundo concreto de modo útil.

Ele é um procedimento que mapeia de forma clara os pontos principais de um projeto. Isso, então, serve como um norte para todos os que estão envolvidos, que contam com os dados que são essenciais ao seu trabalho.

Qual é a importância do roadmap?

São vários os pontos que revelam a importância dessa estratégia que mapeia o trajeto que um projeto deve percorrer para conquistar seu objetivo.

Confira os principais deles nos itens que seguem e na sequência como usar essa ferramenta a seu favor!

Conheça seu projeto

Primeiramente, o roadmap é feito a partir de algumas perguntas centrais. São suas respostas que direcionam o seu desenvolvimento.

Assim, ele automaticamente reúne informações que permitem você conhecer a fundo seu projeto e as necessidades dele.

Com isso, é possível saber exatamente do que ele necessita, bem como a possibilidade de ele realmente se tornar real e alcançar o objetivo. Afinal, projetos podem se tornar inviáveis por uma série de questões. 

Por exemplo, pela ausência dos recursos necessários.

Ou, então, por algum entrave de desenvolvimento que não encontra tecnologia correspondente ou que esbarra na lei. Note que em todos esses casos você não corre o risco de perceber o problema em cima da hora.

O pontapé inicial no desenvolvimento do projeto se dá com conhecimento do que ele necessitará ao longo de todo o seu trajeto. Portanto, ele dá maior base técnica para que os trabalhos sejam possíveis.

Esclareça o projeto a todos os envolvidos

Ainda, o roadmap é importante porque ele ajuda a esclarecer os pontos do projeto. Com informações objetivas ele mostra todos os pontos e qual é a ordem, prazo e recursos para cada um deles.

Com isso, evitam-se confusões, atrasos ou erros, uma vez que todos os colaboradores envolvidos no desenvolvimento do projeto têm plena ciência de como ele será e o que demanda, bem quando devem entrar em ação.

Preveja eventuais problemas

Uma vez que dá informações sobre todo o trajeto do projeto desde o seu início até o final, o roadmap permite que erros ou problemas sejam previstos. Com isso, é possível estudar soluções ou determinar se o projeto é inviável. Isso economiza tempo e recursos valiosos!

Facilite a revisão do projeto

Quando se tem um mapa que determina cada ponto que compõe um trajeto fica mais fácil revisar ou fazer alterações. Afinal, tem-se informações completas do início dele até o final.

Dessa forma, pode-se revisar sabendo-se se a alteração terá consequências sobre os próximos passos e adaptá-los.

Alcance melhores resultados

Por fim, mas não menos importante, o roadmap é relevante pelo fato de que ele oferece melhores resultados.

E isso é natural na medida em que ele ajuda na organização, previsão de problemas e soluções e na gestão dos recursos e das pessoas envolvidas.

Como fazer roadmap?

Roadmap

A essa altura do campeonato já está claro que o roadmap é uma estratégia excelente para gestão de projetos, certo? Pois, então, não deixe de conferir nos itens abaixo alguns dos principais passos para colocar essa ferramenta em prática.

Defina os objetivos do projeto

Para saber o caminho é necessário estabelecer aonde se quer chegar. Assim, é necessário determinar qual é o objetivo que esse projeto tem, independentemente de quem sejam os alvos dele.

Assim, determine de foma objetiva quais são os objetivos que se pretendem alcançar com esse projeto,

Avalie o tempo e os recursos necessários

Depois, avalie do que esse projeto necessite para que seja possível sair do ponto de partida e chegar até o destino com sucesso. Considere tudo o que ele requer, as fases e a ordem delas (se ocorrem simultaneamente ou somente após o termino de outra).

New call-to-action

Também, quais são as ferramentas necessárias para o desenvolvimento. Por exemplo, quantos são os colaboradores devem participar, quais são os programas e ferramentas tecnológicas que devem se aplicar, etc.

Veja problemas e respectivas soluções

Avalie, nesse momento, quais são os possíveis problemas que o seu projeto pode encontrar e defina soluções cabíveis,

Trace os passos

Agora, trace os passos para sair do ponto de partida – concepção do projeto – para que se chegue até o final dele com sucesso, alcançando o objetivo.

Revise o mapa

Por fim, lembre-se de revisar periodicamente o mapa e analise se os passos realmente estão se sucedendo de acordo com o esperado e se são necessárias revisões e alterações.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau