Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp

Escopo de projeto: o que é e como fazer em 5 passos

Saiba como definir e realizar o escopo de projeto na sua empresa, com apenas 6 passos é possível desenvolver etapas com eficiência

Existem metodologias, estratégias e muito planejamento para determinar etapas de um objetivo, todas essas ações precisam ser colocadas em um escopo de projeto, isso irá garantir que todos os passos e necessidades serão levados em consideração.

Muitas ferramentas e plataformas podem auxiliar nessa organização, mas seguindo as dicas que iremos passar neste artigo e todas as informações que reunimos, você conseguirá aplicar um excelente escopo de projetos na sua empresa.

Confira os assuntos que iremos abordar a seguir?

  • O que é um escopo de projetos?
  • Saiba 6 passos para aplicar o escopo de projetos na sua empresa.
  • Falhas que devem ser evitadas.
  • Quais os principais benefícios?
  • Como a plataforma da Oitchau pode me ajudar nisso?

Boa leitura!


O que é um escopo de projetos?

Uma maneira de controlar e limitar ações em uma gestão e projetos, cuidando para que todas as necessidades, tarefas e ações sejam supridas durante o processo dos projetos.  

Para manter o que está dando certo ou eliminar o que não está contribuindo com o desenvolvimento dos projetos. Reunindo também todos os dados e relatórios para facilitar na análise e acompanhamento por parte da gestão de projetos

É preciso conter as seguintes pontuações:

  • Ações que precisam de mais atenção;
  • Definir cronograma por ordem de urgência;
  • Organizar prazos;
  • Definir responsáveis;
  • Objetivos específicos;
  • Matérias-primas;
  • Definir custos;
  • Esquematizar passo a passo.

Por isso, separamos alguns passos a serem seguidos juntos com estas definições, para ter um entendimento mais aprofundado e maior detalhes a cada etapa.


Saiba 6 passos para aplicar o escopo de projetos na sua empresa

O escopo de projetos facilita na execução de objetivos, definições e práticas de atuação de desenvolvimento, melhorias e para acompanhamento de projetos posteriores, separamos a seguir 5 passos para iniciar a aplicação com a sua equipe.

  1. Definir objetivos

    Para alinhar as metas precisa saber quais objetivos almejam alcançar, o propósito, separar por ordem de urgência, realizar análise de concorrência e separar por itens o que deseja entregar ao final do projeto.

    Podem iniciar com perguntas como “ O que precisamos fazer para ser o melhor no mercado, neste segmento?”  “ Em quanto tempo conseguimos a resolução faltante?”.

    E assim separar por subgrupos, subtarefas e organizar o gerenciamento do escopo do projeto, que poderá ser alterado durante os processos de atuação.
  2. Aplicar EAP

    A Estrutura Analítica do Projeto é atuante na divisão de subprojetos, entregas que podem ser feitas mais rapidamente, validando como as partes mais fáceis do projeto que podem ser iniciadas e finalizadas em menos tempo.
  3. Ciclo de vida do projeto

    Similares às definições, são as fases a serem cumpridas durante o projeto e que resumem bem a divisão que deve ser feita..
    1. Iniciação: o começo do projeto;
    2. Planejamento: o escopo com as definições;
    3. Execução: todas as ações sendo colocadas em prática, o controle e acompanhamento do escopo de projeto;
    4. Encerramento: o momento da entrega e finalização do projeto.
  4. Definir escopo

    Precisa realizar o levantamento das exigências e obrigatoriedades que devem conter, detalhar a descrição e o trabalho que será realizado no projeto, seguir todas as pontuações, definições e passos.
  1. Validar escopo

    A etapa de colocar tudo o que foi definido através de brainstorming (chuva de ideias), planejamento e escolhas para a atuação de ações práticas.

    É a fase essencial para realizar testes, reavaliações, novas tomadas de decisão e mudanças, para enfim ter um escopo melhor definido e dados mais apurados para o acompanhamento.
  1. Realizar acompanhamento

    É a parte que realiza o controle e pode fazer devidas alterações no processo do escopo de projeto, pois ao longo dos acontecimentos o cenários pode mudar e assim o escopo precisa ser atualizado.

    Também é a maneira de acompanhar as ações que provocam riscos, possíveis atrasos, readequação de passos e definições como também troca de responsáveis.


Estes são os 6 passos principais para fazer uma aplicação correta, do escopo de projetos na sua empresa. De maneira que  os colaboradores estão envolvidos do início à finalização dos processos, por serem eles que irão agir na prática.

É importante realizar o acompanhamento e dar suporte, mas também proporcionar autonomia à equipe para que fiquem mais motivados e produtivos, mantendo as entregas com qualidade e dentro do prazo.

Falhas que devem ser evitadas

Separamos também as principais falhas e erros, para serem evitadas durante o processo de escopo de projetos e garantir a redução de riscos, confira:

  • Falta de transparência;
  • Pouca clareza na comunicação;
  • Realizar ações sem planejamento;
  • Visar riscos e não buscar rápidas resoluções;
  • Não ouvir a equipe nas tomadas de decisão;
  • Poucos colaborador com hard skills;
  • Não realizar análise de mercado e concorrência;
  • Não realizar as definições e subgrupos por ordem de urgência;
  • Não realizar um gerenciamento de escopo de projetos.

Estas são as falhas mais comuns de acontecerem durante um processo de urgência ou com pouca base de organização, mas que também podem acontecer mesmo seguindo os passos e definições.

Pois todos os processos são suscetíveis a riscos e falhas, mas todas podem ser evitadas ou reduzidas, por isso a importância de realizar um acompanhamento bastante periódico, aceitar feedbacks e fornecer suporte a equipe.

Quais os principais benefícios?

A equipe e os colaboradores se beneficiam da aplicação de escopo de projeto pois melhora o desenvolvimento interno, contribui com a agilidade e qualidade das entregas, melhora a produtividade, autonomia e motivação do time.

Fica mais fácil saber em qual momento do processo e em qual etapa, ocorreram falhas para que sejam discutidas modificações e adequações a fim de evitar que se repitam.

Passa a ter a redução de riscos, melhor alinhamento das expectativas para fazerem o cumprimento de acordo com o solicitado, facilita o destaque de alguns colaboradores em relação a parte técnica e proporciona maior otimização de tempo.

Como a plataforma da Oitchau pode me ajudar nisso?

A Oitchau é uma plataforma de controle de ponto eletrônico digital e gestão de home office, que possui jornada de trabalho em relação à controle de horas, como também tem gestão de custos e a gestão de projetos.

Com isto podem ser colocados os responsáveis e as ações de acordo com cada projeto, otimizando o acompanhamento e organização por parte do gestor,além de realizar a emissão de relatórios e economia de custos com matéria prima.

Temos um sistema antifraude, e todas as atuações agem de acordo com as leis da CLT e também da Lei de Proteção de dados, agende a sua demonstração gratuita e confira na prática o que a nossa gestão de projetos pode fazer pela sua empresa.

Leia também: Micromanagement:  o que é e por que evitá-lo na empresa?

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau