Equipe de trabalho, formada por 5 pessoas, 2 homens e 3 mulheres, conversando sobre algo que esta exposto na mesa, sobre a qual todos estão apoiados e olhando para o seu centro, onde um deles aponta.

Power Skills: o que são e como desenvolvê-las na empresa?

Você provavelmente já ouviu falar das Hard ou Soft Skills, mas e as Power Skills, você conhece?

O conceito é relativamente novo, principalmente no Brasil, e veio para completar aquilo que as suas “irmãs” não abrangem. Sendo mais um ponto a favor dos colaboradores no desenvolvimento de suas carreiras, e das empresas que desejam profissionais preparados para os mais diversos desafios.

Mas, o que são essas Power Skills? Qual as diferenças delas para as outras? Continue sua leitura para encontrar as respostas para essas perguntas e entender como o setor de RH pode trabalhar para estimulá-las. Boa leitura!

O que são Power Skills?

Vamos começar com o conceito, as Power Skills são aquelas habilidades que potencializam o desempenho de um profissional na função que ele exerce.

Traduzindo o termo para o português, temos as Habilidades de Poder, que já indicam qual é a função desse conceito.

Ao possuir essas habilidades, um colaborador passará de um profissional mediano para um fora de curva, capaz de trazer grandes resultados para a empresa.

Soft e Hard Skills

Para que você compreenda o que são as Power Skills é prudente que tenha um contato com as Soft e Hard Skills, aquelas que apresentamos como suas irmãs no começo do texto.

Hard Skills: habilidades técnicas de um profissional, cruciais para a sua atuação, como formação na área, conhecimento sobre os processos e programas utilizados para que o trabalho aconteça.

Soft Skills: Já as habilidades “suaves” se conectam com o campo interpessoal como a gestão de tempo, a comunicação com outros colegas, o senso de liderança.

Por tanto, um profissional pode saber a teoria que envolve a sua profissão – as Hard Skills -, porém, sem as Soft Skills ele dificilmente será um bom profissional, já que pecará em pontos cruciais para o desenvolvimento de projetos e no dia-a-dia com seus colegas.

Onde entram as Power Skills nessa história?

As Power Skills podem ser interpretadas como uma releitura das Soft Skills, mudando o seu nome.

Isso tem uma explicação. O termo Soft significa leve ou suave, trazendo para o termo um caráter de leveza, como se elas fossem menos importantes, ou até mesmo mais fáceis de serem aprendidas e implantadas.

Porém, com o passar dos anos, e a introdução de metodologias disruptivas no ambiente de trabalho, como a metodologia ágil, trouxeram um novo paradigma, fazendo com que as relações interpessoais ganhassem grande importância, se tornando mais poderosas.

É certo que os profissionais ainda precisam dominar a teoria e continuar aperfeiçoando o seu conhecimento sobre sua área de atuação, mas as aptidões interpessoais determinam o crescimento da carreira e consequentemente da empresa.

Quais são as Power Skills?

Agora que você já sabe que as Power Skills são basicamente outra maneira de enxergar as Soft Skills e servem como elemento potencializador das Hard Skills, confira quais são as principais Habilidades de Poder.

Comunicação 

Pode parecer óbvio, mas para que uma empresa cresça e os seus projetos deem certo é necessário comunicação. Para que essa ferramenta seja usada com maestria é fundamental que todos da equipe saibam diferenciar a comunicação síncrona e assíncrona.

É importante  também que os gestores trabalhem junto ao setor de RH para que ela seja estimulada, além de deixar claro para os profissionais o quanto o espírito colaborativo, movido pela comunicação, pavimenta grandes conquistas.

Outro mecanismo que também se relaciona a ela e pode ser utilizado dentro das empresas é a Comunicação Não Violenta.

Criatividade

Você deseja que a sua empresa seja inovadora e saia na frente dos concorrentes? Aposte na criatividade dos seus colaboradores.

Para isso, é preciso focar em dois pontos, primeiro no seu estímulo, ofertando material e tempo para que os profissionais possam pensar e discutir caminhos e produtos inovadores, e um ambiente aberto à escuta.

A empresa não sairá do lugar se ficar fechada a escutar a opinião de seus colaboradores, é preciso que eles tenham um espaço seguro e confortável para apresentar suas ideias, elevando também a taxa de satisfação interna.

Trabalho em equipe

Equipes multidisciplinares garantem que um projeto passe por uma visão ampla antes de ser colocado em prática.

O trabalho individual será orientado a partir daquilo que todos discutiram em conjunto e chegaram à conclusão sobre o que deve ser feito.

Esse formato de trabalho combina com a já citada metodologia ágil e suas ferramentas, como o Scrum e o Planning Poker.

Persuasão

Essa Power Skill é um avanço da comunicação, quando o profissional entende a importância de manter uma boa rede de contatos dentro do ambiente de trabalho, agregando nela seus colegas e seus superiores, ele passa a ser um engajador.

E para que as suas ideias e iniciativas vinguem ele precisará saber “vender o seu peixe”, e isso pode ser feito através da persuasão.

A persuasão não significa ludibriar, como muitos pensam, mas sim saber defender suas posições apresentando os seus pontos fortes e cooptando através dessa comunicação mais defensores da sua causa.

Um grande exemplo dela é no momento de solicitar para os gestores de uma empresa verba para o desenvolvimento de um novo projeto, um momento delicado, mas que com um toque de persuasão garante a simpatia dos tomadores de decisão pelas ideias apresentadas.

Tomada de decisões

A confiança que leva a tomada de decisões corretas é um grande Power Skill, e faz jus ao nome do conceito, já que não é nem um pouco fácil de ser aprendida.

Alguns podem dizer que a pessoa tem que ter o “feeling” para sempre tomar decisões corretas, mas a verdade é que esse comportamento pode ser desenvolvido,

Para isso é necessário estar em contato com dados relevantes e informações que auxiliam na hora da decisão, não jogando ela “aos ventos”, mas sim tomando as decisões a partir da análise crítica do cenário que está se formando.

Autoanálise

Se a função das Power Skills é produzir profissionais que possam estar fora da curva, é necessário que eles saibam fazer uma autoanálise e reconhecer quais são os seus pontos de melhora, e não ficar esperando alguém dizer quais mudanças ele precisa fazer.

Inclusive essa habilidade também se conecta à humildade, onde o profissional tem que reconhecer suas fraquezas e abraçar as críticas construtivas que recebe para se fortalecer.

Visão abrangente do cenário

O profissional que deseja se tornar um ponto fora da curva precisa tirar o cabresto de seus olhos, estimulando uma visão ampla sobre a sua atuação e atuação da empresa.

Para desenvolver essa habilidade, é necessário recorrer a mecanismos simples, mas que não são tão fáceis de se encaixar no dia-a-dia, como se informar diariamente sobre a sua área, sobre o que está acontecendo no mundo, e sobre outras áreas.

Inclusive, ter conhecimento sobre áreas satélites a sua, aquelas que complementam o seu trabalho, é uma das características do profissional T-Shaped.

Adaptabilidade

Com o avanço das tecnologias, o cenário mundial sofre alterações constantes e bem mais frequentes do que antigamente, movidos principalmente pela velocidade com que as informações trafegam.

Sabendo disso, a adaptabilidade se consolida como uma das mais importantes Power Skills, onde o profissional deve entender que o seu cargo e a sua função podem mudar de direcionamento conforme a demanda.

Para isso, é necessário novamente muito estudo sobre os temas mais abrangentes até aqueles que se ligam intimamente com o seu campo de atuação. 

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Como desenvolver Power Skills em seus colaboradores?

Agora que você já sabe quais são as principais Power Skills, confira quais são as atitudes que a empresa pode tomar para desenvolvê-las em seu público interno.

Implantação na cultura da empresa

Se você entendeu a importância que as Power Skills têm para o crescimento de uma empresa, percebeu também que elas devem fazer parte de uma mudança estrutural.

Ou seja, elas não devem compor apenas mais um material divulgado para os colaboradores, mas sim algo que faz parte da cultura organizacional da marca, sendo cultivada e estimulada em todos os seus níveis.

Orientação e contratação de líderes com o perfil da Power Skills

Para que os colaboradores entendam essa grande importância que as Habilidades de Poder passarão a ter na empresa, eles devem seguir o exemplo de seus gestores e líderes.

Por tanto, o primeiro foco da empresa deve ser em mudar a mentalidade de seus tomadores de decisão, ou fazer a contratação de profissionais que já possuam maior familiaridade com essas habilidades, fazendo com que ocorra a liderança pelo exemplo.

Cursos e treinamentos corporativos

Para reforçar a valorização das Power Skills a empresa pode investir em cursos e treinamentos corporativos que tratem de temas relacionados a elas.

Treinamentos interativos são excelentes para estimular a comunicação e o espírito de colaboração entre os colaboradores.

O público interno é o principal ativo de uma empresa

Para obter resultados e se convencer que investir no conhecimento dos colaboradores é o melhor para a empresa, é preciso ter a visão clara de que o público interno é o principal ativo de uma marca.

Ao contar com profissionais medianos, que não possuem as Power Skills e fazem apenas o básico, dificilmente a empresa experimentará uma fase de crescimento, onde terá a chance de se tornar referência.

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