O que é pipeline de projeto

O que é pipeline de projeto?

O que é pipeline de projeto? Essa é uma ferramenta de grande ajuda nessa seleção de quais sugestões se transformam, realmente, em projetos. Afinal, ela organiza as ideias e também as classifica de acordo com a relevância.

Desse modo, é uma excelente ferramenta para a gestão de projetos. Ela se aplica, aliás, antes mesmo da ideia virar um projeto em si. Assim, é bastante interessante e pode facilitar a vida do gestor e auxiliar a empresa no seu desenvolvimento.

Sumário

O que é pipeline de projeto?

O que é pipeline de projeto

Esse é o nome que se dá à organização das ideias que se apresentam e que podem, no futuro, tornar-se projetos da empresa. Por isso, é como se fosse um arquivo que contivesse todas as sugestões que podem ser desenvolvidas pela empresa.

Por isso, podem ser ideias de criação de novos produtos ou serviços. Igualmente, do desenvolvimento de políticas de aplicação interna ou externa ou mesmo de novos sistemas. O motivo não importa!

Isto é, tudo o que você pode desenvolver enquanto projeto acaba sendo registrado na pipeline para que futuramente seja analisado para fins de determinação se e quando sairá do papel.

Portanto, nada mais é do que uma ferramenta de organização das ideias que surgem. Com isso, é possível garantir que uma boa sugestão não se perca no meio das outras. Igualmente, é possível determinar qual é mais relevante nesse momento.

Para que serve o pipeline de projeto?

Ela serve justamente para a organização de ideias que podem se converter em projetos. Ou seja, é uma forma de arquivar os detalhes de sugestões de desenvolvimento da empresa.

Ao arquivá-los, então, permite que haja a disponibilização dessas ideias quando houver disponibilidade das equipes para assumirem um novo projeto. Do mesmo modo, permite que haja o acesso às ideias de forma a determinar qual é mais relevante nesse momento.

Ele serve, então, para arquivar ideias de projetos e seus detalhes, para evitar que ideias se percam ao longo do tempo ou fiquem relegadas ao esquecimento e, também, para ajudar na determinação de quais são as prioridades.

Qual a importância do pipeline de projeto?

Como vimos acima, o pipeline cabe para vários fins. Por isso, também apresenta vários benefícios ao seu uso. Desse modo, confira nos itens abaixo as principais vantagens em usá-lo no dia a dia da sua empresa na gestão de projetos.

Organização de ideias

Primeiramente, uma das principais vantagens em apostar no pipeline de projetos é justamente o fato de que essa ferramenta ajuda na organização de ideias. Isto é, das sugestões que já foram oferecidas como soluções e novos caminhos para a empresa.

Dessa forma, quando houver disponibilidade financeira e de pessoal para o desenvolvimento de novos projetos, basta abrir o pipeline e ver, nele, quais foram as sugestões apresentadas até então, ao que se voltam, o que pretendem solucionar.

O que é pipeline de projeto

Evite perda de ideias com o que é pipeline de projeto

Continuando com os benefícios em apostar no uso de pipeline de projetos para organização de ideias e determinação e de prioridades, tem-se que ele evita que ideias que podem ser bem lucrativas e interessantes não se percam no tempo ou na memória.

Considere, nesse sentido, quantas ideias podem surgir ao longo de um período. Elas podem advir de colaboradores e gestores e, mesmo que não haja disponibilidade imediata de desenvolvê-las, elas podem ser interessantes no futuro.

Contudo, quando não há o arquivamento da sugestão, aumentam-se as chances de que ela simplesmente seja esquecida. Ou seja, a empresa desperdiça uma solução que é importante, mas que apenas não tinha como ser concebida anteriormente.

Dessa forma, usar o pipeline de projetos é uma maneira de garantir que ideias que podem ser bem lucrativas não se percam!

Saiba quais são as necessidades de cada ideia para colocá-la em prática

O pipeline também ajuda na determinação de quais são as necessidades de cada ideia para que ela se converta em projeto. Por exemplo, finanças, pessoal, ferramentas e tempo para o desenvolvimento necessário.

Determine quais projetos são os mais relevantes para a empresa nesse momento

Por fim, o pipeline também é muito importante pelo fato de que ele ajuda na determinação de quais são os projetos que se fazem mais importantes no momento. Ou seja, de quais são os mais relevantes para a empresa de acordo com a situação na qual ela se encontra.

Isso, então, não permite a perda de ideias que não sejam usadas no momento. Em verdade, ajuda a empresa a saber quais são suas prioridades e quais projetos devem preceder quais.

Pipeline de projeto e custo de oportunidade

Como vimos acima, o pipeline de projetos ajuda a sua empresa a determinar quais são os projetos mais relevantes para a corporação em determinado momento. Ele o faz ao apresentar detalhes das ideias e do que cada uma delas demanda.

Mas não é só isso! O pipeline é importante especialmente por trabalhar com o custo de uma oportunidade. Sabe a velha máxima do “não existe almoço de graça”? Ela se baseia na ideia de que nada é de graça.

Apesar de muitas vezes apontar que se você tem acesso a algo, mas não está pagando, isso significa que alguém o está. Mas também se aplica ao fato de que ao apostar em uma coisa, abre mão de investir em outra.

E é exatamente aqui que entra a questão do custo de oportunidade e do pipeline de projetos. Afinal, ela considera o fato de que ao escolher um projeto você abre mão de desenvolver – ainda que temporariamente – outra ideia.

Isto é, de desenvolver uma ideia colocando-a em prática, finalmente, como projeto. Por isso, é necessário entender se esse custo vale a pena, bem como quais são as prioridades e necessidades mais urgentes da empresa.

Portanto, é impossível utilizar a pipeline de gestão de projetos sem que isso ocorra junto à medição de quais são os benefícios e quais são as desvantagens que a escolha de cada ideia promove.

Desse modo se torna possível usar a pipeline de forma mais completa e de modo que ela realmente direciona de maneira correta os projetos que se mostram mais relevantes e lucrativos nesse momento.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau