Duas mulheres aplicando o conceito de Open Hiring

Open Hiring: modelo de contratação inclusivo

O conceito de Open Hiring tem crescido entre os processos de seleção e recrutamento.

Ele é um modelo especial e que tem como principal objetivo aumentar a inclusão e a diversidade nas empresas.

Continue a sua leitura e veja como ele funciona, seus benefícios e como colocá-lo em prática.

Com isso, alcance vantagens para o funcionamento da empresa ao mesmo tempo em que melhora a imagem dela perante profissionais e consumidores.

O que é Open Hiring?

Esse é o nome de um modelo de seleção e recrutamento que ocorre com o anonimato, em parte, dos candidatos. Não por acaso ele também é conhecido como recrutamento às cegas.

New call-to-action

Mas como assim?

Esse modelo trabalha com o anonimato de algumas informações no momento da candidatura. Por exemplo, não se tem informações sobre o gênero, idade e nome do candidato.

Outros dados que ficam anônimos dizem respeito aos locais em que o candidato trabalhou anteriormente, bem como ao local de formação.

Portanto, há foco apenas nas competências, especialmente nas primeiras fases.

Como funciona o Open Hiring?

Aqui é importante destacar que existem dois modelos de Open Hiring.

Enquanto alguns se dão inteiramente de forma anônima – como é o caso implementado pela Body Shop – outros apenas utilizam o anonimato nas primeiras fases, até a entrevista.

No primeiro caso, quando se dispensam as informações, busca-se apenas saber se o candidato não tem limitações.

Por exemplo, caso a vaga seja para atendimento em loja, se ela tem capacidade de passar o turno em pé.

Nessa hipótese é comum que haja a escolha de candidatos pela ordem de candidatura. Contudo, o nosso foco se dá no segundo modelo.

Nele, as primeiras fases consideram algumas informações, embora o recrutador não as tenha em mãos, até se selecionarem currículos (geralmente por software) que contenham os pré-requisitos.

Desse modo, o contratante passa a saber exatamente quem são os candidatos apenas no momento da entrevista.

Com isso, evita-se que haja o descarte de currículos interessantes por questões subjetivas, muitas vezes inconscientes.

Veja alguns benefícios do Open Hiring

Duas mulheres aplicando o conceito de Open Hiring

A contratação às cegas traz vários benefícios, especialmente porque evita que preconceitos (muitas vezes intrínsecos e não perceptíveis) tirem a chance de um candidato obter uma vaga na qual ele se enquadra e tem condições para isso.

Maior diversidade para a empresa

Uma das principais vantagens se revela justamente no aumento da diversidade dentro da empresa.

Considere que muitas vezes mulheres, idosos, negros, transexuais e travestis encontram maior resistência para adentrar no mercado de trabalho.

E isso ocorre mesmo que tenham as competências necessárias para desenvolver as atividades de certa função.

A mesma coisa acontece com pessoas de certas religiões. Para se ter noção, em 2017 a BBC de Londres fez um teste em que enviou o mesmo currículo para 100 vagas diferentes de emprego.

Mas, ao fazê-lo, colocou em metade deles o nome “Adam” e na outra o “Mohamed”, tipicamente muçulmano.

O resultado deste teste demonstrou que enquanto o currículo com o nome Adam recebeu 12 chamadas para entrevistas, para o de nome Mohamed isso caiu para 4.

Lembrando que ambos os currículos eram iguais, diferindo apenas quanto ao nome.

Portanto, o modelo de Open Hiring evita que haja o descarte de candidatos por questões preconceituosas. Assim, reflete no aumento da diversidade dentro da empresa.

Novos pontos de vista, novas ideias

O aumento da diversidade, por si só, já é uma vantagem. Afinal, é dever das empresas trabalhar em favor da inclusão social e da construção de uma sociedade mais justa e diversa.

Contudo, a própria diversidade reflete em outros benefícios. Por exemplo, com ela é possível se deparar com pessoas com experiências e visões de mundo diferentes na mesma empresa.

Desse modo, novas ideias surgem com mais facilidade.

Equipes com maior diversidade encontram maior contraposição de pontos, o que pode trazer novas soluções e aprendizado para todos.

Portanto, é uma forma de garantir que a sua empresa seja um lugar de efervescência de ideias. Pessoas diferentes conseguem atuar sobre um mesmo problema com visões diferentes e isso, por si só, aumenta o número de projetos e soluções.

Seja uma empresa modelo

Ainda, ao contar com o Open Hiring a sua empresa pode adquirir o status de modelo, o que impacta nos profissionais do mercado e no público.

Cada vez mais os talentos buscam empresas em que possam se desenvolver e onde tenham oportunidades reais. Por outro lado, o público consumidor também mostra tendência em fazer negócios com empresas que cumpram com suas funções sociais.

Isto é, que respeitem os direitos trabalhistas. Também, que promovam a diversidade e que tragam bons reflexos para a sociedade.

New call-to-action

E ao aumentar a diversidade e a inclusão na sua empresa por meio do Open Hiring, você demonstra que a corporação se importa com sua função social. Igualmente, que trabalha em prol de um mundo mais justo e inclusivo.

Garanta mais opções de candidatos

Por fim, o Open Hiring também é interessante por garantir maior número de opções de candidatos.

Isso ocorre justamente porque ele segue quesitos objetivos na análise de currículos, com o anonimato de outras informações subjetivas.

Como colocar em prática o Open Hiring?

O ideal é utilizar, nesse caso, um software de recrutamento que conte com Inteligência Artificial.

A partir do elencamento de requisitos para uma vaga – como experiência anterior ou grau de formação educacional – ele pode fazer uma seleção justa.

Afinal, note que o software levará em conta apenas os requisitos objetivos para a vaga. Isto é, ele não excluirá candidatos que tenham formação em uma universidade ou em outra.

Também, não deixará de considerar candidatos em razão da faixa etária, gênero, orientação sexual, cor, religião ou etnia.

Note que, com isso, a seleção final de currículos contará com exemplares diversos. A entrevista, desse modo, ocorre com os candidatos que se enquadram nos requisitos para a vaga, independentemente de outras características do profissional.

Para garantir um processo justo, ainda, é importante que haja treinamentos para os entrevistadores de modo que suas perguntas fujam de questões que podem excluir um candidato por questões que não dizem respeito às atividades que desenvolverá.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau