Mulher de sentada em uma cadeira de costas para a foto, a sua frente está posicionada uma mesa com um monitora em cima, em sua tela estão rostos de diferentes pessoas, representando uma vídeo conferência.

Como fazer um bom gerenciamento de times híbridos?

A pandemia do Covid-19 trouxe novas possibilidades para o mundo do trabalho, entre elas a aplicação de times híbridos.

No começo de 2022, 48% das empresas entrevistadas em uma pesquisa responderam que o trabalho híbrido continuaria fazendo parte dos seus planos.

O modelo que antes foi adotado de maneira emergencial, agora ganha espaço fixo dentro das marcas por conta dos seus benefícios junto ao principal ativo da empresa, os colaboradores.

Porém, a divisão entre uma equipe que trabalha remotamente e outra que atua no escritório da empresa pode gerar dores de cabeça para os gestores.

Por ser uma realidade que ainda está se desdobrando, a gestão de times híbridos ainda não é um processo maduro, mas já apresenta passos fundamentais que foram seguidos pelas marcas que tiveram sucesso em sua implantação.

Sabendo disso, trouxemos as principais dicas para quem deseja ser uma empresa híbrida de sucesso. Boa leitura!

O que é um time híbrido?

Um time híbrido é composto por profissionais que atuam de duas maneiras distintas: parte remotamente e parte presencialmente.

Isso significa que enquanto alguns colaboradores estarão no escritório atuando da maneira que conhecemos como “normal”, outros estarão em sua casa ou locais externos à empresa.

Em alguns casos o trabalho híbrido pode ser implantado por conta das necessidades diferentes atribuídas a cada cargo, onde há trabalhos que não podem ser feitos a distância, enquanto outros podem.

Porém, nesse texto vamos focar no trabalho híbrido que vem da necessidade de a empresa atender a demanda de seus colaboradores.

Marcas que priorizam o bem-estar e a satisfação do seu público interno sabem que um dos fatores que gera mais produtividade é permitir aos profissionais a escolha de onde eles desejam atuar.

Por tanto, após a volta do trabalho presencial, as empresas que decidiram optar pelo híbrido deram aos colaboradores o poder de escolha, entre voltar a atuar no escritório ou continuar trabalhando em casa.

Em alguns casos, o escritório da empresa está sempre disponível e o profissional pode escolher os dias em que deseja desempenhar seu papel presencialmente.

Esse modelo de trabalho traz algumas vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas no momento da gestão. 

Vantagens do trabalho híbrido

A primeira grande vantagem da adoção de times híbridos é a satisfação dos colaboradores.

Ao permitir que eles decidam de qual maneira desejam atuar, a empresa evitará que os profissionais trabalhem de maneira forçada em um formato que não lhe agrada e, por consequência, diminuindo sua produtividade.

Profissionais satisfeitos com o seu trabalho e a possibilidade de atuar como quiserem se sentem mais à vontade na empresa, sendo esse um grande fator de consideração na hora de continuar nela, o que aumenta a taxa de retenção.

Além dessas vantagens, empresas híbridas possuem um melhor cenário para contratação, já que os talentos não precisam estar necessariamente na mesma localidade que o negócio.

Desvantagens do trabalho híbrido

As desvantagens do trabalho híbrido se relacionam com os aspectos que podem ser melhorados através de uma gestão efetivas, como:

  • Divisão da equipe entre aqueles que trabalham de maneira presencial e os que atuam remotamente;
  • Falta de interação entre a equipe;
  • Dificuldades com a comunicação;
  • Dificuldade no controle da produtividade e da performance dos colaboradores.

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Como gerenciar times híbridos em 6 etapas

Agora que você já sabe o que é um time híbrido e quais são as suas vantagens e desvantagens, confira 6 dicas que vão permitir a você fazer um bom gerenciamento de uma equipe que atua parte remota e parte presencialmente.

1 – Introduza trabalho híbrido na cultura da empresa

A cultura organizacional de uma empresa corresponde aos valores, práticas, hábitos e outros fatores que uma marca introduz em seu ambiente externo, levando os colaboradores a segui-las.

O primeiro passo para começar a trilhar um caminho de sucesso junto aos times híbridos é introduzir o modelo na cultura, ou seja, introduzir o trabalho híbrido nos processos que compõem a empresa e constroem a imagem da marca.

Para isso, é preciso fundamentar a escolha pelo modelo, permitindo que o público externo perceba mais valor no negócio. 

A maneira mais fácil e proveitosa de fazer esse movimento é se apresentar como uma empresa híbrida que adotou essa possibilidade visando o bem-estar dos colaboradores, que são a sua prioridade.

2 – Organize os processos

Trabalhar com equipes que atuam de maneiras distintas, em que parte dela esta hora no escritório e hora em ambientes externos ao da empresa, requer organização.

Para isso, o gestor deve chegar em processos comuns, que farão sempre parte do andamento dos projetos e da atuação dos setores.

Imagine a seguinte situação, um profissional optou por estar no escritório durante uma semana, depois ficou um mês trabalhando em casa, posteriormente passou 3 dias indo ao escritório, trabalhou de casa por mais 2 semanas, e assim vai.

O gestor não pode pautar a sua organização e atuação considerando os momentos em que o profissional estará ou não no escritório, ela não deve mudar, independente do local em que o time esteja.

Um exemplo de processo que deve ser organizado são as reuniões. Suponhamos que um encontro de 1 hora ocorre todas as segundas pela manhã no escritório. 

O ideal dentro do trabalho híbrido é que ela seja transmitida e aberta à participação de quem não está presente fisicamente.

Logo, a reunião será um processo estabelecido e não sofrerá alterações quanto a sua realização, independente de quantos colaboradores estejam no escritório ou não.

3 – Para manter a organização, invista em tecnologia

Para conseguir manter a organização, as ferramentas tecnológicas serão as melhores amigas do gestor na hora de manter o controle de seus times híbridos.

Softwares, aplicativos, sites, as mais diversas soluções têm ganhado notoriedade dentro das empresas ao facilitar diversos aspectos que poderiam ser um fator de dificuldade para empresas híbridas, confira alguns deles:

  • Plataformas de videoconferência: para que todos os profissionais possam participar das reuniões é necessária uma plataforma que dê suporte a ela e realize chamadas em grupo.

Entre as mais utilizadas atualmente estão o Google Meet, o Microsoft Teams e o Zoom.

  • Aplicativos de mensagens: mesmo a distância a comunicação entre a equipe deve ser clara, para isso, o gestor pode recorrer a diferentes métodos para diferentes ocasiões.

É necessário estar atento a quais aplicativos serão utilizados para comunicações síncronas e quais serão utilizadas em mensagens assíncronas.

Para assuntos profissionais e exclusivos do trabalho, plataformas como o Slack e o próprio email podem servir muito bem.

Para assuntos fora do horário de trabalho e que não correspondem às tarefas a serem realizadas, o WhatsApp pode ser utilizado.

  • Controle de ponto: o controle de ponto de equipes híbridas pode ser feito remotamente, se esse processo se casar com as necessidades da empresa, os aplicativos garantem que ele seja feito de maneira segura.

Além disso, os gestores podem verificar o local de onde os profissionais estão atuando e organizar suas tarefas.

4 – Ofereça de feedbacks de qualidade e constantes

A presença não constante no ambiente de trabalho pode gerar ao colaborador uma dificuldade de perceber se a sua atuação está correspondendo ao esperado pela liderança.

É comum que o gestor faça pequenos comentários que mantém o engajamento dos profissionais no dia-a-dia de uma empresa, e esses comentários devem ser mantidos no ambiente online.

O feedback positivo garante que o colaborador saiba qual é o direcionamento que ele deve dar na sua atuação e o mantém mais seguro das suas habilidades mesmo quando longe da empresa.

5 – Invista na integração entre a equipe

Um dos pontos que podem ser negativos quando falamos do trabalho híbrido é a falta de entrosamento entre a equipe.

Quando no escritório, os funcionários tendem a se encontrar nos intervalos, criar laços e até mesmo se ajudar mais.

É papel do gestor trazer essa integração para o modelo híbrido, além da ajuda dos recursos tecnológicos, ele pode elaborar com o RH eventos que ocorram fora do horário de trabalho e da maneira online, visando aumentar a colaboração e o espírito de equipe.

6 – Treine a equipe

Um time híbrido precisa ser treinado para conseguir atuar da maneira que a gestão espera.

Seja para entender como utilizar os programas e aplicativos implantados para facilitar a comunicação ou aprender a lidar com os processos que fazem parte da modalidade, a empresa não deve esperar que os profissionais desenvolvam essas aptidões sozinhos.

Além disso, os treinamentos também podem envolver terceiros, como palestrantes, que tem como foco a otimização do trabalho remoto e integração de equipes que trabalham à distância.

Descubra aquilo que melhor se encaixa à sua equipe

O trabalho e a gestão de times híbridos ainda é uma novidade que está sendo assimilada pelas empresas e os setores de RH. É importante que o gestor de times híbridos tenha em mente que nem todas as dicas vão funcionar na sua equipe.

O processo envolve tentativas para encontrar os melhores procedimentos e as melhores ferramentas no momento de realizar essa gestão.

É importante que a cada tentativa de melhorar o ambiente de trabalho híbrido um acompanhamento relacionado a produtividade seja feito, verificando os seus efeitos sobre a equipe.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros artigos sobre gestão de pessoas no blog da Oitchau.

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