imagem com uma pessoa sentada em um banco falando remuneração estratégica

Remuneração estratégica: o que é? Definição, benefícios e como implementar

A remuneração estratégica pode ser uma solução para empresas que precisam aumentar o engajamento e a produtividade.

Ela já é utilizada por muitas empresas, embora não com todas as possibilidades e força que possui. Por isso, hoje mostraremos para você como se aproveitar da melhor forma dela.

Continue lendo e conheça tudo sobre esse conceito remuneratório. Confira as vantagens, como ela funciona, como colocá-la em prática e os cuidados necessários. Boa leitura!

O que é remuneração estratégica?

Esse é o tipo de remuneração que recompensa o trabalhador pelo seu esforço. Portanto, ela conta com uma parte variável e outra fixa.

A fixa se refere ao salário contratual, aos auxílios de alimentação e transporte e eventuais adicionais próprios do cargo ocupado.

Já a variável se refere aos “pontos” que o colaborador acumulou. Dentre os fatores que podem influenciá-la estão:

  • Cumprimento de metas;
  • Ausência de atrasos (superiores a 10 minutos, conforme a lei);
  • Apresentação de novos projetos, etc.

Cada empresa pode determinar, conforme os limites legais, condições que possam dar adicionais aos colaboradores.

No caso das metas, estipula-se o valor para o alcance delas, mensalmente, bimestralmente ou trimestralmente.

Ainda, é possível se utilizar da jornada como índice, com a compensação financeira para quem não apresenta faltas injustificadas ou atrasos.

Como funciona a remuneração estratégica?

imagem com duas pessoas discutindo sobreremuneração estratégica

Ela funciona como um adicional à remuneração contratual. Desse modo, ela visa instigar o colaborador a seguir as regras da empresa e a buscar a melhor produtividade mensal.

Com isso, as equipes são engajadas e o cumprimento de suas atividades é visto como uma forma de receber recompensas.

O estímulo positivo ocorre a partir do pagamento de um bônus, o que pode ser compensatório para a empresa e para os colaboradores.

Note que não é possível que o salário contratual do colaborador seja afetado. Ele pode apenas deixar de ganhar um bônus, mas sua remuneração conforme contrato é garantida.

Além disso, é indispensável que a empresa tenha regras claras sobre os benefícios e que todos tenham a chance de alcançá-los.

Desse modo, todas as equipes precisam ter as bonificações, adaptadas de acordo com a necessidade e forma de funcionamento de cada uma.

Outro ponto importante é que as novas regras só valem a partir do surgimento e não podem afetar direitos anteriormente obtidos pelos trabalhadores.

Benefícios da remuneração estratégica

Conheça os principais benefícios em se adorar a remuneração estratégica na sua empresa!

Engajamento

Quando o trabalhador se depara com uma situação em que o cumprimento de metas lhe trará benefícios, ele também tende a ficar mais engajado.

É o famoso “vestir a camisa da empresa”. Ele enxerga o crescimento da empresa como sua própria possibilidade de crescimento, até mesmo por alcançar um bônus financeiro.

Produtividade

Com o aumento do engajamento e com a política de metas, os trabalhadores também têm a tendência de aumentarem a produtividade.

Aperfeiçoamento

Para que sejam capazes de aumentar a produtividade e manter a qualidade das atividades, os trabalhadores que têm remuneração variável tendem a buscar aperfeiçoamento.

Isto é, a buscar especialização na área, assim como a aquisição de novos conhecimentos e experiências com base em novas tecnologias e metodologias.

Assim, a empresa vê suas atividades acelerando ao mesmo tempo em que apresentam melhorias.

Como implementar a remuneração estratégica? Veja dicas e cuidados

New call-to-action

São muito importantes os benefícios que a adoção da remuneração variável e adicional pode trazer. 

Para que eles realmente se apresentem, contudo, existem alguns cuidados que devem ser tomados na implementação da nova política remuneratória.

Confira como colocá-la em prática com segurança e com vias em trazer vantagens competitivas para a empresa.

Defina as metas e as recompensas

Primeiramente, é essencial que a empresa determine com clareza quais serão as metas e as respectivas recompensas.

Por exemplo, para empresas que recompensam a ausência de atrasos ou ausências injustificadas, deve definir:

  • Quantidade de atrasos (em minutos) que não alteram o bônus;
  • Valor para a ausência de atrasos além do tempo relevável.

Por outro lado, as metas também precisam definir claramente para os colaboradores o que eles devem cumprir, qual o valor pago em contrapartida e a frequência de pagamento.

Lembre-se de prezar pelo equilíbrio

Um ponto muito importante no momento de fixar a remuneração estratégica é o equilíbrio. Ou seja, você deve garantir que as metas sejam passíveis de alcance.

Isso, é claro, considerando-se o horário contratual do colaborador, suas responsabilidade se a dificuldade de suas atividades.

Em caso contrário, a política remuneratória pode ter efeito contrário: desengajar e afastar os colaboradores.

A empresa precisa ter em mente que as metas devem ser sadias, sem que gerem reflexos negativos aos colaboradores, como trabalho em excesso ou crises de ansiedade.

Faça o monitoramento

A política de remuneração baseada na compensação conforme estratégias também precisa de um monitoramento.

Para isso, utilize indicadores de desempenho, bem como promova pesquisas de satisfação internas.

Igualmente, organize os números de acordo com as metas, o cumprimento, a frequência de cumprimento e os setores que se destacam.

Isso pode revelar detalhes importantes sobre problemas com o programa ou com dificuldades que impedem os colaboradores de alcançar as metas.

Ofereça programas de capacitação e desenvolvimento

Outro ponto da remuneração estratégica é a adoção de políticas de capacitação e desenvolvimento. Disponha o acesso à educação aos seus colaboradores.

Isso pode se dar com políticas de bolsas de estudo ou de coparticipação nas mensalidades. Igualmente,  pelo acesso a cursos livres, palestras e workshops.

Tenha uma política de gestão de horas

Por fim, saiba que a sua remuneração estratégica necessita de uma política de horas extras e da devida gestão sobre a jornada.

Mas por quê? Muitas vezes esse tipo de programa leva ao aumento de número de horas trabalhadas e maior desgaste do trabalhador.

Portanto, essa gestão é ideal para saber se as metas são cumpríveis dentro do horário de trabalho e se está causando abuso no número de horas trabalhadas.

Com isso, pode-se adaptar a estratégia, assim como ter maior controle sobre as atividades e número de horas extras.

Para essa gestão, conte com o sistema digital de jornada de trabalho da Oitchau. Completo, inteligente e moderno, ele é a melhor solução para acompanhar a jornada em tempo real.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau