ilustração fit cultural

Fit cultural: entenda a afinidade da empresa e colaboradores

A busca pela melhoria das atividades laborais, pela melhoria do clima organizacional e pela diminuição da rotatividade em uma empresa pode ser auxiliada em grande escala pela aplicação do Fit Cultural, que é uma metodologia que vem se mostrando excelente para as organizações e seus crescimentos.

New call-to-action

Abaixo separamos informações relevantes sobre o que é essa metodologia, como funciona e como ela pode ser eficiente para sua empresa. Confira e não deixe de aproveitar as vantagens oferecidas por ela!

Fit Cultural: O que é?

Ele corresponde à possibilidade de um colaborador refletir os valores que são relevantes para uma empresa e que compõem a cultura organizacional dela.

Os colaboradores são essenciais para que uma empresa obtenha sucesso e para que seus serviços tenham qualidade. As noções que eles têm quanto à cultura de trabalho e à forma que as atividades são realizadas se tornam cruciais.

Esse fit corresponde a um alinhamento entre as noções culturais e valores de um empregado e da empresa. Eles incluem traços de personalidade, valores de cultura e missões do trabalho proposto.  

Benefícios da aplicação do fit cultural em uma empresa

Listamos abaixo quais são as principais vantagens que a adoção da metodologia de alinhamento cultural pode conceder a uma empresa.

1.      Precisão nas contratações

Já imaginou acertar na contratação e evitar que alterações no quadro de funcionários tenham que ser feitas em breve? É isso que essa metodologia Fit oferece!

As chances de contratar um empregado que se mostre efetivo para sua empresa e que realize as atividades que ela demanda de forma qualificada aumentam quando a metodologia cultural é colocada em prática na organização privada.

São aumentadas as chances de que o colaborador se adapte bem e tenha um bom relacionamento com os demais empregados que prestam serviços à empresa.

2.      Retenção de colaboradores

A cultura fit auxilia a empresa a encontrar aqueles colaboradores que se enquadrem nos requisitos que ela considera importantes. O empregado pode se encontrar dentro da organização e ver nela uma oportunidade de desenvolvimento profissional.

Esse aspecto se torna mais relevante quando se leva em conta que um profissional que se considera parte da empresa tende a não buscar outras oportunidades fora dela. A rotatividade é limitada e há retenção de talentos.

3.      Diminuição de gastos com contratações e processos seletivos

Ao diminuir a rotatividade de empregados, garantir a retenção de talentos e fazer contratações precisas a empresa passa a evitar gastos desnecessários causados pela necessidade de dispensa de empregados e de contratação de novos colaboradores.

Dentre as despesas causadas pelas dispensas (ou pedidos de demissão) estão as verbas de rescisão de contrato que devem ser pagas. Quanto às novas contratações, considere que a divulgação de vagas e o desenvolvimento de um processo seletivo é custoso.

São necessários investimentos de tempo para entrevistas, provas e outras fases da seleção. Quando contratado, o novo empregado precisará de treinamentos para que se desenvolva na profissão ocupada e demorará certo tempo para apresentar a produtividade de um colaborador que já se adaptou à organização.

É por isso que investir na Cultura Fit pode ser muito rentável a empresa na medida em que ela diminui gastos que se mostram desnecessários.

4.      Aumento do desempenho e da produtividade dos colaboradores

A utilização dessa metodologia busca encontrar empregados que se identifiquem culturalmente com a empresa e com os valores que a organização resguarda. Essa identificação traz grandes e belos frutos à empresa e o engajamento do funcionário se torna latente.

Quando o empregado se vê como parte da organização ele passa a realizar suas atividades de movo mais engajado e com melhor qualidade. Faltas e atrasos são evitados e a produtividade passa a ascender.

5.      Envolvimento dos colaboradores e desenvolvimento criativo

A identificação entre um funcionário e uma empresa que é propiciada pela aplicação da noção de Cultura Fit é importante por auxiliar no desenvolvimento criativo dos colaboradores que passam a se sentir à vontade para sugerir medidas e soluções.

O envolvimento deles com a empresa é maximizado, o que se deve ao comprometimento que ele possui em relação à organização para a qual presta serviços.

6.      Aumento da coesão das equipes e melhora do clima organizacional

Outro ponto que corresponde a uma das grandes vantagens concedidas pela aplicação desse tipo de metodologia se refere à coesão das equipes e ao relacionamento que os empregados de uma equipe desenvolvem.

O trabalho em equipe se torna mais fácil e o surgimento de várias ideias diferenciadas se torna possível pela aplicação do labor conjunto em uma equipe que se identifica.

Como colocar o Fit Cultural em prática?

Agora que você já sabe todas as vantagens que a aplicação de uma metodologia cultural pode conceder à sua empresa é necessário entender como ela é colocada em prática e isso pode ser feito em poucos passos.

Exame dos atributos da organização

Ao colocar esses métodos culturais em prática é necessário inicialmente que haja a autoanálise, pela empresa, quanto aos atributos que possui. Os gestores refletem os valores da empresa? As decisões são tomadas de forma conjunta ou individual?

A comunicação ocorre de forma livre? Riscos são tomados e novas ideias são levadas em consideração? Todos esses pontos devem ser analisados cuidadosamente.

Pense nas qualidades buscadas

Considerados os atributos que a empresa já possui, é chegado o momento de análise daqueles que a organização pretende alcançar.

Compare os dois pontos iniciais

O terceiro passo exige que haja comparação entre os atributos que a organização já possui e aqueles que ela deseja alcançar. Isso permite que sejam identificadas lacunas e outros desfalques que podem atrapalhar no alcance do objetivo.

Documentação da cultura organizacional

Outro passo relevante na colocação em prática do Fit Cultural se refere à documentação da cultura empresarial. Isso corresponde a uma espécie de política interna da empresa em que são descritos vários pontos relevantes.

Dentre eles estão a declaração de missão, valores fundamentais da empresa, como buscar tais valores e tradições compartilhadas internamente. Isso dá uma boa noção do que a empresa espera e como sua organização está pautada, o que é importante para colaboradores que já prestam serviços e para aqueles que venham a ser contratados.

New call-to-action

Seleção de novos empregados com base na metodologia

Quando a empresa já possui conhecimento dos atributos que busca e da forma como quer se desenvolver e se apresentar ao público e aos colaboradores ela deve passar a aplicá-los desde a seleção e recrutamento de novos empregados.

As competências principais que são relevantes à organização devem constar na descrição da vaga ofertada e testes na seleção devem ser aplicados no Fit Cultural.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau