Controle de Ponto e RH - Gestão de Pessoas
contabilidade no RH

Existe Contabilidade no RH? Como funciona? Vantagens

Não é incomum os diferentes setores de uma empresa trocarem entre aprendizados e estratégias para o seu crescimento. E como o RH é um centro de custo no negócio, deve organizar e manter as suas contas em dia. Logo, as estratégias de contabilidade no RH são uma realidade.

Com as novas tecnologias setores como RH e Contabilidade estão integrando mais adequadamente as suas informações em prol de benefícios e vantagens para o próprio negócio.

Todas as atividades de gestão de pessoas impactam a contabilidade da empresa, e este setor pode oferecer mais condições do RH ter mais transparência e o melhor aproveitamento na sua rotina, além de garantir mais sustentabilidade para as suas contas.

RH X Contabilidade

Apesar se serem setores distintos, o RH e a Contabilidade sempre tiveram relações muito próximas e atividades intrínsecas. Trabalham de forma independente, mas também colaboram entre si. Esta nova postura que integra dados e aproveita ações estratégicas conjuntas cada vez mais é adotada pelas empresas brasileiras para serem mais diferenciadas e produtivas, com o menor custo.

O meio de campo é feito pelas tecnologias digitais, como softwares de integração, informações na nuvem, dispositivos integrados e outros recursos que tornam a relação da Contabilidade no RH possível. Esta integração dos setores leva a uma otimização dos aspectos operacionais e permite o desenvolvimento de ações mais estratégicas.

Separamos algumas situações para exemplificar a importância da contabilidade no RH. Acompanhe o post e entenda em detalhes!

Atuação da Contabilidade no RH

O RH e a Contabilidade produzem e utilizam informações complementares em suas rotinas. A contabilidade no RH, neste sentido, vai além do uso de informações em atividades burocráticas e ajuda a desenvolver o processo de gestão de pessoas de forma preventiva e estratégica, tornando o processo mais ágil e mais enxuto.

Integração de dados

Com as novas tecnologias, surgiram os softwares de gestão empresarial, cujo objetivo é fazer fluir e integrar informações sobre os processos e rotinas de toda a empresa. As informações do RH e da Contabilidade, setores que sempre trabalharam em conjunto, mesmo antes da revolução tecnológica ocorrida nas últimas décadas, agora podem ser acessadas em tempo real, para a melhor tomada de decisão dos gestores.

Um exemplo é o sistema de controle de ponto: através de REP ou de dispositivos móveis e sistemas inteligentes, como é o caso da Plataforma Oitchau, as informações sobre entrada, saídas e horários realizados pelos trabalhadores estão disponíveis em tempo real tanto para conferência do RH quanto da Contabilidade, permitindo o desenvolvimento mais assertivos das suas atividades.

Em muitos sentidos, a Contabilidade no RH é algo estratégico e veremos a seguir algumas destas situações.

Controle de ponto

Atualização sobre mudanças fiscais e jurídicas

A Contabilidade no RH, seja através de escritórios externos ou de um setor interno, pode beneficiar o processo de gestão de pessoas apontando mudanças físicas e legais em relação às práticas junto aos trabalhadores, evitando perdas como multas, processos e advertências pela falta de adaptação e cumprimento destas normas.

As atualizações podem ser repassadas nos aspectos legais e externos e também em mudanças internas, adotadas partindo da própria empresa, como mudança estratégica de layout, mudança em cargos e salários, alterações no organograma do negócio, na documentação contábil, etc.

Um exemplo é o eSocial, uma plataforma do governo que permite integrar informações legais, tributárias, trabalhistas e fiscais em um só lugar, e que envolve informações tanto advindas do RH quanto da contabilidade – e estas informações prestadas pelas empresas e seus setores devem ser coerentes entre si.

Os documentos e informações preparados pelo RH para diversos órgãos públicos devem ser validados e documentados pela contabilidade, garantindo legitimidade das informações e a qualidade da digitalização. Há no mercado muitas ferramentas inteligentes que ajudam a contabilidade no RH e integram as informações para serem utilizadas pela própria organização, seus consultores e governo.

Reconhecimento junto aos colaboradores

O pagamento de colaboradores é uma demanda que envolve a contabilidade no RH. Outros tipos e pagamentos e gratificações também devem ser realizadas conforme a legislação e os procedimentos contábeis, como é o caso do pagamento pelo reconhecimento.

Neste caso, o RH valida o desempenho dos funcionários e traçar estratégias para potencializar a produtividade da organização. A fim de reconhecer o colaborador produtivo e motivar os demais, oferece um pagamento por reconhecimento. A contabilidade no RH permite criar, desta forma, um plano de recompensas para efetivar a melhora coletiva ou premiar os melhores funcionários.

Até mesmo a estrutura de cargos e salários deve considerar o orçamento disponível da empresa e as suas implicações legais, oferecendo ao colaborador mais transparência e condições de mobilidade dentro da empresa por mérito.

Colaborador valorizado

Além dos exemplos citados – de bonificações e mobilidade em cargos e salários – o colaborador pode ser valorizado de outras formas através das estratégias de contabilidade no RH.

É o caso de treinamentos, investimentos em longo prazo, formação de liderança, etc. A chamada contabilidade consultiva, por exemplo, pode ajudar a mapear e desenvolver programas de valorização profissional e planejar o retorno dos investimentos por período.

 Processo de admissões e demissões

Outros processos que envolvem a contabilidade no RH são o admissional e o demissional. O RH cuida das documentações necessárias para a admissão do colaborador, bem como todo o processo de atração, seleção e contratação, e a contabilidade faz uso de alguns desses dados para elaborar a folha de pagamento e calcular os descontos e impostos.

Novamente, o uso da tecnologia poderá otimizar toda esta movimentação, de forma ágil, enxuta e com o menor risco de erros, documentando e disponibilizando as informações em seus bancos de dado. Deve-se ressaltar que o cálculo correto dos valores de rescisão é essencial para não comprometer reputação da empresa.

O risco de erros manuais é praticamente nulo, já que todos os documentos anexos à ferramenta possuem garantia de legitimidade. Além de que o processo ganha velocidade, considerando que toda documentação já está disponível para a contabilidade na própria plataforma, assim como deve permitir alterações e atualizações cadastrais.

Consultoria, assessoria e colaboração

Assim como aconteceu no RH, a Contabilidade também passou por grandes mudanças tecnológicas e paradigmáticas nas últimas décadas. Agora, atua de forma colaborativa e consultiva, criando estratégias e indicando oportunidades para as empresas, inclusive em setores com o RH.

Isso ocorreu através da expansão tecnológica, que incorporou, através de sistemas autônomos, as necessidades burocráticas e operacionais, dando chances dos dois setores atuarem de forma mais estratégica e integrada.

Através da consultoria contábil, assessoria e do trabalho colaborativo, a contabilidade no RH é mais assertiva, e promove um grande número de melhorias e possibilidades de crescimento do negócio.

Veja também: Como aplicar estratégias de marketing para RH – Entenda!

Gostou das dicas sobre Contabilidade no RH? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo