ética profissional

Ética profissional: o que é? Como aplicá-la?

A ética profissional pode ser entendida como um código pré-estabelecido, de conduta individual ou coletiva, baseado em valores e princípios orientadores na rotina de trabalho. 

Sendo assim, independentemente de profissão ou campo de atuação ao qual se pertence, essa qualidade é uma parte importante da convivência em sociedade.

Isso acontece porque o sucesso ao obter resultados, de forma geral, depende, na maioria das vezes, de como as pessoas lidam com as situações cotidianas, e também umas com as outras. 

Quer saber mais sobre isso? Veja a seguir!

Sumário

O que é ética profissional?

Imagem com teclado, óculos, caneta dourada e bloco de notas relatando sobre ética profissional

Nossas ações diárias afetam não apenas a nós mesmos, como também as pessoas que nos rodeiam. E muitas dessas ações, principalmente profissionais, envolvem um comportamento ético.

Quando envolvemos a ética nessa equação, as chances de compartilhamento, crescimento e desenvolvimento coletivos são muito maiores.

Por exemplo, ao mentirmos, corremos o risco de perder a confiança de alguém, além de minar a nossa imagem perante esse indivíduo.

O mesma acontece com a relação de trabalho. Ao oferecermos uma mão de obra mal executada, podemos comprometer a segurança de outras pessoas, dependendo da relevância do que está sendo entregue.

Neste contexto, promover a ética é igualmente importante no local de trabalho, assim como em nossas vidas pessoais. 

É válido destacar que, um negócio bem sucedido depende da confiança de várias partes — colaboradores, lideranças, executivos, clientes, fornecedores — e até mesmo seus  concorrentes!

Aliás, em relação a esse ponto, podemos listar seis valores éticos que formam a base da confiança, os quais alicerçam as boas práticas nos negócios.

São eles:

Ética profissional

Como mencionamos mais acima, a ética refere-se a um conjunto de regras que descreve uma conduta aceitável na sociedade. Além disso, também serve como um guia para a vida moral diária e nos ajuda a julgar se nossos comportamentos podem ser justificados.

Os conceitos mais diretamente associados à ética são verdade, honestidade, justiça e equidade.

Quando levamos esse padrão para a esfera profissional, aí é que ele se apresenta cada vez mais importante. 

Aliás, um ponto interessante a ser acrescentado, é que profissões como médicos, advogados, engenheiros, dentre outras consideradas estratégicas ao bem-estar e desenvolvimento social, têm seu código de ética profissional próprio, que estabelece padrões de comportamento esperados.

Exemplo:

Um advogado ou médico que mantém a confidencialidade entre cliente e paciente;

Um contador que não usa as informações do cliente para ganho pessoal.

Valores

Os valores podem ser definidos como atos, costumes e instituições que um grupo de pessoas considera favorável. É o que realmente importa para nós. 

Moral

Certos elementos morais são universais, como as leis que proíbem o homicídio e os deveres básicos de fazer o bem e promover o bem-estar dos outros. 

Com a moral servindo de alicerce social, existem alguns pontos que devem ser ressaltados. Regras morais são importantes: em geral, elas ajudam a sociedade a funcionar de maneira civilizada.

A moralidade consiste em regras universais: elas se aplicam a todos, em todos os lugares, e são reconhecidas por todo indivíduo como sendo necessárias.

Moral é objetiva: ela não considera preferências pessoais. Certo é certo e errado é errado.

Moralidade afeta outras pessoas: e envolve considerar o bem-estar dos outros, “faça aos outros o que gostaria que eles fizessem a você”.

Integridade

Ter integridade é ser honesto e sincero. A integridade pode ser definida como o ato de inserir o código moral na tomada diária de decisões. Quando pessoas e empresas possuem integridade, isso significa que elas escolhem ser confiáveis. 

Trazendo para o lado corporativo, as empresas que não promovem essa qualidade e adotam estratégias de negócios duvidosas, que muitas vezes induzem seus colaboradores e clientes ao erro, podem sofrer represálias, além de consequências negativas e graves, principalmente num cenário cada vez mais globalizado.

Caráter

Ética não é apenas como pensamos ou agimos, é também sobre caráter — ele guia o que fazemos quando ninguém está olhando. 

Cada pessoa tem a capacidade de construir, mudar ou até destruir seu próprio caráter. E isso acontece por meio da nossa vivência. 

Uma pessoa com caráter tem moral elevada e honrará seus compromissos, agindo moralmente em todas as situações por escolha, não por força. 

Essa característica também pertence às organizações: uma empresa que promove transparência nas suas relações comerciais e ética profissional, desperta confiança e respeito, e afasta a possibilidade de um ambiente tóxico. Isso com certeza inspira seus colaboradores a agirem da mesma forma.

Leis

A legislação é um conjunto de regulamentos desenvolvidos para expressar as necessidades pessoais. Essas leis protegem os indivíduos quanto à quebra da moralidade em formas mais graves, como no caso de assassinato, roubo, estelionato, etc.

Esse compilado de normatizações nos fornece um senso de certo e errado, além de guiar nosso comportamento em sociedade.

Podemos afirmar que as leis são instituídas como noções de justiça e tendem a ser específicas, mas diversificadas em diferentes sociedades. Isso acontece porque elas servem para proteger os valores de um núcleo de indivíduos — e têm forte conexão com as demais características citadas, como moral, ética e valores.

Ética profissional é sinal de bom negócio

Duas pessoas olhando a tela do computador e conversando sobre ética profissional

Agora que temos claro a importância do comportamento ético, vamos falar um pouco mais sobre a relevância da ética profissional adotada pelas empresas.

Para promover essa característica tão essencial aos negócios, é preciso ter em mente que o trabalho é constante, e deve ser feito de forma coletiva. 

Existem dois pontos principais que podem ser trabalhos para melhorar esse indicador no dia a dia da sua empresa.

Implementação bem-sucedida de um código de ética

Ao desenvolver um código de ética, a corporação deixa evidente aos seus colaboradores que eles não podem reivindicar a ignorância como defesa ao adotar uma conduta antiética. 

Além disso, fica claro também, a importância que se dá a ética profissional nas atitudes cotidianas do ambiente de trabalho. Neste ponto também é válido orientar que as lideranças reconheçam aqueles cujos comportamentos são excepcionais.

Esse movimento de exaltar um bom comportamento e respeito entre as equipes deve ser constante e estar entrelaçado com a missão, visão e valores da empresa.  

A ética profissional não é algo que pode ser imposto, requer trabalho árduo, e tem que estar ligada a cultura da organização, caso contrário, não surtirá nenhum efeito em seus colaboradores, servindo apenas como um discurso decorativo.

Importância do compliance para as empresas e para a ética profissional

A noção de compliance cresceu muito nas empresas nos últimos anos e se tornou indispensável. Mas o que exatamente ela é? Nada mais do que um programa que se baseia em princípios éticos e que busca evitar corrupção.

Assim, ele se volta a identificar eventuais perigos, bem como a determinar princípios claros e de conhecimentos de todos sobre o que é certo e o que é errado na forma de atuação profissional corporativa.

Além disso, ainda inclui a abertura de canais de denúncia e comunicação para investigações internas. Por exemplo, em casos de assédio moral ou sexual. Igualmente, sobre eventuais atuações baseadas em corrupção (ativa ou passiva).

Com isso, a sua empresa consegue determinar questões básicas e essenciais para a atuação dela e de todos os colaboradores, independentemente do cargo que ocupem. Portanto, tanto os subordinados quanto os gestores.

Note que todos eles representam a empresa. E para que sigam um padrão de comportamento que siga as premissas corporativas, devem ter à disposição os manuais claros e que realmente demonstrem as regras, canais de comunicação, proibições e formas de atuação.

Com isso, sua empresa consegue colocar em prática a ética profissional da maneira como ela merece. E, dessa forma, colher bons frutos com a melhoria da imagem da corporação, bem como da sua relação para com os colaboradores. 

Como a empresa demonstra ética profissional em relação aos colaboradores? Veja práticas diárias

Dois homens com computadores ligados trabalhando em políticas sobre Ética profissional

Existem diversos comportamentos e atuações das empresas em relação aos colaboradores que transmitem se elas são éticas ou não. Por isso, devem estar presentes no dia a dia da sua corporação. Veja quais são:

  • Garantia do cumprimento das leis trabalhistas e políticas internas;
  • Honestidade e boa comunicação, de forma clara e transparente e de forma geral;
  • Tratamentos cordiais e respeitosos dos gestores e da empresa para com os colaboradores;
  • Pagamentos em dia, com respeito às horas extras e demais direitos financeiros;
  • Atribuição de funções de acordo com o cargo de cada um dos colaboradores;
  • Equidade salarial entre pessoas que prestam as mesmas atividades com a mesma destreza;
  • Igualdade de tratamentos e de pagamentos independentemente do sexo, raça, religião ou orientação sexual;
  • Quadros de gestores que indiquem a diversidade, com a presença de homens e pessoas não cis-normativas, heterossexuais e, ainda, não brancas.

Como os colaboradores demonstram ética profissional na atuação?

Ainda, existem alguns comportamentos que demonstram que os colaboradores da sua empresa atuam com ética profissional, confira quais são:

  • Responsabilidade sobre as suas atividades;
  • Cumprimento de prazos;
  • Disciplina, com bom gerenciamento do tempo e uso da jornada para atividades exclusivamente profissionais e que se relacionem à corporação;
  • Assiduidade e respeito aos horários de jornada (quando não há política de horários flexíveis);
  • Bom trabalho em equipe;
  • Honestidade em suas atividades, admitindo os erros que eventualmente cometam;
  • Confiabilidade e discrição quanto às informações e atividades empresariais, bem como aos dados confidenciais aos quais tem acesso;
  • Respeito e boa comunicação no dia a dia, com bom senso e atuação não-violenta.

 

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