Foto de cima de uma pessoa escrevendo em um caderno. No enquadramento é possível ver apenas a mão da pessoa segurando um lápis, seu caderno, e materiais de trabalho ao entorno, como "post-its, óculos e um celular. No caderno está escrito "project", projeto em ingês.

Caminho crítico do projeto: como utilizar o método?

O caminho crítico do projeto é uma metodologia que auxilia as empresas a gerirem de melhor forma os seus projetos, identificando o que demanda mais tempo dentro deles, aquilo que não pode ser parado e o que é crucial para as demais atividades.

Essa ferramenta pode melhorar em muito a forma como você gerencia os projetos que desenvolve, já que através dele é possível distribuir melhor as responsabilidades pelo projetos, bem como garantir cumprimento de prazos.

Saiba mais sobre essa metodologia, quais são as vantagens e também como colocá-la em prática. Boa leitura!

O que é caminho crítico de um projeto?

O caminho crítico do projetos, é um método de gestão que ajuda na identificação de qual é o sequenciamento de atividades mais importantes. Com ele, então, é possível chegar ao final do projeto de modo mais rápido.

New call-to-action

Afinal, aqui se identifica quais são as atividades que não possuem folgas de prazos. Isto é, que são essenciais e cujo atraso atrapalha todas as outras ações de modo a atrasá-las.

O método, originalmente chamado de Critical Path Method ou CPM.  Basicamente, ele ajuda na identificação da “coluna vertebral” do projeto, da estrutura dele cujo atraso faz com que todas as demais atividades também atrasem. Essas atividades centrais, então identificadas, requerem mais atenção e a dedicação constante dos colaboradores.

Afinal, elas começam no primeiro dia do projeto e terminam com ele. São as atividades que geralmente possuem nenhum intervalo e, portanto, requerem muito cuidado.

Por que usar o método do caminho crítico do projeto?

Existem vários motivos para a sua empresa utilizar esse método. Ele pode ser um grande aliado na gestão de projetos e na organização deles e das atividades, bem como na distribuição de responsabilidades e na revisão do produto final.

Confira, então, alguns dos principais motivos para usar esse tipo de método!

Identifica as tarefas mais importantes do projeto

Em primeira mão o caminho crítico já permite que você identifique quais são as atividades mais importantes do projeto. Isto é, quais são aquelas cujo atraso ou travamento irão refletir em todas as demais ações e na entrega do projeto em si.

Redução da duração dos projetos

Ao saber o que requer mais a sua atenção é possível reduzir o prazo de duração dos projetos. Afinal, a maior parte de atenção se volta ao ponto crítico, às atividades indispensáveis e mais importantes. 

Ao mesmo tempo é possível determinar a realização das atividades paralelas e acessórias que acompanham o caminho.

Comparação do progresso real com o que se planejou de início

O caminho crítico lida também com estimativas de tempo. Isto é, ele apenas prevê que o projeto demandará x horas (ou dias, semanas ou meses), bem como estima quanto durarão as atividades que o compõem. Essa atividade é chamada também de calcular folga do projeto pelo caminho critico.

Ao final, então, é possível entender se a sua estimativa estava correta. Isso ajuda na determinação dos próximos projetos, bem como na organização das atividades.

Ou seja, dá dados que serão importantes no futuro para os próximos projetos.

Da mesma forma, permite a análise da agilidade das equipes que foram incumbidas de dar seguimento ao projeto.

Diminuição da necessidade das horas extras

Uma vez que a empresa passa a saber quais são as atividades centrais que compõem o caminho crítico, pode organizar melhor a distribuição de tempo dos colaboradores.

Essas ações, então, passam a ser a prioridade, enquanto as demais se dão conforme aquelas forem se desenvolvendo.

Isto é, é possível distribuir melhor as equipes e o tempo que elas dedicarão ao projeto de forma a deixá-lo mais rápido e menos custoso. Não há necessidade de contratar mão-de-obra adicional ou de trabalho extraordinário.

O que se sabe é o foco central que é a prioridade e o caminho mais longo e como juntá-lo às demais ações.

Como calcular o caminho critico do projeto?

Veja os passos para colocar o método em prática de forma a melhorar a gestão dos seus projetos.

Monte um diagrama de rede orientada de atividades para utilizar o método caminho crítico do projeto

Em primeiro lugar é necessário determinar quais são as atividades que o projeto detém e das quais depende. Isso nada mais é do que a criação de um diagrama que indique quais ações compõem o caminho.

Ao determiná-las, então, elas são colocadas em ordem. Por exemplo, primeiramente há a aprovação do projeto e do orçamento, para que depois uma atividade que desemboque em outra possa começar.

É importante também lembrar que existem atividades que ocorrerão paralelamente. Por isso, o diagrama pode apontar mais de um caminho, bem como ramificações.

Determine a duração das atividades

O segundo passo é estimar o tempo que cada atividade necessita para ser executada. Nesse caso trata-se de uma estimativa, uma vez que não é possível determinar com certeza o tempo que durará.

Então, o gestor aplica sua experiência quanto ao tempo médio de duração desse tipo de ação.

Determine o tempo de início e finalização antecipadas

Depois, da esquerda para a direita determine qual seria o prazo de começo antecipado, Early Start e de final antecipado, o Early Finish.

Chegue ao tempo total de duração do projeto

Veja quantos dias são necessários para chegar ao fim do projeto. Isto é, para que a última atividade dele termine. Para isso considere as que estão no caminho dela. Afinal, devem se somar para chegar ao resultado.

Calcule o “término mais tarde” e o “começo mais tarde”

O próximo passo condiz ao cálculo do Late Finish (“término mais tarde”) e do Late Start (“começo mais tarde”). O cálculo é da direita para a esquerda.

Calcule a folga das tarefas

A folga condiz ao tempo que cada tarefa tem para se atrasar em razão de problemas, por exemplo. Considere que uma atividade, a princípio, precisa de 5 dias para ficar pronta.

New call-to-action

Contudo, como o caminho crítico possui 10 dias, ela tem 5 dias de folga para se rever. Porém, esse prazo não pode afetar o prazo total do projeto.

Determine o caminho crítico do projeto

Por fim, então, defina qual é o caminho crítico. Ele será a sequência de atividades que não possui folgas. 

Outras ferramentas uteis para a gestão de projetos

Agora que você já sabe como calcular e o que é o caminho crítico de um projeto, confira uma série de práticas que podem ser utilizadas em conjunto com essa metodologia para aprimorar a sua gestão de projetos:

  • Timesheets: permite que os membros da equipe registrem as horas trabalhadas em um projeto, ajudando a monitorar o progresso e o orçamento do projeto;
  • Diagrama de Gantt: ferramenta de planejamento que ajuda a visualizar as tarefas do projeto e sua relação com o tempo. Pode ser usado inclusive para identificar o caminho crítico do projeto e ajustar as datas de entrega para manter o projeto dentro do prazo;
  • Método Kanban: metodologia de gerenciamento de projetos que enfatiza a entrega contínua de valor. Nele um quadro é utilizado para identificar as tarefas que serão realizadas, as que estão em progresso, as que estão em atraso e aquelas que já foram entregues;
  • Scrum: metodologia ágil de gerenciamento de projetos que enfatiza a colaboração da equipe e a entrega contínua de valor. Ele usa sprints (ciclos de trabalho) para dividir o projeto em partes gerenciáveis e inclui a revisão regular do progresso do projeto.
  • Six Sigma: ferramenta que se concentra em melhorar a qualidade do processo e reduzir o desperdício, fazendo o uso de ferramentas estatísticas para analisar e melhorar os processos do projeto;
  • Método PERT: O PERT (Program Evaluation and Review Technique) é uma técnica de gerenciamento de projetos que usa um modelo de rede para visualizar as tarefas do projeto e suas interdependências.

Continue aprimorando a sua gestão de projetos

Como você viu, o caminho crítico do projeto é uma metodologia que permite que as tarefas mais importantes sejam encontradas e otimizadas, priorizando uma gestão pautada nas funções que mais importam para o projeto.

Essa ferramenta pode ser utilizada em conjunto com outras como o Timesheet, que também agrega diversas funcionalidades à gestão de projetos.

Se você deseja continuar aprimorando os seus conhecimentos com relação ao gerenciamento de equipes e projetos, não deixe de conferir outros artigos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau