Avaliação de desempenho da equipe

Avaliação de desempenho da equipe: veja como fazer

Um dos principais papéis do RH é desenvolver a avaliação de desempenho da equipe.

Ou melhor, das equipes, visto que é natural que existam diversos setores e projetos em andamento simultaneamente dentro de uma corporação.

New call-to-action

Mas por que isso é tão importante e como afeta a empresa?

É exatamente isso que iremos ver hoje. Continue sua leitura para entender melhor sobre esse conceito, sua importância e como colocá-lo em prática.

O que é desempenho da equipe?

Avaliação de desempenho da equipe

Esse termo se refere às capacidades da equipe de desenvolver as atividades que lhe cabem com sucesso, dentro do prazo e de forma a somar para a empresa. Portanto, diz respeito aos resultados próprios de cada setor.

Assim, por exemplo, uma equipe de alto desempenho é aquela que é capaz de desenvolver regularmente suas responsabilidades com qualidade e superando as metas impostas ao setor.

Já uma equipe de baixo desempenho é aquela que não cumpre com o que promete ou com as responsabilidades que cabem a ela. Também, que não são capazes de manter uma frequência de cumprimento de metas, prazos e atividades.

Como avaliar o desempenho de uma equipe?

Atualmente existem várias estratégias, muitas pautadas em softwares e outras em estratégias antigas. Portanto, cabe ao RH escolher a forma (ou as formas, combinando resultados) de avaliar as equipes que ali trabalham.

Dentre os tipos mais comumente utilizados estão:

  • 9 box;
  • Avaliação 360°, quando o colaborador/equipe avalia o gestor e vice-versa;
  • Avaliação 180°, quando apenas os colaboradores/equipe passam pela avaliação;
  • Autoavaliação de desemprenho, quando a própria equipe se avalia e, depois, tais dados são comparados com a avaliação feita pelo gestor;
  • Por competência, quando há análise das habilidades comportamentais e técnicas;
  • Por objetivos, quando se avalia uma equipe com base em resultados específicos. Por exemplo, o término de um projeto, o alcance de uma meta e o desenvolvimento de um novo conceito ou produto.

Por que avaliar o desempenho de uma equipe?

Todo gestor, bem como colaborador do RH, deve ter noção da importância da avaliação de desempenho.

Aliás, saiba que ela não cabe apenas em empresas que estão com problemas em alcançar sucesso ou lucro, ou que tenham passado por perdas.

A avaliação é importante sempre. Ela ajuda a mensurar como as novas operações ou estratégias estão se desenvolvendo e se realmente estão alcançando o sucesso pretendido.

Da mesma forma, e ela ajuda a entender as falhas que eventualmente existam na empresa e como elas podem ser contornadas.

O contrário, aliás, também é verdadeiro, pois a avaliação permite que se entenda quais são os casos de sucesso e como repeti-los, como usar suas estratégias em outros fins.

É por isso mesmo, também, que a avaliação de desempenho não cabe apenas em equipes que sofram com reclamações ou baixos resultados. Ela também sempre deve se aplicar em situações positivas e casos de sucesso.

Veja, então, alguns dos principais motivos para usar esse tipo de avaliação na sua empresa!

Melhore a produtividade

Somente sabendo como está o desempenho das equipes e de seus colaboradores é possível desenvolver estratégias que possam aumentar a produtividade.

Capacitação

A avaliação também é indispensável para reconhecer em quais pontos de conhecimento e experiência os colaboradores falham. E, com isso, direciona de melhor forma a capacitação.

Comunicação

A avaliação de desempenho também ajuda na melhoria da comunicação interna. Isso se dá principalmente pelas políticas de feedback e abertura das informações aos colaboradores, que atuam conjuntamente nas estratégias para melhoria desse desempenho.

Reconheça líderes

Outro ponto interessante é que a avaliação de equipes avalia o grupo, em si, mas também seus indivíduos e, com isso, pode reconhecer pontos onde eles se destacam. Dessa forma, é possível reconhecer líderes ou pessoas com capacidade de assumirem novos desafios.

Contraponha boas e más estratégias

Uma equipe apresenta um ótimo desempenho, mas outra não? Nesse caso é possível contrapor boas e más estratégias.

As primeiras podem ser compartilhadas e adaptadas, enquanto as segundas ficam de lado ou passam por uma profunda mudança.

Como usar os resultados da avaliação de desempenho da equipe?

Avaliação de desempenho da equipe

Confira, abaixo, duas formas distintas de uso de dados dos resultados das avaliações após suas aplicações.

Com base nas falhas

É natural que algumas equipes não apresentem bons resultados. Ou, então, que eles não pareçam tão bons quando em comparação com aqueles apresentados por outros setores da empresa.

Isso não significa que ele seja menos importante, mas sim que merece mais atenção. O que fazer, então? O ideal é analisar quais são as falhas que a avaliação de desemprenho apresentou e como elas podem ser afastadas e essas lacunas preenchidas.

Por exemplo, se o problema se der por falta de comunicação, então se faz necessário desenvolver estratégias para promovê-la. O mesmo acontece quando a situação se dá por falta de treinamento, quando a capacitação empresarial deve entrar em jogo.

Assim, saiba que todos os resultados importam e devem ser analisados tanto para o bem quanto para o mal. Os ruins podem demonstrar falhas que a empresa tem, bem como já indicar, por si só, como é possível resolvê-las.

Ainda, é importante que o RH busque ter uma conversa franca e aberta com a equipe bem como com seus gestores. Isso dá espaço para a aproximação e para o mapeamento conjunto de possíveis soluções.

Com base nos casos de sucesso

Por outro lado, os resultados positivos também são muito relevantes. Afinal, o que faz uma equipe ser tão mais bem avaliada que outra? Quais são os bons exemplos que podem ser colhidos nela e no seu modo de operação?

Essas são perguntas de grande importância. O sucesso de uma equipe pode dar informações sobre melhorias operacionais e de gestão que, então, podem se aplicar sobre outros setores. Isto é, pode ocorrer o intercâmbio e compartilhamento de informações.

New call-to-action

Com isso, toda a empresa sai ganhando. Casos de sucesso foram feitos para serem divididos, enquanto os que ainda apresentam falhas devem ser tratados com carinho em busca de soluções.

Por isso, não deixe de aplicar a avaliação de desempenho na sua empresa e de usar seus resultados em favor do desenvolvimento empresarial.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau