Autonomia no trabalho

Autonomia no trabalho: entenda como a liberdade do profissional beneficia a sua empresa

A autonomia no trabalho é um assunto que ganhou mais relevância nos últimos anos.

Isso decorre de uma nova postura do mercado perante ele, bem como pelo reconhecimento dos benefícios que a aplicação prática dele oferece às corporações.

Ter colaboradores que trabalham com autonomia pode trazer muitos bons frutos às empresas, inclusive no que diz respeito à produtividade e à retenção de talentos.

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Mas o que faz dela tão importante e como ela opera tais efeitos?

As respostas para essas perguntas é o que você confere neste artigo.

Conheça as vantagens de promover a autonomia dentro da sua empresa e, também, dicas de como colocá-la em prática. Assim, veja bons resultados virarem uma realidade constante.

O que é autonomia no trabalho?

Autonomia no trabalho

Dizer que uma empresa dá autonomia aos colaboradores é dizer que eles têm a liberdade de prestar suas atividades como melhor acharem.

Nesse caso, seguem premissas relacionadas à experiência e conhecimento na área, mas são aptos a organizar a execução.

Em outras palavras, quando falamos de autonomia no trabalho estamos nos referindo às equipes cujos colaboradores conseguem tomar decisões sobre as suas atividades diárias.

Além disso, a capacidade de se antever a problemas e resolvê-los antecipadamente.

Desse modo, uma empresa que adota esse tipo de liberdade para o colaborador não depende de ordens constantes, nem de autorização para organizar e executar as atividades sob a sua responsabilidade.

Como se caracteriza um ambiente de trabalho autônomo?

Um ambiente de trabalho que pratica a autonomia se caracteriza pelos colaboradores tomando a dianteira para solucionar problemas.

Também, para organizar, priorizar e executar suas atividades.

Desse modo, elimina-se a necessidade de autorizações constantes.

Igualmente, permite-se ao colaborador praticar seus conhecimentos e experiências, o que pode ser bastante enriquecedor para a empresa como um todo.

Portanto, nada mais é do que um ambiente em que a pró atividade passa de expressão comum para uma prática.

Falta de autonomia é prejudicial às empresas

A autonomia nas empresas pode trazer muitos benefícios.

Aliás, saiba que a não promoção dela é prejudicial. Ou seja, não apenas é interessante colocá-la em prática pelas vantagens que oferta, mas também porque sua ausência é negativa.

Confira alguns dos problemas que acompanham a ausência de autonomia nas empresas:

  • Queda de produtividade;
  • Perda excessiva de tempo com atividades comuns;
  • Sobrecarregamento dos líderes;
  • Aumento da rotatividade;
  • Ausência de confiança;
  • Estagnação da empresa.

Quais são os benefícios da autonomia no trabalho para as empresas e para os colaboradores?

Como visto acima, a ausência de autonomia no ambiente profissional é bastante prejudicial.

Ao mesmo tempo, colocá-la em prática não apenas soluciona os problemas decorrentes de sua falta, mas também traz novos benefícios. Saiba quais são eles!

Economia de tempo

Pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar: a autonomia no trabalho promove a economia de tempo e o melhor uso dele.

Economizam-se minutos preciosos que seriam gastos em ligações para autorizações ou direcionamento de ordens.

Igualmente, torna-se possível eliminar uma série de reuniões que são desnecessárias e que são supridas quando se dá ao colaborador a chance de que ele coloque em prática seu conhecimento e experiência.

Senso de responsabilidade

A autonomia no trabalho também cria um senso de responsabilidade.

Afinal, o colaborador sabe exatamente quais são as suas atribuições e os problemas que podem decorrer delas.

Por isso, também as assume de maneira natural e procura evitá-las no futuro.

Engajamento

Trabalhadores com autonomia na execução das suas tarefas também são mais engajados.

Isso se dá pelo reconhecimento da confiança que a empresa deposita neles. Com isso, eles se sentem mais seguros em tomar decisões, assim como se veem como parte da empresa.

Produtividade

A produtividade também tende a aumentar quando a autonomia no trabalho é uma realidade.

Isso resulta da soma de uma série de fatores, tais como maior engajamento e menos perda de tempo.

Novas ideias e soluções

Um dos pontos que mais revela a importância da autonomia no trabalho é que ela dá aos colaboradores a chance de proporem novas soluções.

Eles podem se antever aos problemas, bem como solucioná-los de maneira isolada.

Com isso, encontram novas ideias que podem ser colocadas em prática na empresa e melhorar várias questões operacionais.

Por isso, é um modo de colocar o conhecimento deles em prática e, com isso, colher bons resultados e novas resoluções na empresa.

Diminuição do número de problemas

Uma vez que os colaboradores têm liberdade de executar suas atividades da melhor forma que entenderem, eles também ganham mais intimidade com suas responsabilidades.

Isso lhes dá arsenal suficiente para anteverem problemas e os solucionarem.

Com isso, obviamente a empresa se torna capaz de evitar problemas que poderiam criar diversos obstáculos para o desenvolvimento natural das atividades.

Como promover a autonomia no trabalho?

Autonomia no trabalho

Para isso a empresa pode tomar uma série de cuidados. Conheça alguns deles e veja como a gestão de pessoas pode promover a autonomia no ambiente de trabalho!

Promova atividades que desenvolvam a criatividade

Uma ótima maneira de colocar a autonomia no trabalho em prática é fomentando a criatividade dos colaboradores.

Portanto, procure atividades que trabalhem a parte criativa dos colaboradores. Isso os ajudará no momento de tomadas de decisões e soluções.

Treinamento

Outra questão que é bastante importante para que haja a promoção da autonomia no trabalho é realizar treinamentos.

Com isso, você aumenta os conhecimentos dos colaboradores sobre a área em que estão inseridos.

Ou seja, aumenta a base teórica e prática que eles possuem.

Desse modo, tornam-se mais preparados para encarar as responsabilidades das atividades que promovem diariamente. Também, tornam-se naturalmente autônomos.

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Indicadores e metas

É possível fazer uso de indicadores de desempenho e de metas coletivas – traçadas junto aos colaboradores – para que haja o direcionamento do trabalho.

Isso, veja, não retira a autonomia dos colaboradores, apenas lhes dão as bases sobre as quais trabalharão.

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Por fim, saiba que usar um ponto eletrônico como o da Oitchau é uma excelente forma de promover a autonomia dos colaboradores.

Com ele, é possível permitir aos trabalhadores que cumpram a jornada contratual nos horários que lhes forem melhores.

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