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Ticket Médio: Aprenda a calcular para sua empresa

Dentre as várias formas existentes de controle e análise do sucesso dos empreendimentos de uma empresa está o ticket médio.

Ele auxilia no exame do sucesso de campanhas publicitárias, melhorias de atendimento, agilidade de prestação de serviços e, também, do próprio modo de administração das operações de uma empresa.

Portanto, ele é um ótimo indicador e saber calcular o ticket médio de sua empresa pode ser uma das chaves do sucesso e impactar de maneira surpreendente nas vendas ou firmação de negócios.

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Confira abaixo o que é o ticket médio de uma empresa, como calculá-lo e qual sua importância.

Mas, afinal, o que é ticket médio de uma empresa?

Conforme adiantado, é chamado de ticket médio um tipo de indicador de desempenho das atividades da empresa. Ele é responsável por indicar o valor médio de vendas por cliente, ou seja, quantos produtos ou serviços foram contratados por cada cliente dentro de um espectro que demonstra todas as vendas ou negociações realizadas.

Ele é alcançado com base no uso do valor do faturamento total frente ao número de vendas realizadas por períodos, que podem ser maiores ou menores, de acordo com o que se pretende medir.

Assim, por exemplo, caso se busque a análise de desempenho das operações empresariais durante todo o tempo em que a empresa está em funcionamento, levar-se-á em conta o tempo de existência da empresa.

Por outro lado, caso se queira entender o grau de sucesso de uma campanha de marketing ou de certos tipos de promoções e ofertar, o período levado em consideração será apenas aquele em que essas ações foram colocadas em prática.

Além disso, a análise e cálculo do ticket médio não precisam ser feitos em relação a todas as operações, serviços ou produtos. Ou seja, é possível calculá-lo de acordo com um determinado produto ou serviço específico.

Portanto, juntamente a outras métricas e formas de análise do negócio e das operações, o ticket médio demonstra sua importância ao fornecer diversas informações importantes que permitem a elaboração do planejamento de vendas com base na melhora dos resultados.

Dessa forma, caso se conclua que as vendas e operações estão alcançando os números e resultados necessários por meio desses tickets, os planejamentos já colocados em ação podem continuar sendo utilizados. Entretanto, se forem negativos, permitirão que você e sua empresa revejam os conceitos colocados em prática e reformulem formas de operações a fim de melhorar o desempenho.

O que levar em consideração ao calcular o ticket médio?

Uma ressalva muito importante em relação aos tickets médios é que eles não devem ser interpretados de forma isolada, pois isso não permitirá a comparação com outros dados e pode apresentar um resultado vazio.

Contudo, quando calculado com certa frequência, o ticket médio permite a comparação dentre diversos resultados por meio de um histórico de medições. Também, é importante que essas medições sejam feitas com produtos e serviços de mesma natureza e valor médio, sob o risco de não alcançar qualquer efeito ou resultado conclusivo.

O aumento do ticket médio empresarial é importante na medida em que geralmente indica que um mesmo cliente está realizando compras maiores e, dessa forma, gastando mais na interação com a empresa.

Isso é importante na medida em que é mais interessante vender mais a um cliente já existente do que conquistar um público novo. Isso alavanca o faturamento da empresa na medida em que os custos de frete são diminuídos, assim como é formada uma base consumidora fixa, que garante o consumo constante junto à empresa.

A avaliação desse tipo de indicador também deve levar em conta outras métricas de desempenho, tais como a lucratividade, a rentabilidade, assim como o sucesso de campanhas de marketing e o aumento de conversões (interações do público com a empresa) em razão delas.

Também é importante, ainda, que os resultados sejam colocados à prova periodicamente, com comparação entre eles e análise do que leva à instabilidade do índice, ou, ainda, ao seu aumento ou queda.

Como realizar o cálculo?

Bom, resta claro que o ticket médio é muito importante para determinar o sucesso, ou não, de sua empresa e dos métodos de vendas e marketing aplicados. Mas, afinal, como calcular o ticket médio?

A conta é simples. Basta estipular um período cuja análise será realizada. Ele poderá corresponder a um dia, semana ou até mesmo mês, conforme sua demanda.

Depois disso, verifique o número de clientes que foram atendidos, quantos desses atendimentos se converteram em vendas e qual o valor gasto por cada um dos consumidores.

Agora, basta dividir o segundo número pelo primeiro e, dessa forma, obter o valor do ticket médio do período que está sendo avaliado.

Depois, analise quais foram as políticas aplicadas, durante esse período, nos mais diversos setores de sua empresa, seja na parte financeira, de marketing, atendimento ou mesmo de organização administrativa.

Tudo isso deve ser levado em conta a fim de avaliar o desempenho de sua empresa. Ou seja, a comparação do dado de resultado com outros medidores e aspectos empresariais é essencial para se traçar uma linha de atuação a partir do ticket médio.

Existem algumas coisas simples que podem auxiliar no aumento do ticket médio e, consequentemente, no desempenho da empresa e novas conversões resultantes em vendas.

Dente elas está o treinamento das equipes de atendimento. É importante que haja um padrão de atendimento que, por sua vez, demonstre a personalidade da empresa e a importância que ela dá ao consumidor. Agilidade, clareza e efetividade são aspectos que influenciam em muito no resultado das avaliações e satisfação do cliente.

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Além disso, a realização de descontos e promoções pode auxiliar a fomentar suas vendas e aumentar o ticket médio. Nesse caso, procure direcionar o marketing, seja de ofertas ou não, para o público alvo, que pode ser estabelecido de acordo com região do país, idade e gênero.

Além disso, mantenha um bom relacionamento com seus clientes. Ou seja, não restrinja sua comunicação com o consumidor apenas no caso de apresentação de dúvidas ou informações concernentes à venda e contratação.

Procure saber o que ele achou da experiência com a empresa, interaja em redes sociais e permita-se ouvir o que o cliente espera.

Lembre-se: o sucesso de sua empresa e do resultado do ticket médio depende da alegria do consumidor.

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