Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
empreendedor

Empreendedor e os termos financeiros do mundo dos negócios

Todo empreendedor tem a missão de chegar ao mundo dos negócios entendendo minimamente sobre uma diversidade de assuntos para poder lidar de forma bem-sucedida com a sua empresa. Dentro deste contexto, existem também alguns termos sobre controle financeiro que você precisa aprender e neste artigo vamos falar mais sobre eles. Acompanhe a seguir!

Ponto Eletrônico


10 termos financeiros que todo empreendedor deve conhecer

Alguns profissionais começam a pensar na parte financeira da sua empresa somente depois de ingressarem no mercado. No entanto, esse movimento é muito arriscado: o ideal é compreender como “o jogo funciona” antes de jogá-lo, de fato. Traçando um paralelo para exemplificar o que isso significa na prática, podemos dizer que é inviável (senão impossível) cumprir os seus objetivos com sucesso, sendo que você sequer teve tempo de desenhar as metas e ações financeiras do seu negócio.

Tendo isso em mente, listamos abaixo as palavras mais usadas no que diz respeito às finanças do empreendedor.

1. Contas a pagar

Representam as despesas que a sua empresa naturalmente precisará quitar. Nestes gastos geralmente estão inclusos o pagamento de fornecedores e eventuais colaboradores, por exemplo.

2. Contas a receber

São os recebimentos que ainda não foram pagos, ou seja, aquilo que o cliente precisa pagar para você.

3. Capital de giro

Tratam-se dos recursos que manterão a empresa – e, consequentemente, o empreendedor – em épocas difíceis, quando não há entrada de dinheiro suficiente para cobrir as despesas.

4. Capital social

É o montante de dinheiro necessário para abrir uma empresa, ou, quanto dinheiro foi investido para criar o negócio.

5. Controle de estoque

Por meio dele, é feito um monitoramento da quantidade de produtos que estão guardados, esperando para serem comprados. Fazer a gestão de estoque é importante porque assim você sabe quanto tempo tem antes de reabastecer as prateleiras e pode tomar decisões importantes, como criar promoções, por exemplo.

6. Fluxo de caixa

Mecanismo que controla as entradas e saídas de dinheiro, ou seja, as despesas e receitas da empresa. Para manter a saúde financeira dos negócios, controlar o fluxo de caixa é essencial para o empreendedor.

7. Faturamento

Diz respeito ao valor que a empresa recebeu com todas as vendas somadas em um determinado período. O faturamento anual, por exemplo, é a soma das vendas durante um ano.

8. Margem de lucro do empreendedor

É a porcentagem calculada sobre o valor de um produto ou serviço, depois de descontadas as despesas para produzi-lo. Basicamente, a margem de lucro é quanto por cento a empresa lucra com as suas vendas.

9. Pró-labore

Funciona como uma espécie de remuneração fixa paga ao dono da empresa, como se fosse um salário por suas horas de trabalho na administração do negócio. O empresário, portanto, pode ter o lucro do mês, mais uma remuneração mensal – o pró-labore.

10. Receita

Refere-se ao valor que entra no caixa da empresa pela venda de um produto ou serviço.

empreendedor

Já que estamos de finanças do empreendedor: como economizar ao abrir um negócio?

Até aqui você já está quase preparado para ser um empreendedor de sucesso: ainda existem mais algumas coisas que precisa antes – na verdade, existem pelo menos cinco delas!

Atenção ao fluxo de caixa é o primeiro passo para o empreendedor

Pode parecer divertido – e até interessante – se envolver em muitos detalhes na hora de começar um negócio do zero: montar um escritório, imprimir cartões de visita, entrar em contato com vários fornecedores e até conversar com profissionais sobre possíveis vagas de emprego. Mas ao se tornar empresário, o fluxo de caixa é onde você deve concentrar o seu maior foco. E esse é um relacionamento que precisa ter desde o início.

Simplificando, sem fluxo de caixa, não há existe empresa. Mantê-lo funcionando será um desafio contínuo, mas nunca é mais importante do que no começo. Antes que se inicie algo oficialmente, é necessário ter alguns clientes no radar, eles vão garantir o seu fluxo de caixa. 

Alugue – não compre nada em definitivo – pelo menos no começo

A maior parte do dinheiro vindo do seu novo negócio será necessária para a sua sobrevivência pessoal. Quanto menos você investir na própria startup, mais terá para sobreviver e maiores são as chances de conseguir focar no crescimento da empresa sem se preocupar com despesas básicas.

No entanto, isso também significa manter os gastos de capital em um mínimo absoluto e investir os recursos de maneira inteligente. Prefira alugar espaços de coworking, bem como qualquer equipamento necessário para tocar o seu negócio. 

Não faça contratações

Lembre-se: empregados criam uma despesa fixa imediata em um momento em que a renda é incerta. A melhor maneira é fazer parceria com outros empreendedores para determinados serviços ou distribuir o trabalho a contratados independentes e freelancers. Isso ajudará a manter suas despesas sob controle, especialmente durante a fase de inicialização da sua empresa.

Concentre a maior parte do seu tempo e esforço em fazer o que é mais importante

Como único proprietário, muitas vezes é de responsabilidade do empreendedor lidar com praticamente todas as questões do negócio. Mas é aqui que o foco se torna extremamente importante. Você deve ser capaz de separar atividades criticamente importantes daquelas que podem esperar mais um pouco.

Acabamos de discutir a importância do fluxo de caixa, e isso precisará ser uma prioridade. Isso pode envolver outras tarefas importantes na mesma direção, como marketing, contato com o cliente; entrega de produtos e/ou serviços. Essas são as bases de qualquer negócio e são as funções nas quais você deve acertar.

Empreendedor, faça testes de mercado antes de se comprometer

Não existe um produto ou serviço imperdível. Por melhor que eles pareçam no papel,  tudo pode falhar por várias razões que você nunca imaginou. Daí a importância de sentir como está o mercado no qual você pretende atuar e lançar um MVP para garantir que as suas expectativas como empreendedor estão alinhadas com o que seu cliente precisa.

Controle de ponto

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau