Vendas por telefone: 11 4210 2846
whatsapp iconVendas no WhatsApp
Controle de ponto dos colaboradores

Controle de ponto dos colaboradores e a importância de fazer

Trabalho por mais tempo não significa trabalhar melhor. Por que empresas implementam uma cultura de gestão de tempo?

Por lei, apenas empresas com mais de 20 funcionários devem fazer controle de ponto dos colaboradores. Mas ainda assim muitas pequenas empresas com equipes menores também optam por um sistema de ponto. Por que isso acontece?

Controle de ponto – Uma ferramenta de gestão

Fazendo um acompanhamento das horas trabalhadas dos seus colaboradores tem inúmera vantagens, por exemplo: é possível avaliar a frequência deles no trabalho e até mesmo influenciar na produtividade das equipes, afinal, é com análises que conseguimos enxergar o todo e ter maior poder de ação – e reação.

Para entender melhor a legislação por trás do Controle de Ponto, leia esta matéria.

Gestão da jornada de trabalho

Com uma gestão das jornadas de trabalho é possível evitar surpresas e problemas de longo prazo, como excesso de horas extras ou atrasos. Recorrências como essas, quando não controladas por muito tempo, podem trazer muitos prejuízos tanto para a empresa quanto colaboradores; até mesmo problemas judiciais.

O gestor tem ainda, no controle de ponto, uma ferramenta de captação de informações sobre a rotina de trabalho dos colaboradores em tempo real, o que pode ser estratégico na sua toma da de decisão.

Quando gestão e colaboradores andam juntos, buscando produzir o máximo e melhor possível, seguindo a risca os horários de suas agendas diárias e registrando esse processo, é bom para todo mundo. Algumas das consequências são:

Mais segurança

Pois existe um histórico de pontos documentado. Registro esse que pode ser extremamente necessário em casos de processo trabalhista, por exemplo, tanto para o controle de ponto dos colaboradores, como da empresa.

Mais disposição

Trabalho por mais tempo não significa trabalhar melhor. Fazer um controle de hora extra na sua empresa pode ajudar, direta ou indiretamente, seus colaboradores a não criar o hábito de trabalhar horas demais para adiantar trabalhos ou terminá-los mais rápido.

Mais inteligência

Ao fazer um acompanhamento e uma análise dos registros de ponto e frequência dos seus colaboradores, você pode ter insights para implementar mudanças de acordo com o que se aprende com os dados obtidos.

Por exemplo: no último mês houve excesso de horas extras, mas por quê? Por abuso dos colaboradores ou por excesso de trabalho com prazos complexos de cumprir? Tudo isso você pode descobrir com relatórios diários.

Mais transparência

Porque o combinado nunca sai caro, não é mesmo? Uma gestão de tempo eficiente garante que as horas trabalhadas de cada colaborador são registradas corretamente, nem um minuto a mais, nem a menos. Preto no branco!

Mais controle financeiro

Horas trabalhadas = salário. Simples assim! Lidar com o controle de ponto dos colaboradores é lidar com com as finanças da empresa. Um excesso de horas extras descoberto de surpresa no fim do mês pode causar uma grande dor de cabeça financeira, portanto, gestão de tempo é gestão de orçamento.

Agora você  já conhece a importância de administrar o tempo dos seus colaboradores.

Ponto Eletrônico

Saiba por que é importante realizar a gestão do tempo dos colaboradores!

A folha de pagamento é um dos maiores gastos que a empresa possui, e a falta de gestão pode ocasionar perdas significativas.

É importante que existam controles para mitigar os riscos de perdas, e um deles deve ser o controle de jornada de trabalho, para que seja possível realizar a gestão de tempo dos colaboradores e identificar possíveis gaps.

Conheça os principais motivos para a realização da gestão adequada do tempo utilizando a jornada de trabalho.

Garantia de que a jornada de trabalho está sendo cumprida adequadamente

O controle da jornada de trabalho permite que a empresa faça a gestão das horas que estão sendo praticadas pelos colaboradores, o cumprimento dos intervalos estabelecidos em contrato, entrada e saída do expediente.

A partir desse controle, é possível estabelecer as horas extras que estão sendo praticadas. E entender se foram necessárias ou não, se foram previamente autorizadas ou não. Tudo isso a partir do controle adequado da jornada de trabalho.

Com a gestão adequada do tempo, é possível analisar as faltas, atrasos, os colaboradores que possuem adicional noturno. Caso a empresa pratique o banco de horas, é possível acompanhar o saldo, entre outros controles.

A partir desse acompanhamento, fica muito mais prático identificar o desempenho dos colaboradores, e destacar que está com uma rotina de trabalho acima do esperado, causando sobrecarga.

Reduz o risco de ações trabalhistas

Quanto maior for o rigor aplicado na gestão da jornada de trabalho, menor serão as chances da empresa passar por problemas judiciais, motivados por ações trabalhistas.

O pagamento de horas excedentes de trabalho é um dos principais motivos que motiva o colaborador a entrar com uma ação judicial contra a empresa.

O colaborador pode alegar que estava atuando sob uma jornada abusiva de trabalho, ou que não recebeu de forma adequada pelo trabalho realizado.

Se a empresa tiver meios para comprovar que a jornada de trabalho foi realizada alinhada com a Lei vigente, e que ele recebeu corretamente, a empresa não sofrerá danos.

O ponto ele serve como prova, para mostrar o cumprimento das exigências legais, comprovando a jornada praticada, e a folha de pagamento, comprovando o pagamento das horas extras que foram praticadas.

Ajuda no controle das horas extras

O registro de ponto é ideal para a segurança de ambas as partes, o colaborador por ter os registros de entrada, saída e intervalos marcados adequadamente, e a empresa resguardada de possíveis acionamentos judiciais.

Vale a pena ressaltar que, de acordo com a CLT, para uma jornada de trabalho de 8h, apenas 2 horas extras podem ser praticadas.

Com a gestão da jornada, é possível identificar e ainda, prever, o pagamento das horas excedentes ou adicional noturno, caso seja esse o caso, ou a adição ao banco de horas das horas realizadas.

Para a empresa, as horas excedentes podem ser um indicador de problemas de dimensionamento de atividades ou produtividade de um determinado ou área da companhia, que precisa ser avaliada.

Conheça o sistema Oitchau

O Oitchau é um sistema dinâmico de controle de ponto digital. Vale ressaltar que o sistema eletrônico oferece várias vantagens sobre os demais, como integração de informações em um só lugar, acesso permitido apenas as pessoas envolvidas na gestão de pessoas, informações em tempo real, e muito mais.

É muito importante motivar os colaboradores a marcarem devidamente os horários em qualquer sistema de ponto. Contudo, o controlede ponto on-line oferece mais vantagens e conforto.

Os registros podem ser acessados de qualquer lugar e em horário. Você pode acessar todas as informações integradas deste processo em um só lugar e poderá tomar decisões mais assertivas.

A plataforma Oitchau atende a diferentes tipos de empresas e de segmentos – como empresas responsáveis pela gestão de condomínios, comércio e varejo, empresas de TI, instituições de ensino, indústria, entidades governamentais, entre outras.

Vantagens

Veja algumas opções da solução Oitchau:

  • Gestão da jornada de trabalho (semanal, turnos, flexível, etc.) – veja mais sobre os tipos de jornadas de trabalho nesta página;
  • Sistema integrado com o REP;
  • Ponto eletrônico antifraude e alinhado com todas as disposições legais;
  • Controle de férias (ausências, abono, etc.);
  • Marcação de ponto pelo computador ou dispositivos móveis;
  • Controle de ponto para equipes externas (com rastreamento em GPS em tempo real);
  • Dispositivos de segurança (como reconhecimento facial, por exemplo);
  • E muito mais.

Outra vantagem para as finanças do seu negócio é que você pode adquirir o sistema Oitchau sem ter que contratar licenças ou certificados, pois o sistema é oferecido através de diferentes planos.

Contrate de acordo com às necessidade da sua empresa ou a quantidade de colaboradores, e ainda expandir o seu plano gradualmente, conforme o crescimento do negócio. Além disso, você pode solicitar um teste gratuito antes de adquirir.

Acesse o site e faça um teste gratuito agora mesmo e conheça melhor esta ferramenta. Acesse este link e saiba mais!

Veja também: Como funciona um RH no varejo? Qual a sua importância?

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram! Acesse o site da Oitchau e conheça outras novidades.

Enviar comentário

Receba o melhor conteúdo de Gestão de Pessoas no seu e-mail

Siga nossa Newsletter

controle-de-ponto-guia-completo
PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 89/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau