pessoa sob uma mesa fazendo um teste de perfil comportamental

Teste de perfil comportamental: conheça os 5 principais!

O teste de perfil comportamental é uma ferramenta bastante útil para o RH das empresas. Ele traz importantes informações sobre candidatos, bem como sobre colaboradores, auxiliando na melhor constituição dos quadros empresariais.

Existem vários tipos desse teste. Cada um deles se caracteriza por se desenvolver de uma maneira específica, bem como por analisar questões pontuais. E a sua empresa pode usar mais de um deles em diferentes situações, de acordo com o objetivo do uso.

Conheça, então, 5 tipos diferentes desse teste e veja como cada um deles funciona e como podem ajudar você a melhorar os mais diversos processos da sua empresa, que vão da seleção e recrutamento ao remanejamento e, também, à constituição de equipes e direcionamento de responsabilidades.

O que é teste de perfil comportamental?

3 pessoas fazendo um dos testes de perfil comportamental

Esse é um teste que se dedica à análise de traços comportamentais e de personalidade. Assim, identifica propensões de comportamentos e de respostas a determinadas situações.

Por exemplo, por meio de um teste como esse é possível antecipar como um colaborador se porta diante de situações em que há pressão. Ou, então, mediante problemas que requerem o desenvolvimento de novas soluções.

Com isso é possível determinar onde cada profissional melhor se enquadra, formar equipes concisas e fazer boas contratações. Para isso, parte da ideia de perfil de comportamento psicológico, que se revela em 4 tipos:

  • Comunicador: gosta de trabalhar em equipe e se mostra colaborativo e extrovertido. Contudo, pode ter dificuldade com rotinas e regras;
  • Executor: focam no resultado, são ágeis e são motivados por desafios. Gostam de fazer várias coisas ao mesmo tempo e podem pecar ao concentrar atividades e ter dificuldade em delegá-las;
  • Idealizador: intuitivos, tendem a focar no futuro e em mudanças. Por isso, são criativos nas soluções e propostas, além de anteverem problemas. Sua dificuldade, então, está no foco nas atividades importantes do presente;
  • Analista: por fim, o quarto e último perfil comportamental geral é o de analista. Esse é o profissional que se mostra organizado, mas depende e gosta de regras e rotinas. Por isso, sua principal dificuldade reside nas mudanças.

Veja quão ricas são essas informações para direcionar processos na sua empresa. Obtê-las, então, é possível a partir da aplicação dos testes de perfis comportamentais.

Por que apostar em testes de perfil comportamental?

Existem diversos motivos para apostar nesses testes. Primeiramente, porque traz muitas informações. E é essencial saber quem trabalha e quem deseja trabalhar para você, não é mesmo?! Pois saiba que não para por aí. Outras vantagens são:

  • Melhoria dos processos seletivos;
  • Menor rotatividade;
  • Crescimento da cultura organizacional;
  • Melhoria do clima organizacional;
  • Melhor constituição de equipes;
  • Redução de gastos;
  • Garantia de diferentes perfis que somem.

Quando usar os testes de perfil comportamental?Pessoa com o braço tatuado com teste de perfil comportamental e uma calculadora laranja

Esses testes são excelentes em diversas situações. Embora sejam utilizados com frequência nos processos de seleção e recrutamento, não é apenas nessa situação que eles podem ser úteis.

Os testes também são interessantes ao longo da trajetória do colaborador dentro da empresa. Por exemplo, para um processo de recrutamento interno para constituição de uma equipe para um projeto, para uma promoção hierárquica ou para remanejamento de profissionais.

Desse modo, então, tornam-se grandes ferramentas estratégicas para que os gestores possam direcionar tarefas e responsabilidades da melhor forma. Igualmente, para combinar de excelente maneira os profissionais de acordo com seus diferentes perfis.

Conheça 5 tipos de teste de perfil comportamental

Saiba, nos itens abaixo, quais são os 5 testes de perfil comportamental que mais se destacam e veja como cada um deles funciona!

Teste DISC

Esse é um dos mais famosos testes de perfis comportamentais aplicáveis em empresas. Ele existe desde 1920 e é capaz de medir 4 fatores ao mesmo tempo. São eles:

  • Dominância (capacidade de liderança e foco em resultados);
  • Influência (que causa nas outras pessoas);
  • Estabilidade (analisa a confiabilidade e a sinceridade);
  • Cautela (como lida com regras).

Portanto, nesse caso o RH obtém as 4 informações sobre o profissional, uma sobre cada um dos fatores acima.

Teste Big Five

O Big Five se mostra como um dos mais completos tipos de teste de perfil comportamental. Ele mede 5 fatores importantes, veja:

  • Necessidade de estabilidade (mede se a pessoa é mais ou menos reativa/receptiva);
  • Extroversão (se pende para trabalho em grupo ou individual);
  • Originalidade (criatividade e curiosidade);
  • Consolidação (se é motivado por metas e busca resultados constantemente);
  • Acomodação (mede perfil de negociação).

É um teste importante de direcionamento, para que seja possível entender alguns aspectos sobre o colaborador.

Teste de perfil STAR

Outro famoso teste de perfil comportamental é o STAR. Ele é bem interessante por permitir conhecer melhor como a pessoa já se comportou e agiu em situações passadas. O teste ocorre pela apresentação de perguntas às quais os indivíduos apresentam respostas. Todas elas se referem a situações concretas.

Veja como é:

  • Situação: o candidato deve citar uma situação em que fez algo específico (com tema a ser determinado pelo entrevistador). Por exemplo, em que desenvolveu um projeto, voluntariado ou em que se sentiu motivado;
  • Tarefa: qual era a tarda que ele possuía dentro desse contexto e situação do item anterior;
  • Ação: como agiu para cumprir sua tarefa;
  • Resultado: quais foram as consequências de suas ações dentro da situação geral e como ela terminou.

Grit Scale ou Tenacidade

Outro teste que trouxemos é o Git Scale, também conhecido como teste de Tenacidade. Ele se volta aos aspectos emocionais de um candidato. Eles podem ser diversos, assim como são as emoções humanas.

Dessa forma, podem indicar a prevalência de determinação. Ou, então, de motivação ou mesmo de resiliência. Segundo esse teste o traço emocional mais importante seria a tenacidade, que é a condição de resistência.

Growth Mindset

O Growth Mindset não segue a lógica dos demais testes apresentados até aqui. Afinal, não determina perguntas específicas ou pontos de análise que determinam pedaços da personalidade do indivíduo.

Ele busca, de diversas formas, entender pensamentos negativos e positivos de alguém. Ainda, especula a mentalidade de crescimento em uma carreira profissional no futuro.

É um teste interessante, porém com uma aplicação e entendimento desafiador, mas que traz resultados positivos para toda a equipe.

Enviar comentário

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 300/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau