apoio psicológico

Apoio psicológico: como fornecer no fim da pandemia? Qual a importância?

O apoio psicológico foi essencial para os colaboradores ao longo da pandemia, e principalmente em decorrência do home office, que era uma situação diferente para muitos profissionais. 

No entanto, com o fim da pandemia, algumas empresas seguiram com o regime home office, ou em esquemas híbridos.

Mas investiram em políticas para melhorar o apoio psicológico aos colaboradores, de forma a tornar o ambiente de trabalho mais saudável. 

Por isso, entenda um pouco mais sobre o tema a seguir!

O que é o apoio psicológico nas empresas? 

O apoio psicológico é um atendimento que é realizado dentro do ambiente empresarial, que pode ser presencial ou virtual, fornecido por psicológos que são especializados, para fornecer apoio aos colaboradores. 

Essa é uma modalidade que oferece um suporte breve e focado, direcionado para questões corporativas. 

O principal objetivo é orientar os colaboradores em questões que estão ou podem atrapalhar o seu desempenho e a saúde na empresa, mas que podem ser trabalhadas. 

Situações pessoais podem ser abordadas nesse apoio psicológico, visto que ele pode causar impactos negativos na vida profissional, bem como ao contrário. 

Todo o serviço é prestado em um ambiente reservado, quando presencialmente, ou em um horário reservado e em um ambiente reservado, quando feito virtualmente, para garantir a discrição e sigilo de tudo que foi tratado ao longo do apoio. 

Além disso, o colaborador não deve se preocupar em relação à sua privacidade, uma vez que o psicólogo tem um compromisso ético de respeitar a confidencialidade de seus pacientes. 

Medidas adotadas pelas empresas para dar apoio psicológico aos seus colaboradores

No início e ao longo da pandemia, as empresas nacionais entenderam o momento em que o mundo estava passando, e buscaram por soluções para auxiliar seus profissionais ao longo do caminho. 

Muitos precisaram de apoio e acolhimento por parte das empresas, visto que foram tempos difíceis. Houveram muitas perdas de entes queridos, colaboradores enlutados, problemas financeiros, crise ecônomica entre outros fatores. 

Além disso, ainda havia a necessidade de isolamento social, que potencializava os demais problemas. Por isso, o apoio psicológico foi uma solução encontrada pelas empresas para confortar e apoiar seus colaboradores ao longo desse período. 

Mas, com o fim da pandemia, as empresas mantiveram os programas de apoio, visando a promoção de uma ambiente que valoriza a saúde mental e busca por soluções para apoia-los sempre que for necessário. 

Criação de programas de apoio psicológico

Mesmo que apoio psicológico fosse essencial durante a pandemia, existiam outras situações que necessitam de apoio, principalmente em relação às questões financeiras. 

Por isso, as empresas investiram em soluções que pudessem apoiar de uma forma totalitária, oferecendo apoio psicológico e suporte para resolução financeiras, para superar a crise. 

A Gerdau encontrou uma forma de auxiliar de uma forma mais completa os seus colaboradores, com o apoio psicológico para ajudar a entender e superar tudo que está acontecendo na vida, além de conselhos e sugestões sobre finanças, para conseguir driblar e superar a crise financeira.

Já a Ambev teve uma iniciativa semelhante, com a inauguração de um novo espaço que está voltado para a saúde mental, diversidade e para a inclusão. Os colaboradores relataram ao longo desse período um nível de estresse mais alto, além de relataram mais cansaço e mais ansiedade.

O espaço criado pela Ambev conta com uma rede de apoio ao colaborador que está disponível 24h por dia, para que ele possa ser acolhido independente do horário.

Outras empresas também investiram em outros programas, como a manutenção de plano de saúde para colaboradores desligados, envio de cestas básicas para colaboradores suspensos ou desligados, entre outros.

Por que apenas os psicólogos não são suficientes?

Assim como a Ambev e a Gerdau, outras empresas criaram espaços direcionados para apoio psicológico ao colaborador, mas que vai muito além de consultas terapêuticas.

Apesar de uma parte importante dessa rede de apoio, a psicologia é apenas uma das frentes que necessita de atenção.

E para solução do problema, o colaborador precisa ser ouvido por profissionais de outras áreas, como financeiro, e até mesmo pela sua própria equipe e seu gestor.

E os gestores ainda não estão capacitados para conseguir trabalhar problemas pessoais dentro do ambiente de trabalho, mas com o Home Office está sendo necessário.

E as empresas precisam ter essa preocupação, e por isso a rede de apoio necessita de mais profissionais além do psicólogo.

Os gestores precisam criar habilidades, para que seja possível, promover um ambiente acolhedor, mesmo que seja à distância.

Outras recomendações fazem parte dessa rede de apoio, como ensinar, incentivar e motivar novos hábitos de vida, como a prática de exercícios físicos, meditação, ioga, alimentação balanceada e saudável.

Tudo isso para que seja possível conciliar a jornada de trabalho com a vida pessoal, já que na grande parte dos casos, essa rotina ficou misturada com o escritório sendo na própria casa, e essa transição não foi natural para muitos colaboradores, pois ainda não tinham esse hábito.  

Quais as vantagens de fornecer apoio psicológico nas empresas?

O sucesso de uma empresa está diretamente relacionado com a produtividade dos colaboradores e com a sua motivação diária.

Quando eles estão passando por problemas, e por conta da pandemia, acabou sendo um problema coletivo, a empresa perde produtividade.

O auxílio psicológico ajuda os colaboradores a superar esses problemas, mas igualmente a empresa a sair de um momento de crise, voltando a se destacar no mercado. Entenda as principais vantagens.

Resolução de conflitos

Esse é um momento onde os colaboradores, de uma forma geral, estão mais sensíveis, com um nível de estresse e ansiedade mais altos do que a normalidade.

E mesmo em Home Office, pode ser que as ideias sejam divergentes e conflitantes, levando às proporções que não agradáveis.

O psicólogo trabalhista pode auxiliar nesses momentos, utilizando técnicas de observação, empatia e feedback, para contornar a situação, entendemos onde a situação começou e quais foram as motivações dos conflitos, para que então, possa ser trabalhado com a melhor abordagem a ser seguida.

Aprimoramento de competências dos colaboradores

Esse é um período de incertezas para muitas pessoas, o que acaba gerando uma ansiedade muito maior. O psicólogo do trabalho pode “canalizar” essas energias em prol do próprio colaborador.

Através de treinamentos e capacitação dos colaboradores, de forma individual e em grupo, visando a conquista de novas competências, novas habilidades. Para que seja possível a ocupação de um novo cargo, melhorar a função ou aprimorar as competências que ele já possui.

Tudo isso através do mapeamento de competências, pois o profissional terá um panorama completo das competências de cada um dos colaboradores, e poderá direcionar melhor os treinamentos e capacitações que são pertinentes para cada perfil.

Para a empresa, é um momento muito importante, pois ela estará em um curto prazo atuando com uma equipe muito mais capacitada, elevando sua competitividade no mercado.

Qual a importância do apoio psicológico no fim da pandemia?

O apoio psicológico é muito importante para os colaboradores, mesmo o fim da pandemia, uma ves que é possível identificar as causas prováveis de baixa produtividade, problemas de relacionamento interpessoal, entre outras questões. 

Além disso, é possível reduzir a ausência dos colaboradores devido aos distúrbios mentais, incluindo o burnout, que teve um aumento alarmante após a pandemia. 

Mantendo os programas de apoio independente do cenário de pandemia, ela reforça seu compromisso com o colaborador de que está em busca de medidas de valorização, promoção da saúde e criação de uma cultura organizacional saudável.

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