Remote First

O que é o remote first e quais são as vantagens desse modelo de trabalho?

O remote first é um modelo de prestação de trabalho que ganhou fama e adeptos nos últimos anos – especialmente nos 2 últimos – e é uma excelente opção para diversos tipos de empresas.

Conheça, hoje, mais sobre esse formato, suas vantagens e como colocá-lo em prática!

New call-to-action

O que é remote first?

Remote first é uma expressão em inglês cuja tradução é “remoto primeiro”. Portanto, esse formato de trabalho prioriza a prestação de atividades à distância, fora da sede empresarial.

Nesse formato, então, a empresa e o RH, em seus processos seletivos, têm como primeira opção de prestação de serviço as atividades remotas. Ou seja, aquelas que o trabalhador presta de sua casa ou de outros lugares em que se encontre.

Contudo, note que o trabalho remoto, aqui, se apresenta como uma opção prioritária.

Portanto, não há obrigatoriedade de que os trabalhadores tenham que prestá-lo à distância, de forma que caso prefiram ou se mostre melhor para eles, podem prestar serviços presenciais.

Como funciona o trabalho em remote first?

Nesse modelo de trabalho o processo de seleção dá a opção ao trabalhador de escolher a forma de prestação de atividades que prefere. Assim, ele tem como alternativa prestar serviços à distância.

Aqui o trabalho presencial, então, apresenta-se em duas situações: quando ele é indispensável, como para atividades específicas e pontuais. Ou, então, caso o trabalhador prefira prestá-lo dessa forma, deslocando-se até a empresa.

No caso da opção pelo trabalho remoto, ele funciona no mesmo formato do home office, conforme previsões presentes na CLT. Em razão de mudanças legais recentes ele pode ser:

  • Por atividade, caso em que o contrato não estipula jornada mínima de trabalho ou horas específicas para prestá-lo, bastando entregar os trabalhos dentro de um prazo previamente estipulado. Aqui não há controle de jornada, ou;
  • Por jornada, caso em que há necessidade de controle de jornada, pagamento de horas extras e afins.

Quais são as vantagens do remote first?

Confira, abaixo, quais são as vantagens de aplicar o formato de prestação de atividades que prioriza o trabalho remoto em lugar do presencial.

Maior satisfação do trabalhador

Primeiramente, saiba que a adoção do remote fist é interessante porque ele pode trazer maior satisfação aos colaboradores. Segundo uma pesquisa promovida pelo Future Forum com cerca de 5 mil trabalhadores, apenas 12% preferem o trabalho presencial.

Portanto, veja que priorizar o trabalho remoto é uma maneira de melhorar o clima organizacional e de reter colaboradores. Com o aumento da satisfação pelo formato de atividades, é possível diminuir a rotatividade, também.

Economia

Outro ponto importante do remote first é que ele auxilia a empresa a economizar. Afinal, há menos gastos com a manutenção do espaço de trabalho, energia elétrica, instalações, materiais de trabalho e outros.

Aliás, isso ocorre mesmo que a empresa oferte ao trabalhador uma ajuda de custos para o aumento de consumo de eletricidade e para a compra de materiais de escritório. Igualmente, caso conceda materiais como computadores, cadeira ergonômica, etc.

Flexibilidade

Com a priorização do trabalho remoto a empresa alcança a flexibilidade. E esta é cada vez mais valorizada pelos trabalhadores, que podem encaixar nos dias de semana atividades pessoais e familiares.

Aliás, saiba que com a entrada da geração Z no mercado, o interesse pelo trabalho remoto tende a crescer cada vez mais.

Melhor qualidade de vida

A qualidade de vida do trabalhador também é impactada positivamente pela adoção do remote first. O trabalho em casa tende a ser mais confortável, por si só. Ainda, aumenta o convívio do colaborador com a sua família.

Outros pontos que influenciam aqui é a ausência de perda de tempo para deslocamentos até a empresa e o estresse natural que isso causa. Do mesmo modo, aumentam as possibilidades do colaborador incluir mais atividades no seu dia a dia.

E elas podem ir desde a prática de esportes até atividades de lazer com a família, participação ativa no dia a dia dela (como buscá-los na escola ou participar ativamente das questões pedagógicas) até mesmo à capacitação, realização de cursos, etc.

Aumento da produtividade

A produtividade dos colaboradores também tende a aumentar com o remote first. Isso se dá especialmente pelo aumento da satisfação do trabalhador em relação ao trabalho.

Também, pela possibilidade de focar exclusivamente nas atividades e não em outras questões como de deslocamento, e pelo aumento da qualidade de vida.

Mais opções na hora da promoção da seleção e do recrutamento

Por fim, outro dos benefícios que o uso do remote first traz é que a empresa conta com mais opções ao fazer processos de seleção e recrutamento.

Afinal, considere que aqui não é necessário se limitar à contratação de pessoas que morem no mesmo local em que a sede empresarial esteja. Note que assim é possível aumentar a diversidade na empresa e de encontrar profissionais talentosos.

Como o Oitchau pode ajudar você a implantar o modelo de trabalho em remote first?

Como vimos até aqui, o modelo de trabalho que prioriza as atividades remotas traz uma série de benefícios. E ela nada mais é do que uma espécie de home office, que pode se dar tanto para a contratação por atividades ou por jornada.

Para o segundo caso, então, é necessário aplicar o controle de jornada, bem como o pagamento de horas extras e eventual compensação, caso haja acordo para isso.

É nesse cenário que o Oitchau se apresenta como uma aliada das empresas e dos colaboradores. Sua ferramenta permite o controle de jornada digital e inteligente, à distância e em tempo real.

Desse modo, assim que o trabalhador realiza a marcação de ponto – por celular, computador ou tablet – as horas passam a constar no sistema. Não só isso, mas também geram atualizações em relação às horas extras e valor delas e outros reflexos.

New call-to-action

Assim, a empresa se torna capaz de manter o controle de jornada mesmo dos trabalhadores remotos e de realizar os pagamentos corretos. Aliás, o mesmo sistema também se aplica com as mesmas benesses para a sede empresarial e o trabalho presencial.

Portanto, conte com o Oitchau para colocar o remote first em prática e se valer de todos os benefícios que o formato de prestação de serviços traz às empresas e, também, aos colaboradores.

 

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau