DevOps

Quando é o momento de pensar em DevOps para o seu negócio

A tecnologia transformou o universo corporativo e deve ainda ter cada vez mais impacto nos próximos anos. E não apenas máquinas inteligentes vem sendo adotadas neste sentido, mas novas metodologias e estratégias que estão alinhadas com as necessidades tecnológicas do negócio, como é o caso do DevOps.

O DevOps é um método e uma filosofia para integras as equipes de desenvolvimento, operações e testes em equipes multifuncionais, conforme o ciclo de vida de um produto ou serviço.É uma forte tendência para 2020. Quando os objetivos e equipes de desenvolvimento estão alinhadas, a entrega de soluções é muito mais dinâmica e ágil.

New call-to-action

O que é DevOps?

O termo vem da junção das palavras desenvolvimento e operações. O conceito é muito comum principalmente em empresas de tecnologia, mais especificamente de engenharia de software, que possui o intuito de unificar o desenvolvimento de software e a operação de software. Mas esta filosofia tem se estendido inclusive para outros segmentos.

DevOps

Para se ter uma ideia, o DevOps envolve foco na velocidade e qualidade na entrega de valor, bem como o uso extensivo de automação para construção e testes, redução dos períodos de downtimes (quando os recursos ficam fora do ar), redução do ruído entre os desenvolvedores e a operação, das falhas e riscos.

Como implementar na sua empresa?

O primeiro passo do DevOps é analisar os procedimentos atuais e os ciclos de entregas. Nesta etapa, deve-se destacar os objetivos da sua estratégia de desenvolvimento. E em seguida, tomar decisões que otimizem a entrega da solução.

O segundo passo, é criar um projeto piloto. Há muitas formas de fazer isso e muitos tipos de metodologias de projetos que podem ser adotadas. Entre elas, o Greenfield, Greyfield ou Brownfield. É uma questão de escolha e um tipo não se sobressai sobre o outro.

Depois, basta seguir as seguintes etapas:

  • Formação de uma equipe qualificada – Além de especialistas nas ferramentas de DevOps, devem ter competências alinhadas com a resolução de problemas, implementação de requisitos, desenvolvimento, implementação e manutenção de software. Este grupo será responsável por todas etapas do projeto.
  • Crie protótipos – Antes de investir em uma solução que você nem sabe se irá ser acolhida pelo mercado, vale a pena criar protótipos. Cada etapa deve ser testada, com problemas registrados e solucionados. Há recursos que permitem a automação, como os aplicativos de implantação no servidor, de controle de qualidade, etc.
  • Metodologia ágil em foco – O conceito de DevOps está alinhado com as metodologias ágeis, tão comuns em TI. Isso irá otimizar todo o processo, além de possibilitar que analistas, desenvolvedores e testadores construam uma equipe multifuncional e dinâmica. Além disso, é um recurso que amplia a produtividade e reduz o tempo médio de desenvolvimento e o número de defeitos no produto.
  • Prepare a infraestrutura – É preciso ter uma infraestrutura adequada que irá receber a solução, bem como as ferramentas que integrarão parte da configuração do DevOps. Isso ajudará na implantação e a criar um ambiente idêntico ao ambiente da produção, sem causar grandes transtornos e possibilitando a detecção prévia de problemas. Este ambiente deve permitir testes contínuos e melhorias.
  • Crie ciclos de desenvolvimento – Devem ocorrer nos ambientes implementados. Sevem para avaliar detalhes técnicos, falhas, ajustes, correções, etc.
  • Monitore todo o percurso das implementações – Isso permitirá identificar falhas e seus responsáveis.
  • Conheça as vulnerabilidades do seu produto – Identifique pontes fortes e fracos, premeditando saídas e soluções para resolvê-los.
  • Garanta o desempenho da solução – Crie boas práticas para garantir que sua produção funcione da forma esperada por você e principalmente pelo cliente.

Boas práticas de DevOps

Em uma pesquisa recente desenvolvida e apresentada pelo State of DevOps Reports 2019, foram sugeridas algumas práticas essenciais para implementar DevOps. Estas práticas podem ser adotadas sem contraindicações e em qualquer fase do projeto. São elas:

  • Criar o monitoramento e alerta configuráveis ​​pela equipe que efetua o serviço.
  • Os padrões de implantação de desenvolvimento devem ser reutilizáveis.
  • Criar equipes multifuncionais conjuntas em prol de melhorias.
  • Criar padrões de teste para criar aplicativos ou serviços reutilizáveis e entre equipes.
  • Utilizar uma ferramenta própria para gerenciar as configurações.
  • Garantir agilidade modernizando continuamente os processos.
  • Dispor de métodos de segurança, para reduzir problemas e riscos.

Afinal, para que adotar DevOps na sua empresa?

Todas as empresas ao redor do mundo têm uma preocupação: se adaptar à chamada transformação digital. É um tempo de transição, pautado pela aquisição de novas tecnologias ou o desenvolvimento das mesmas internamente, de inserir em produtos e serviços aspectos tecnológicos ou adaptar toda a estrutura da empresa para supor metodologias ágeis e tecnologias digitais.

New call-to-action

Isso irá definir quem continua ou não no mercado. Por isso, o TI se tornou um setor que deixou de ser burocrático e assistencial para ser um alicerce na tomada de decisão. Seja em uma empresa de TI ou no setor de TI de uma empresa de qualquer segmento e que visa ter mais resultados, o conceito de DevOps deve ter a devida importância entre os gestores.

É preciso, de antemão, observar as necessidades de cada área de negócio, criar fluxos de trabalho e implantar ferramentas que beneficiem a empresa. Talvez seja necessário mudar a cultura organizacional e as práticas da empresa para otimizar a implantação destes projetos, bem como capacitar e treinar equipes para o que está por vir – sejam equipes de TI ou não.

Mas não é preciso grandes investimentos ou projetos imensos. Pode-se iniciar a implantação da metodologia DevOps com ambientes ou projetos menores, para analisar o seu desenvolvimento, as suas necessidades e desafios, aplicando as mudanças necessárias. 

Veja também: Downsizing: o que é? Como tornar a empresa mais enxuta?

Gostou das dicas sobre como implementar o DevOps na sua empresa? Deixe o seu comentário e compartilhe estas dicas em suas redes sociais! Siga-nos também no Instagram!

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau