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Processo de desligamento na empresa: como o RH deve conduzir?

O RH deve estar preparado para os processos de recrutamento e seleção, contratação e integração de todos os colaboradores. Mas também é importante a mesma atenção e ponto de empatia no processo de desligamento, por ser um momento bem delicado para ambos.

Esse desligamento da empresa pode acontecer a pedido do colaborador ou da própria gestão, mas vale considerar uma maneira mais humanizada de direcionamento, afinal uma empresa é feita por pessoas e é importante enxergá-las como um ser humano e profissional que faz parte do desenvolvimento por um período.

O processo de desligamento é importante por ser um encerramento de ciclo que precisa ser saudável e o mais cauteloso possível, apesar da percepção ser totalmente diferente da contratação, também é uma etapa que faz parte.

Por isso, separamos algumas dicas de como esse processo de desligamento deve ser conduzido, quais as principais ações que o RH deve exercer e quais os benefícios de se preparar. Confira!

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Como funciona um processo de desligamento?

Também chamado de entrevista de desligamento, é o momento que o colaborador será encaminhado para a sua rescisão e receberá a notícia que não fará mais parte do quadro de funcionários da empresa.

Pode ser feito através de um aviso de desligamento, por escrito enviado ao email, junto a uma chamada de vídeo em formato de bate-papo para encerrar o ciclo de maneira amigável e sem desentendimentos. 

Desligamento no presencial

Caso a empresa atue em modelo presencial, é importante direcionar o aviso impresso e a conversa individual, sem constrangimentos em uma sala isolada com o colaborador. Dando o tempo hábil para pegar as suas coisas e se despedir da equipe.

O desligamento pode conter aviso prévio ou demissão imediata, em que já há a indenização do aviso. Mas claro, se a demissão for sem justa causa, com justa causa não há aviso.

Quais são os principais motivos de desligamento da empresa?

Os principais motivos de desligamento de funcionário, nem sempre envolvem atritos, mas situações financeiras ou perfil que não é mais incompatível com a empresa. Veja abaixo a lista que separamos:

  • Corte de custos, quando a empresa precisa reduzir seus gastos por baixo valor de caixa ou possível falência; 
  • Violação de confiabilidade, a quebra o segredo de informações confidenciais da empresa e a repassa para terceiros; 
  • Reajustes nos setores, momento em que a empresa está em atualização e precisa reestruturar a equipe e alinhar com o novo perfil de cultura; 
  • Colaborador com baixo desempenho por muito tempo, pois é importante que a empresa dê ferramentas de recuperação do colaborador, mas caso ele não se adeque apesar desse apoio, é o momento de retirada; 
  • Ações não autorizadas, que não foram combinadas ou permitidas com antecedência, como fazer jornada irregular sem checar com a gestão, ter comportamento inadequado; 
  • Não seguir mais a política e cultura da empresa, que envolve não cumprir as regras, não ter mais os mesmo valores, não cumprir suas demandas; 
  • Ter muitos atrasos e faltas injustificáveis, por exemplo caso tenha algum problema de saúde ou questões familiares, deve sempre ser comprovada com declarações ou atestados como forma de abono ou justificativa; 
  • Não ter um bom relacionamento com a equipe e com a gestão, isso torna o convívio e clima organizacional mais difíceis, o que pode gerar conflitos e desânimos por parte dos outros colaboradores; 
  • Se houver mais de uma pessoa para ser demitida, separe momentos diferentes e individuais para ter essa conversa, pois se é feita em conjunto o ambiente fica muito constrangedor e não demonstra empatia, que é tão necessária apra a humanização.

Fora outros acontecimentos que podem não fazer parte dos combinados da empresa, por isso é imprescindível que tenha sempre emails ou termos assinados, como comprovação, em caso do colaborador entrar com ação trabalhista contra a empresa, caso o processo tenha um retorno negativo.

Como fazer o desligamento humanizado?

O primeiro passo é definir qual será o local apropriado, para encaminhar esse processo de desligamento, isso independe de ser presencial ou online, pois é importante ter discrição para o colaborador não se sentir exposto e também passar mais credibilidade e respeito durante a conversa.

Sempre finalize com a entrega de feedback positivo, para destacar no que o trabalho do colaborador teve impacto na empresa, o que foi importante e para ele se sentir acolhido nesse momento de saída.

A comunicação deve ser clara e objetiva, assim o entendimento estará alinhado às informações passadas. É preciso ter cautela, empatia e levar a entrevista de desligamento com leveza, pois é um momento delicado que precisa ter a mesma atenção. 

Quais os benefícios de aplicar um processo de desligamento?

Permite que identifique comportamentos similares e distintos entre os colaboradores que foram desligados, assim como também pode receber feedbacks do ex-colaborador como forma de observação e melhorias de outros processos dentro da empresa.

É possível identificar se há motivo repetitivo desses desligamentos, pois caso há um senso comum de comportamento e até mesmo de feedbacks, pode haver problemas maiores, como falta de aptidão da liderança, ter muita individualidade nas ações em equipe, o perfil se modificar durante o trabalho ou até mesmo ser por conta de conflitos internos.

O ideal é que nunca seja tocado em assuntos que relacionam outras pessoas, caso isso não seja necessário, o momento é totalmente voltado a esse ex-colaborador, que também precisa ser informado sobre o que irá receber e como deve prosseguir após a sua demissão.

O que deve ser feito após o desligamento?

Deve agradecer o colaborador pelo seu comprometimento durante a jornada, e dar sequência aos processos legais ao seu desligamento, sem esquecer de explicar de maneira clara como funciona o direcionamento caso haja contribuição mensal.

Após a entrevista de desligamento, deve ser avisado aos outros colaboradores sobre a saída do funcionário, na sequência devem ser repassadas as atividades a outro colaborador ou realizar uma promoção ou até mesmo abrir um novo processo de recrutamento e seleção.

Assim deverá ser observado, como as atividades fluem com a saída desse colaborador e como a equipe e nova contratação consegue seguir com as tarefas, se houve melhorias ou não.

Vai aplicar o desligamento humanizado na sua empresa?

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