3 colegas de trabalho conversando enquanto um deles aponta para a tela de um tablet

Dicas para melhorar a comunicação interna na empresa

Quanto o seu setor de Recursos Humanos investe para melhorar a comunicação interna da sua empresa?

Se a resposta para essa pergunta é pouco, ou que o investimento existe, porém, sem grandes retornos, é necessário dar uma atenção especial para essa métrica tão importante para o andamento da empresa.

Pensando nisso, elaboramos um conteúdo contendo dicas práticas para que a comunicação interna se torne um ponto forte na sua empresa.

Qual a importância da comunicação interna?

Antes de partir para as dicas, é necessário que você saiba por que é tão importante colocá-las em prática.

A resposta mais direta possível para esse questionamento é que sem uma boa comunicação interna os colaboradores dificilmente propagarão a cultura da marca para os consumidores, diminuindo a sua atratividade.

Pense com a gente, uma comunicação interna clara consegue tornar os profissionais mais engajados, pois eles saberão exatamente qual a mensagem que a empresa deve transmitir.

Além disso, investir nesse quesito significa ter um canal aberto com os colaboradores, tornando os ruídos na comunicação cada vez menores e possibilitando uma troca genuína.

Em que momentos a comunicação interna é utilizada?

Se você ainda está com dúvidas para entender o que é e por que você deve melhorar a comunicação interna da sua empresa, confira algumas ocasiões em que ela é utilizada e pode representar a diferença no engajamento:

  • Comunicação das metas do mês ou semana;
  • Informações sobre eventos da empresa, como happy hours e festas de aniversariantes do mês;
  • Orientações sobre conduta no ambiente de trabalho;
  • Orientações sobre os canais de comunicação síncrona e assíncronas utilizados pela empresa;
  • Comunicação dos resultados atingindo em um período.

New call-to-action

6 dicas para melhorar a comunicação interna

Agora que você já sabe o que é e qual é a importância da comunicação interna, confira as dicas que permitirão que você tenha sucesso em sua melhora:

1 – Invista na cultura organizacional

Se você deseja melhorar a comunicação interna, primeiro invista na criação e consolidação da cultura organizacional.

A cultura organizacional de uma empresa é o conjunto de crenças, hábitos, valores e atitudes incorporados em cada ação da empresa.

Trazendo ela para a comunicação interna, vamos utilizar o exemplo dos canais utilizados para que as mensagens cheguem até os colaboradores.

Se um dos valores da empresa é a praticidade e a agilidade, os canais devem corresponder a isso, sendo utilizados para uma comunicação mais clara possível.

2 – Certifique-se de que a comunicação está acontecendo

Agora pouco falamos dos ruídos que atrapalham a comunicação interna, ou seja, itens que impedem a propagação da mensagem que a empresa gostaria que fosse transmitida.

Para saber se a comunicação está acontecendo ou não, o RH pode recorrer à análise de dados e pesquisas de satisfação.

Algumas informações podem ser obtidas sem a necessidade de que pesquisas específicas voltadas à comunicação interna sejam feitas, por exemplo, quantas metas propostas foram atingidas.

Já as pesquisas específicas devem focar em dados relevantes, como o conhecimento dos profissionais sobre os elementos que compõem a cultura organizacional e como eles devem agir quando encontram uma dificuldade.

Os resultados de ambos os formatos ajudam a delimitar os principais pontos a serem considerados para melhorar a comunicação interna.

3 – Engaje as lideranças

Na maior parte dos casos, a comunicação direcionada aos colaboradores partirá das lideranças, por conta disso é fundamental que eles estejam engajados em dar o seu melhor.

Isso não significa apenas transmitir a mensagem de maneira clara, mas também deixar claro que os profissionais têm um canal aberto para tirar dúvidas e apresentar as suas propostas.

O que acabará se conectando com a próxima dica.

4 – Crie um ambiente onde o colaborador se sente valorizado

O colaborador ouvido e que recebe feedbacks frequentes acaba por se sentir mais valorizado, impactando diretamente em sua produtividade e visão sobre a empresa.

Dentre os papéis da comunicação para que essa valorização ocorra está a implementação de uma comunicação de mão dupla.

Ou seja, a comunicação interna não deve ser apenas da empresa para o colaborador, mas também do colaborador para a empresa, uma verdadeira troca.

Logicamente, as pautas são trazidas pelo setor de RH e as lideranças, mas os profissionais devem ter sempre o seu espaço para respostas e dúvidas.

5 – Use ferramentas que se encaixam na cultura da empresa e no perfil dos profissionais

Como já falamos anteriormente, a cultura organizacional auxilia na escolha das ferramentas que serão utilizadas para a comunicação.

É fundamental considerar o perfil dos colaboradores e a sua familiaridade com a solução, por exemplo, uma empresa que possui funcionários mais jovens e com facilidade no de tecnologias pode usar sem problemas ferramentas como o Slack e chamadas de vídeo.

Já aquelas que detectam resistência dos profissionais quanto a formas não usuais de comunicação podem focar no email e nas reuniões presenciais.

6 – Monitore a qualidade da comunicação constantemente

Por fim, o setor de RH deve ter em mente que melhorar a comunicação interna é um trabalho constante.

As estratégias devem ser implementadas e analisadas conforme o passar do tempo, sem esquecer de contar sempre com a opinião dos colaboradores.

Dessa forma a comunicação interna pode deixar de ser uma dor de cabeça para sua marca e passar a ser um dos fatores determinantes para o seu sucesso.

Continue o seu aprendizado sobre a gestão de pessoas, confira outros conteúdos como esse no blog da Oitchau.

PREÇOS A PARTIR DE APENAS R$ 120/mês

Junte-se a milhares de clientes satisfeitos que fazem a gestão de seus times com Oitchau