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Marketing: aprenda como melhorar este quesito na sua empresa

O marketing envolve todas as ações que uma empresa realiza para atrair clientes e desenvolver um relacionamento com eles, pensando em manter um alto nível de fidelização. Neste sentido, criar uma boa estratégia, a partir de métodos totalmente humanizados — tão importantes nos dias de hoje —  é um dos principais passos, que se bem sucedidos, podem não somente impulsionar as vendas, como ampliar o reconhecimento da marca. 

Neste artigo, vamos listar algumas dicas valiosas de como é possível alavancar a área na empresa. Acompanhe a seguir!

Controle de Ponto

1. Aprenda marketing com os seus concorrentes

Ao experimentar maneiras de dar um upgrade nesta área, comece estudando os seus principais concorrentes. O foco é descobrir o que eles estão fazendo para atrair os clientes. Se a sua empresa utiliza técnicas que estão trazendo pouco retorno, pode ser útil aprender com os demais jogadores do jogo. Entender quais são as estratégias mais usadas pode inspirar novas ideias aos negócios, especialmente porque você está tentando atrair os mesmos clientes.

2. Elenque as suas qualidades

Entender onde estão seus pontos fortes é crucial para as marcas que desejam otimizar suas estratégias de marketing para obter sucesso. Quando você sabe onde é uma potência e onde pode aniquilar sua concorrência, está em melhor posição para capitalizar seus pontos fortes.

Desenvolva um plano de ação detalhado para otimizar seus pontos fortes, e você estará mais bem posicionado para aproveitar as oportunidades que outras empresas perdem.

3. Seja transparente em relação às suas fraquezas

Assim como é importante entender onde estão os pontos fortes do negócio, também é preciso conhecer as fraquezas da sua empresa. Somente a partir da existência de uma certa familiaridade com essas deficiências, é possível criar planos para superar esses desafios.

Lembre-se: não se pode construir um negócio mais forte se não existe uma disposição para  enfrentar as próprias falhas. Aprenda a identificar a fragilidade da empresa e automaticamente descobrirá onde é necessário aprimorar seu jogo, caso queira melhorar seus esforços gerais de marketing.

4. Invista em uma forte presença online

Você provavelmente já sabe que o marketing digital, principalmente voltado para as redes sociais, tornou ferramenta indispensável para as empresas. No entanto, simplesmente ter contas não é suficiente. Sempre existem novos assuntos e tendências que podem melhorar a sua presença nas plataformas sociais.

Primeiro, mantenha as informações da sua conta atualizadas e precisas. Se algo sobre sua empresa mudar, seu perfil de mídia social também deve mudar. Verifique se o site, endereço, horário, logotipo e fotos estão atualizados.

Segundo, publique novos conteúdos. Você deve publicar regularmente um novo conteúdo em suas páginas de mídia social. Não crie uma conta e depois a esqueça. As postagens frequentes mantêm a empresa próxima dos seus consumidores e admiradores. Publique sobre novos produtos e vendas e mostre aos seus seguidores o que você e sua empresa estão fazendo.

5. Saia da sua bolha

É importante que as pessoas conheçam a sua marca, e consequentemente, a empresa. Para isso, elas precisam ver você. Às vezes, isso significa que a empresa tem que ir onde seus clientes estão, ao invés de esperar que eles cheguem até ela.

Desenvolva suas estratégias de marketing marcando presença em eventos que agregam à sua marca. Promova uma movimentação neste sentido. Ao sair da bolha e levar o nome da organização para diversos contextos, as pessoas vão criar uma familiaridade com o seu negócio. Mesmo que não comprem algo de você, invista em um cartão de visita chamativo ou em um folheto com todas as informações sobre a sua empresa, enfim. O objetivo é ser lembrado posteriormente

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6. Torne-se um especialista

Virar um especialista e oferecer uma fala de autoridade sobre o seu setor é uma das táticas de marketing de longo prazo que oferecem os maiores retornos para as empresas.

Mostre a sua experiência: participe de uma rede de conhecimento. Por exemplo, você pode abrir a sua empresa para eventos relacionados ao seu mercado ou participar de eventos e workshops como palestrante e facilitador.

Uma outra dica é conversar com jornalistas  — ao invés de tentar convencê-los a escrever artigos sobre o seu negócio, você pode oferecer especialistas em outras histórias que trabalham na empresa. Crie um relacionamento para que esses profissionais tenham a empresa como referência quando precisar entrevistar alguém em seu nicho. Peça ao repórter que mencione sua empresa quando citar algum especialista no artigo.

7. Como está o marketing da sua proposta de valor?

Sua proposta de valor deve estar no centro de tudo o que é feito na sua empresa. Além disso, ela pode representar o coração da sua vantagem competitiva, impulsionando as mensagens que a marca transmite em todos os seus canais de marketing. A função dessa proposta é indicar claramente por que alguém deveria se tornar um consumidor do seu produto. O que a sua empresa tem de diferencial em relação às outras. Qual é a dor que ela se propõe a resolver.

É importante que, com apenas uma frase, você possa explicar por que sua empresa, produtos e/ou serviços são ótimos. Faz sentido testar este enunciado para garantir que se esteja transmitindo a mensagem certa.

8. Entregue um bom conteúdo

Tenha em mente que a sua entrega de conteúdo já começa na escolha das palavras que preenchem seu website ou seus anúncios em eventuais campanhas. Além disso, esse conteúdo também abrange muito mais do que apenas uma postagem falando de assuntos que tenham a ver com o seu negócio. Tudo ajuda você a ser encontrado pelo seu público-alvo: o layout dos seus produtos, a facilidade na linguagem dos seus textos ao educar os leitores, a atenção na hora de responder comentários, etc. 

Por este motivo, é preciso ficar atento na hora de escolher quem serão os responsáveis por assumir a comunicação e como será trabalhada essa gestão de conteúdo na empresa.

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9. Use e abuse da tecnologia e da leitura de dados sobre o seu consumidor

Por fim, desenvolver um trabalho de marketing bem sucedido na era digital, sem dúvidas, deve contar com dados e tecnologia mais do que antes. A tecnologia é usada para coletar esses dados e eles são consumidos por mais tecnologia para automatizar e otimizar todas as fases do ciclo de vida desse mundo digital.

A otimização da área é um processo que deve ser feito na organização para maximizar os resultados desejados e garantir a adaptação da empresa às mais diversas mudanças que temos enfrentado, tanto no ambiente digital, quanto nas relações humanas.

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