Administrar as redes sociais de uma empresa é uma missão muito mais complicada do que pode parecer. Marketing digital exige estratégia, planejamento, profissionalismo e muito investimento de tempo e dedicação Atualmente, há no mercado uma grande diversidade de profissionais dedicados a estas funções. E o gestor deve entender desde já que administrar redes sociais não é tarefa de amador.
Infelizmente, muitas empresas acabam cometendo erros básicos por criarem perfis em redes sociais apenas para “ter presença” nelas, sem refletir sobre a importância da comunicação e do potencial que elas têm.
Ficou curioso(a) para saber se você está cometendo esses erros nas redes sociais do seu negócio? Confira, a seguir, nossa lista do que não fazer.
Criar conteúdos nas redes sociais apenas de publicidade
Talvez o erro mais grave de todos seja esse! Usar as redes sociais da sua empresa para publicar apenas conteúdos divulgando produtos, falando de preços, promoções e tentando empurrar o público a comprar, comprar, e comprar.
Redes sociais são feitas de conversas, de trocas de experiência e de conexões! São na verdade comunidades de pessoas, em que para as empresas se inserirem, devem personificar as suas marcas e usar uma comunicação mais adequada a este contexto.
A internet dá total poder de escolha para as pessoas, que decidem quem seguir, quais marcas acompanhar, com quem conversar e que tipo de conteúdo ver.
Muitos especialistas utilizam a porcentagem 80/20, ou seja, na criação de conteúdo para as redes sociais, 80% deve ser de material variado e útil para o usuário, com informações e estratégias diversas, e apenas 20% de informações sobre promoções, produtos e serviços, vantagens e publicidade em geral. Esta porcentagem pode mudar conforme o planejamento estratégico do período, mas é uma boa medida caso esteja começando a atuar nas redes sociais neste momento.
Se a sua empresa não tiver nada de relevante a dizer além de vendas, não oferecer um conteúdo com o qual as pessoas possam se identificar, então elas vão deixar de seguir seus perfis, elas vão silenciar suas notificações e você falará com as paredes.
- Crie conteúdos relevantes e criativos sobre sua empresa.
- Mostre como seu produto/serviço pode encaixar na rotina das pessoas.
- Seja uma empresa que consegue “fazer amizades” nas redes sociais.
- Comunique-se com os clientes, inicie conversas e interaja sempre.
- Venda seu produto/serviço sem usar a palavra “compre”.
Só pensar em quantidade
Antigamente um alto volume de curtidas e seguidores era o que ditava o grande sucesso de um perfil nas redes sociais, mas com as mudanças de algoritmos de alcance, que nos obrigam a investir dinheiro nas redes sociais, as coisas mudaram.
Hoje, qualquer um pode comprar curtidas e fingir ser relevante na internet, mas nada disso adianta se não existir resultados, conversões.
Não importa a quantidade de pessoas que seguem os perfis da sua empresa, o que importante é se elas estão engajando, interagindo e consumindo. É muito melhor uma empresa com dez seguidores ativos e que convertem em compra, do que 1 milhão de seguidores que só fazem volume.
Ao investir nas estratégias corretas, quantidade vem com o tempo – e pode aumentar bem rapidamente. O foco é a qualidade, a personificação da sua marca, a expressão de como quer que ela seja percebida, a interação com os usuários, tal como se a sua empresa fosse um usuário também destas grandes comunidade – o que na verdade é!
Lembre-se de que os meios digitais são muito diferentes das chamadas mídias de massa – TV, rádio, jornais impressos, etc., onde não há interação e a estratégia é mais impositiva. Afinal, as estratégias no universo digital são outras e a comunicação também. O que funcionava nos meios massivos não funciona mais nas mídias sociais.
Não acompanhar resultados
Metade do trabalho de marketing digital é planejar, criar e publicar. E outra metade é acompanhar os resultados, interagir com o público e analisar quais serão os próximos passos. Métrica é tudo!
Um dos maiores erros que empresas cometem é não analisar os resultados do trabalho feito em suas redes sociais, pois é através dele que podemos saber se o conteúdo está relevante e atraente ao público, saber o que estamos fazendo de errado e descobrir como fazer certo.
- Crie uma planilha com todos os principais números das suas redes sociais (seguidores, curtidas, comentários, alcance).
- Preencha a planilha semanalmente e acompanhe o desempenho analisando os gráficos.
- Todo final de mês, prepare (ou solicite) um relatório detalhando os resultados totais do mês, quantitativos (números) e qualitativos (se os clientes estão interagindo de forma positiva ou negativa).
- Pegue tudo que aprender com os relatórios e planeje mudanças ou investimentos.
- Tenha à disposição ferramentas digitais que possam lhe ajudar neste processo. Há muitas opções no mercado.
Não ter um padrão de comunicação
E não se esqueça de que hoje as pessoas estão muito exigentes com a internet!
Temos uma lista infinita de empresas que publicam nas redes sociais conteúdos extremamente profissionais, bem feitos, bem planejados e bonitos, de encher os olhos, assim como os comerciais milionários que vemos na televisão.
Um grande erro é não criar uma identidade visual para sua empresa se comunicar no ambiente digital. É preciso mostrar consistência e personalidade.
Além disso, não basta uma identidade apenas visual para compor o seu padrão de comunicação. É preciso criar um estilo próprio e bem pensado para tudo o que você for fazer, inclusive interação por texto, roteirização de vídeos, posts em blog, etc. Um estilo alinhado com boas práticas profissionais é essencial, pois perfis corporativos em redes sociais não são coisa de amadores.
- Acesse os perfis em redes sociais de marcas concorrentes (e grandes marcas em geral) para aprender com os conteúdos que elas publicam.
- Contrate profissionais para criarem os conteúdos da sua empresa, criando uma padrão de cores, imagens e linguagem escrita, que represente bem a sua empresa e a identidade dela.
- Preocupe-se não apenas com a informação que está sendo passada nos conteúdos, mas também se ele está bonito e atraente.
- Não fale na sua página sobre assuntos que não tem nada a ver com a empresa, produto ou serviço.
- Por exemplo, se você tem um Pet Shop, não faz sentido publicar conteúdos sobre esmaltes e maquiagem. Fale sobre os serviços que você oferece, publique vídeos de pets, dicas de como cuidar deles etc.
Levar críticas das redes sociais para o lado pessoal
Vira e mexe lemos notícias sobre empresas que ganharam uma péssima reputação por se posicionarem da pior maneira possível nas redes sociais: levando as críticas para o lado pessoal.
Empresários que, ao ler uma crítica a sua empresa na página do Facebook (por exemplo), se exaltam, respondem com falta de educação, xingam o cliente e fazem isso tudo ali, público, para quem quiser ver, incluindo os outros clientes.
- Pense nas redes sociais como um outdoor da sua empresa. Reflita: o que você quer que as pessoas vejam nesse outdoor?
- Nunca responda uma interação negativa com outra interação negativa. Responda sempre com educação e buscando resolver o problema.
- Enxergue os comentários negativos como uma oportunidade de mostrar a competência da empresa em resolver imprevistos.
Não investir um único centavo
Outro erro muito comum que empresários cometem é continuar achando que redes sociais são brincadeira e que investir nelas não vale a pena. Ainda mais se os seus perfis são novos, é preciso contar tanto com as técnicas orgânicas (e gratuitas) de propagação, como de recursos patrocinados.
E mesmo que a sua empresa já utilize estes recursos, às vezes é preciso rever como isso tem sido usado e ampliar o investimento com foco em novas ações. Observe que nada é por acaso e trabalhar com redes sociais exige planejamento, inclusive de custos.
Marcas gigantes como Coca-Cola, Nike e Mercedes-Benz investem milhares de dólares em criação de conteúdo e anúncios dentro das redes sociais, transformando-as em um dos principais veículos de mídia e divulgação, e aumentando suas porcentagens de venda por meio da internet.
Se essas marcas enxergam o potencial de investir dinheiro em redes sociais, por que você não enxergaria também?
- Planeje um valor fixo de investimento para anúncios em redes sociais mensalmente.
- Comece investindo o valor que for possível e que você se sentir confortável, e conforme os resultados positivos (trazendo vendas e visibilidade para a empresa), aumente esse investimento.
- Transforme as redes sociais da sua empresa em um veículo de mídia sustentável e confiável: quanto mais investimento, mais lucro.
Não responder comentários
E se a sua empresa já tem redes sociais movimentadas, que os clientes interagem e tentam iniciar conversas, atente-se para nunca ignorá-los!
A interação mais valiosa que existe dentro das redes sociais é: comentários! É por meio deles que você sabe a opinião dos clientes, o que eles desejam, onde você está errando ou acertando, e por meio deles que você cria um relacionamento com os clientes.
É importante, como já vimos, ter um estilo e uma comunicação própria da sua empresa, e se possível, remeter ao cliente exclusivamente, sem uso de respostas automáticas. Os robôs podem ser interessantes em alguns casos, mas não em outros.
Se outro cliente entra no perfil da sua empresa e vê que os comentários são abandonados, esse cliente pensará que a empresa não é realmente presente e não adianta tentar se comunicar com ela. É uma péssima propaganda.
- Responda todos os comentários feitos nos perfis de redes sociais da sua empresa, dos positivos até os negativos.
- Não responda de maneira mecânica; use uma linguagem amigável, adequada para a internet, com bom humor e personalidade.
- Crie uma meta de tempo máximo para resposta: não ignore um comentário por mais que 1 dia, pois empresas que demoram para responder são mal vistas na internet.
- Seja específico e dê a informação que o cliente precisa, seja para efetivar uma compra, resolver um problema, informar sugestões, etc. Não perca o seu tempo e não faça o usuário perder o dele. E sempre responda de modo educado e cordial.
Sobre comprar engajamento nas redes sociais
Lembra quando dissemos no começo que engajamento é mais importante do que quantidade?
Isso acontece justamente porque hoje em dia é muito fácil uma empresa comprar seguidores, curtidas e comentários.
O problemas é que esse é um péssimo investimento, pois a empresa acabará com um grande número de seguidores falsos, que não são clientes reais ou pessoas que realmente se interessam pela empresa, e pior: não trazem conversão em vendas e mancham a reputação da empresa online.
- Fuja de pessoas que tentam vender pacotes super atraentes para adicionar milhares de seguidores automaticamente aos perfis da empresa.
- Não existe mágica, existe esforço, interação e dedicação com o seu público.
- Não use ferramentas que prometem atalhos e resultados milagrosos, pois elas são mentirosas e não trarão resultados.
- Opte sempre pelo investimento de tempo, dedicação e trabalho duro para construir a base de fãs da sua empresa/marca, assim, você terá retorno de verdade, além da certeza de que cada interação de um cliente é genuína.
Agora você está pronto para repensar como usa as redes sociais da usa empresa!
Veja também: Caged Web – Como realizar a entrega do documento?
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