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Inbound e Outbound marketing: o que é e qual a diferença?

A comunicação é uma ferramenta importante que impacta diretamente no sucesso de uma empresa. É por meio da comunicação interna clara e eficiente, tanto dentro como fora da empresa, que o alinhamento de valores ocorre e o fortalecimento da marca acontece.

No entanto, a comunicação, por ser algo dinâmico, está sempre se aprimorando. Hoje, o ato de comunicar algo deve ser feito de maneira menos invasiva e com o objetivo de informar e encantar o público, com um conteúdo relevante distribuído no momento certo!

 

Inbound ou Outbound Marketing?

A principal diferença entre inbound e outbound marketing é a forma como a comunicação é realizada.

No inbound marketing, a comunicação atua como uma forma de atrair o público até a empresa, transformando-o em clientes. Por outro lado, o outbound marketing se refere, em linhas gerais, aos meios tradicionais de publicidade, ou seja, o cliente é procurado de forma direta.

O inbound marketing utiliza técnicas de atração de clientes. Isto significa que, em um primeiro momento, o objetivo do inbound marketing não é vender mais, mas sim, apresentar ao cliente em potencial uma solução para um problema que ele ainda não sabe que tem. Cria-se, portanto, uma relação de identidade até que o cliente perceba que está tão envolvido com a empresa, que ela se tornou essencial para manter sua qualidade de vida!

Já o outbound marketing se utiliza dos meios publicitários convencionais, sem um direcionamento mais preciso. Assim, ele alcança todos os públicos e não apenas aquele que deseja alcançar, e conta com uma margem de porcentagem de conversão.

Enquanto o inbound marketing envolve a interação entre público e empresa, o outbound promove uma comunicação unilateral e, por isso, é considerado mais incisivo.

Quando colocadas em tópicos, as principais diferenças entre inbound e outbound marketing são:

Inbound Marketing:

  • Comunicação indireta, persuasiva, menos invasiva e que promove o encantamento;
  • Promove o diálogo = maior engajamento;
  • Baixo custo;
  • Maior tempo para haver a conversão de leads;
  • Resultado em tempo real, entre outros.

Outbound Marketing:

  • Comunicação direta, incisiva e mais invasiva;
  • Unilateral = menor engajamento;
  • Sem segmentação de público;
  • Conversão de leads mais rápida;
  • Custo elevado, entre outros.

 

Vantagens e desvantagens do Inbound Marketing

Pontos positivos:

  • Por ser menos invasivo, há maior aceitação das estratégias, o que resulta na maior geração de leads qualificados.
  • Maior facilidade em fidelizar um cliente: a interação com o público permite a construção de um relacionamento.
  • O custo por cada lead gerado é aproximadamente 50% menor do que no outbound.

Pontos negativos:

  • A jornada de compra do inbound marketing é muito mais demorada. Apesar do baixo custo, o retorno de investimento deve ser sempre planejado em longo prazo.

 

Vantagens e desvantagens do Outbound Marketing

Pontos positivos:

  • Entrega bons resultados para as empresas com mais recursos para investir nesse tipo de comunicação;
  • Uma boa parte dos consumidores aprecia a comunicação impessoal característica das estratégias do outbound.
  • A comunicação mais assertiva pode ser um importante fator na tomada de decisão de compra.
  • Resultados mais rápidos.

Pontos negativos:

  • O custo alto limita esta estratégia às empresas maiores e com mais recursos.
  • Maior índice de geração de leads não-qualificados.
  • Impossibilidade de segmentação de público-alvo.

 

A questão que levantamos é que, em vez de serem estratégias de marketing para serem utilizadas isoladamente, por que não usar as duas formas de maneira integrada? Afinal de contas, mais do que “rivais”, o inbound e o outbound marketing se complementam!