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Como criar um programa de fidelidade para seus clientes!

Qual é a importância dos programas de fidelidade? O que sai mais caro para a empresa: obter novos clientes ou manter os que já têm? Prolongar o relacionamento entre sua empresa e seu cliente é o que vai fazer com que sua marca seja bem sucedida por anos!

O aumento de 5% em sua taxa de retenção de clientes pode aumentar seus lucros em até 95%. Portanto, podemos afirmar que os programas de fidelidade para seus clientes funcionam, mas é preciso criá-lo corretamente. Aprenda mais!

 

O que é programa de fidelidade?

Programa de fidelidade é o nome que se dá a um tipo de relacionamento exclusivo entre empresa e cliente!

Por um lado, a empresa oferece promoções, descontos e vantagens exclusivas aos clientes que fazem parte do programa. Por outro, o cliente efetua compras repetidas e é convidado a incentivar seus contatos a comprar em troca de mais benefícios. O engajamento com a marca e a empresa se torna natural.

Estrategicamente falando, a fidelização do cliente é importante para a redução de custos que a empresa teria em obter novos clientes. Além disso, o cliente que faz parte do programa de fidelização costuma comprar mais do que um cliente que ainda não está no programa.

Outro ponto relevante é que, através dos programas de fidelização, as empresas conseguem obter dados essenciais para continuarem a implantar estratégias de marketing assertivas que alcancem seu público-alvo.

 

Como criar um programa de fidelidade?

A criação de um programa de fidelidade não se resume a criar uma série de regras que o cliente precisa seguir para ganhar vantagens. O processo de criação de um programa de fidelidade que lhe entregará o resultado esperado é bem mais profundo! Acompanhe.

 

Conheça o seu público

Muitas empresas não sabem quem são seus clientes e, talvez, esse seja o motivo pelo qual não crescem como gostariam.

Saber quem são seus clientes (faixa etária, gênero, grau de escolaridade, poder aquisitivo, entre outros fatores importantes para o seu negócio), seus desejos e expectativas em relação à sua marca, é o que vai permitir que o programa de fidelidade de sua empresa seja algo atraente!

 

Escolha as vantagens e benefícios do programa de fidelização

Se você deseja que seus clientes se tornem fiéis, é preciso oferecer a eles recompensas que valham a pena!

Leve em consideração que a competição é acirrada e um cliente fidelizado é valioso para qualquer empresa. Portanto, ele merece recompensas exclusivas por manter um relacionamento com a sua marca por tanto tempo.

  • Enquanto alguns clientes esperam recompensas de valor financeiro expressivo, outros se contentam com pequenas vantagens com maior frequência. O “valor” da recompensa é decidido pelo próprio cliente e, por isso, como explicamos no item anterior, é preciso conhecer seu perfil de compra.

 

A pontuação de seu programa de fidelidade

Nessa etapa você decide como seus clientes acumularão pontos para ganhar as recompensas.

Em linhas gerais, os clientes acumulam pontos todas as vezes que efetuam uma compra. A quantidade de pontos pode ser definida pelo valor da compra. Além disso, o cliente poderá ganhar pontos extras se convidar seus contatos para fazerem parte do programa de fidelização; por compartilhar os posts da empresa nas redes sociais dele; assistir e curtir vídeos, etc.

As possibilidades são infinitas e o importante é usar a criatividade para tornar o processo de compra muito mais prazeroso!

  • Lembre-se que, após definir as regras de pontuação, é preciso deixá-las claras para que seus clientes compreendam o funcionamento do programa de fidelidade.

 

Ajuste, se necessário

Tenha em mente que a criação do programa de fidelidade tem o objetivo de aumentar suas vendas e, por isso, ele será bem-sucedido se entregar o resultado esperado.

Portanto, é preciso acompanhar e avaliar os resultados do programa de fidelidade desde o início. É necessário, também, se certificar qual a origem do aumento de suas vendas: elas vêm do programa de fidelidade ou de outra estratégia de marketing?

Dessa forma, você poderá promover ajustes para que sua iniciativa alcance seu público-alvo e seus clientes sejam fidelizados.

 

Lembre-se que o cliente busca bem mais que vantagens financeiras para ser fiel à uma marca. Use sua própria experiência como cliente para encantar os seus!