escuta ativa no trabalho

Escuta ativa no trabalho: como implementar na sua empresa?

A escuta ativa no trabalho é um elemento que pode melhorar ao mesmo tempo a relação entre as equipes, a qualidade das atividades e a produtividade.  Tudo isso é responsável por torná-la algo essencial no ambiente corporativo.

O diálogo é parte central da nossa sociedade e nas relações profissionais isso não seria diferente. É ele que permite o desenvolvimento de ideias, repasse de instruções e correções no curso das atividades.

Veja hoje como melhorá-lo com a escuta ativa.

O que é escuta ativa no trabalho?

Você provavelmente já passou por uma situação em que sentiu que falou e não foi escutado. Ou outras em que estava conversando com alguém e depois percebeu que não prestou atenção em tudo o que foi dito. É isso que a escuta ativa evita.

Ela é a capacidade de um ouvinte em absorver e interpretar tudo o que um interlocutor está lhe passando. Isso quer dizer que é a possibilidade de se compreender o que está sendo dito, interpretar o conteúdo e absorvê-lo.

Para facilitar a compreensão, vamos a um exemplo:

Considere uma conversa em que estão sendo repassadas instruções de trabalho. É muito comum que o conteúdo de um diálogo se perca, seja de forma parcial ou integral.

E por que isso ocorre? Por inúmeros motivos. Dentre eles, estão:

  • Distrações no ambiente de trabalho,
  • Pensamentos em outros lugares em razão de preocupações,
  • Estresse;
  • Complexidade do assunto.

Outras questões envolvem até mesmo a falta de interesse do ouvinte ou a falta de capacidade do interlocutor em ser direto e em apresentar ideias organizadas. Seja qual for o motivo, fica claro que os diálogos corporativos podem ser afetados.

escuta ativa no trabalho

A escuta ativa no trabalho vem justamente para evitar essa perda de informações e de dados. Ela trabalha de modo que o diálogo realmente seja efetivo e que o ouvinte consiga entender, processar e memorizar as informações que lhe foram passadas.

Para isso ela faz uso de uma série de estratégias que auxiliam na demonstração do interesse e na prática dele.

Qual é a importância da escuta ativa no trabalho?

Esse é um conceito muito importante por inúmeras razões. O diálogo é o ponto de partida das relações humanas e com as de trabalho não seria diferente. É por meio dele que é possível organizar atividades e um processo produtivo.

É com ele que se repassam instruções, retiram-se dúvidas e se encontram soluções. E note que isso não se dá apenas entre os colaboradores e sim entre eles e os gestores, entre equipes diferentes e entre a corporação e a clientela.

Ao se operar a escuta ativa no trabalho é possível melhorar a comunicação interna, as relações internas e externas da empresa e isso representa apenas uma parte da importância desse tipo de estratégia corporativa.

E não é apenas na qualidade do diálogo que esse tipo de escuta beneficia as empresas.

Veja o que diz Matheus Jacob, economista e especialista na área:

Quando falta escuta ativa, falta confiança, falta fala ativa. Se alguém trabalha numa empresa onde os líderes não ouvem, a empresa não ouve, o colaborador passa a falar menos e, com isso, vai deixando de ser uma empresa que tem uma cultura de manifestação.

Ao praticar a escuta ativa você permite que seus colaboradores desenvolvam confiança para se manifestar. Isso permite o surgimento de novas ideias, o que pode auxiliar em muito a empresa.

É imprescindível que seus colaboradores saibam que ao falar eles serão escutados. Caso isso não ocorra há a tendência de que eles desistam de tentar dialogar e limitem a comunicação, o que prejudica a corporação em si.

Veja o que diz Margot Azevedo, especialista em RH:

Um diálogo eficiente é imprescindível para a construção de relações saudáveis e produtivas no trabalho e, para que seja realmente eficiente, precisamos entender que, mais importante que priorizar a sua fala, a expressão das suas ideias, é saber escutar as ideias dos outros.

Diante de tudo isso, veja quais são as principais vantagens da escuta ativa no trabalho:

  • Diminui erros de execução de atividades;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Fomenta o surgimento de novas ideias e a criatividade dos colaboradores;
  • Aumenta a confiança dos colaboradores;
  • Auxilia na melhoria da relação com a clientela;
  • Evita retrabalhos;
  • Diminui conflitos internos;
  • Estimula a realização de trabalhos em equipe.

Como colocar em prática a escuta ativa no trabalho?

Agora que você já sabe todos os benefícios que a prática da escuta ativa pode trazer para uma corporação, é importante também saber como usá-la e promovê-la no ambiente corporativo.

Nós listamos algumas dicas que podem auxiliar você a utilizá-la para se valer de todas as vantagens que ela traz. Confira abaixo como fazê-lo e melhore a comunicação da sua empresa!

Evite distrações ao dialogar

A nossa primeira dica para promover a escuta ativa ao longo da jornada de trabalho é evitar distrações durante um diálogo. Seja ele pessoal, em reuniões ou até mesmo por videoconferência. É importante que sua atenção se volte ao interlocutor.

Ao conversar, nada de usar o celular ou mexer em redes sociais. É importante estar em um ambiente tranquilo. Em caso de tentativa de interrupção por terceiros, peça licença e explique a situação.

escuta ativa no trabalho

Lembre-se que para que a escuta ativa seja praticada e efetiva ela precisa de organização e isso não é possível quando se tenta fazer diálogos simultâneos e paralelos.

Outro ponto importante é dar ao interlocutor o tempo necessário para que ele passe a mensagem que deseja. Muitas vezes informações se perdem justamente por tentativas de apressar um diálogo.

Faça perguntas

Outra característica crucial do diálogo ativo no trabalho ou em qualquer outro lugar é a realização de perguntas. Isso demonstra efetivamente o interesse na conversa e no assunto e auxilia na fixação dele por quem está escutando.

Pratique a empatia

O último ponto que trouxemos para que você consiga promover a prática, no ambiente corporativo, da escuta ativa, é pela prática da empatia. Colocar-se no lugar do outro é muito importante e ajuda na compreensão do que está sendo dito.

E não só isso, eis que essa prática permite que você entenda como o interlocutor chegou até certa conclusão ou quais foram os fatos que levaram a uma situação específica.


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